Quando falamos em soltar a imaginação e se teletransportar para um mundo de fantasia, as crianças dão de 10 a zero nos adultos. Na cabeça dos pequenos, brincar de cabaninha pode representar um esconderijo, além de ser uma forma lúdica e divertida de passar o tempo. 

Elas podem ser usadas para uma brincadeira específica ou como parte da decoração do quarto da criança. Além disso, você também pode usá-las para ocasiões especiais como aniversários, festas do pijama e muito mais. Quer saber como fazer cabana infantil de forma simples e sem precisar gastar muito? Então, separe seu bloco de notas e continue a leitura! 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Passo a passo de como fazer casinha de boneca  

Como fazer cabana infantil com lençol 

Vamos começar com a dica mais simples de fazer e que, basicamente, você vai precisar de poucos materiais – e que você já tem em casa. Antes de começar, separe um local onde você vai montar a sua cabaninha. 

Depois, pegue um tapete ou colchonete para forrar o chão, um lençol, linha de nylon ou barbante, luzinhas para iluminar e itens de decoração para deixar a cabana infantil mais aconchegante. 

Não existe uma quantidade exata de materiais, tudo vai depender do espaço e do tamanho da cabana. Para começar a montar, coloque o tapete para forrar o chão, depois amarre o nylon ou o barbante como se fosse um varal de roupas. 

Em seguida, coloque o lençol por cima do fio criando um triângulo sem base. Nesse momento, você já vai começar a ver a sua cabaninha se formando. E, por fim, chegou a parte da decoração: pendure luzinhas e coloque os itens decorativos como almofadas, bichinhos de pelúcia etc. Muito fácil, não é mesmo? Sua cabana já está pronta para a criançada brincar! 

Como fazer cabana infantil com cadeiras ou poltronas

A criançada decidiu brincar de cabaninha de última hora e você precisa improvisar uma sem ter muito trabalho? Uma das formas mais fáceis é usando cadeiras ou poltronas! Coloque duas cadeiras ou poltronas de costas uma para outra e, em seguida, cubra-as com um lençol e ponha um peso no assento de cada cadeira para prender o tecido. 

Assim,  no vão que tem entre elas você terá a sua cabana infantil. Como é algo temporário, você não precisa pensar muito em como decorar, mas pode colocar colchonetes e outros itens fofinhos para deixar o espaço mais confortável. 

Como fazer cabana infantil com a mesa de jantar

Outra forma muito fácil de fazer uma cabana infantil é aproveitar a sua mesa de jantar. Para isso, basta cobrir as laterais da mesa com lençóis ou qualquer outro tecido que você já tenha em casa e aproveitar o espaço embaixo dela. 

Se sua mesa for grande, vai ter muito espaço interno para os pequenos se divertirem ainda mais. Além disso, peça para as crianças ajudarem na decoração trazendo almofadas, brinquedos e ursinhos de pelúcia que queiram colocar no espaço. Muito simples, não é mesmo? 

Como fazer cabana infantil com ripas de madeira

O modelo mais comum de cabana infantil é o que se parece com uma oca indígena e é uma ótima opção para quem quer deixar a cabaninha fixa em alguma parte da casa. Para fazer a toca nesse modelo, você pode usar seis ripas de madeira com cerca de 180 cm de comprimento. 

Para começar, corte um lençol ou tecido que tiver em casa em um círculo com raio de 150 cm. Para a montagem, amarre todas as ripas juntas, formando um hexágono na base. Utilize um pedaço de corda para unir as pontas no topo e outro pedaço para envolver os pés, deixando espaço para a entrada da cabana. Depois, cubra a estrutura com o lençol. 

Por fim, você pode decorar a cabaninha com luzinhas e bandeirinhas, colocar um tapetinho para forrar o chão e usar almofadas. As crianças também podem escolher brinquedos ou ursinhos de pelúcia para deixar o ambiente mais com a carinha delas. 

Como fazer cabana infantil no quintal 

Dia de calor e sua casa tem um quintal com grama e espaço para brincar? Então, você pode fazer uma cabana infantil usando como base um varal. Assim como ensinamos no tópico de fazer a cabana com lençol, aqui segue a mesma lógica. É só colocar um tecido dobrado em cima do cordão, prender com pregadores e colocar um peso na base para a criançada  curtir o dia no quintal com os amigos. 

Entre no clima da cabaninha e encontre um novo lar para você

Agora que você já sabe como fazer cabana infantil, que tal separar os materiais e colocar a mão na massa? Depois, chame as crianças para começar a brincadeira! 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Mas se você está sentindo que precisa de um espaço maior para sua família e deseja fazer a sua cabaninha no quintal da sua casa, por exemplo, o QuintoAndar pode te ajudar. Aproveite para visitar nosso site ou app e utilizar os mais de 70 filtros de pesquisa para encontrar imóveis com quintal e a quantidade de quartos que você precisa!