Provavelmente você já pode ter visto ou ouvido falar que a sua mãe ou avó faziam colchas de retalho com as sobras de tecidos. E o resultado era sempre uma peça exclusiva, cheia de histórias e significados. 

Mesmo que nem sempre os retalhos combinem entre si, é possível fazer uma colcha para deixar de recordação para os familiares ou apenas para ter uma peça mais personalizada. 

Pensando nisso, neste artigo, listamos algumas dicas de como fazer colcha de retalho para você fazer em casa de forma prática e descomplicada. Vamos lá?  

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: 5 ideias de como decorar camas de casal 

Materiais necessários para fazer colcha de retalho 

Hoje em dia, uma colcha de retalho é confeccionada através de uma técnica chamada de patchwork, pois são feitas com desenhos e os seus retalhos já têm formas mais elaboradas e bonitas. Se tiver um pouco de familiaridade com a costura, vai ser fácil e divertido fazer uma colcha. 

Antes do passo a passo, veja uma lista de materiais que você vai precisar: 

  • Pedaços de tecido diversos;
  • Alfinetes;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Linhas;
  • Agulha;
  • Máquina de costura. 

Passo a passo de como fazer colcha de retalho 

Com os materiais separados, vamos colocar a mão na massa e começar a fazer a colcha de retalho. Veja a seguir o passo a passo: 

1. Escolha os tecidos

Em primeiro lugar, você deve escolher os tecidos de sua preferência. Aqui, não há uma regra: junte retalhos, aproveite peças de roupa, lençóis, cortinas e, se necessário, compre alguns outros tecidos adicionais com diferentes desenhos e cores. 

A dica é pensar na decoração do seu quarto e como fazer uma colcha de retalho que fique harmônico com o ambiente. O formato quadrado é mais fácil para quem está começando, mas você também pode fazer triângulos, retângulos ou círculos. 

Leia também: 9 ideias para você se inspirar na hora de montar uma decoração de quarto de casal

2. Defina o tamanho da colcha

O próximo passo é determinar qual o tamanho da sua colcha, se é para uma cama de solteiro, casal ou de outra medida qualquer. 

Depois, é preciso escolher o tamanho dos pedaços de tecido a serem utilizados. Para facilitar na hora de unir e costurar os tecidos, é melhor que os retalhos tenham todos o mesmo tamanho e formato. A dica aqui é montar a colcha deixando uma boa sobra de tecido, assim, poderá ser aparado no momento de fazer o acabamento.

3. Comece a alinhavar os retalhos 

Agora é a hora de unir cada pedaço e começar a alinhavar a estrutura da sua colcha de retalho. Você vai precisar fazer esse trabalho manualmente com linha e agulha, por isso, lembre-se de escolher os melhores tamanhos e formatos para facilitar a sua mão de obra.  

4. Costure os retalhos e coloque o fundo da colcha

Depois da colcha estar toda alinhavada, é necessário costurar a colcha a um lençol ou a um tecido macio. O ideal é que tenha o mesmo tamanho para dar acabamento, esconder o lado avesso da colcha e dar um toque mais suave à estrutura. 

A dica aqui é utilizar um alfinete para que as partes não se separem enquanto estiver costurando, além disso, tente alinhavar também o meio da colcha para que as camadas fiquem bem presas umas às outras.

5. Faça o acabamento 

Por fim, aproveite alguma sobra de tecido que tenha ficado e corte uma tira com cerca de 6 cm para fazer o viés em toda a volta da sua colcha de retalhos. Assim, você terá um acabamento perfeito na sua colcha de retalho. 

Uma nova colcha de retalhos para um novo lar  

Está planejando decorar sua cama com uma colcha cheia de personalidade e significado, mas ainda não encontrou a casa perfeita? Nós, do QuintoAndar, podemos ajudar! Aqui você encontra casas e apartamentos de todos os tamanhos e estilos para decorar o seu quarto da forma que quiser! 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Nossos filtros de pesquisa permitem encontrar o imóvel ideal em mais de 75 cidades brasileiras. E você ainda pode visualizar todos os ambientes sem sair da sua casa, graças às fotos profissionais disponíveis em nosso site e app – além da opção de fazer um tour virtual.