Junho é o mês de festejar uma das comemorações folclóricas mais tradicionais e mais celebradas em todo país: a festa junina. A data é famosa por suas comidas típicas, trajes, danças e, claro, sua decoração cheia de bandeirinhas, balões e fogueiras. 

Quer produzir um “arraiá” especial no seu lar e aprender como fazer enfeites de festa junina de forma simples e prática? Saiba que a decoração é fundamental para dar o clima temático, por isso, inspire-se com as nossas dicas e use a criatividade para combinar diferentes materiais.  Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: 7 ideias de decoração de festa simples para fazer em casa 

1. Como fazer enfeites de festa junina: Bandeirinhas

Não existe festa junina sem as famosas bandeirinhas coloridas, não é mesmo? E para fazê-las é muito simples. Compre um pacote de papel seda e corte em quadrados de 15cm por 15cm – escolha os lugares que você deseja enfeitar e calcule o quanto de papel vai precisar. 

Em seguida, junte uma porção desses papéis e faça o corte triangular, chegando quase na metade do papel e pronto! Agora é só colá-las em um barbante com um espaçamento de mais ou menos 5cm entre cada uma e pendurá-las onde deseja enfeitar. 

2. Como fazer enfeites de festa junina: Lanternas de papel

As lanternas de papel também são um ótimo enfeite para decorar a sua festa junina. Além de muito prático, também é barato e simples de fazer. Você vai precisar de cartolinas coloridas, lápis para fazer as marcações, tesoura e cola de papel. 

Vamos ao passo a passo: 

  • Recorte um retângulo de 30 cm x 15 cm. Marque com o lápis duas linhas em cada lateral de 2 cm. 
  • Em seguida, faça várias linhas no centro da cartolina de 2 cm. 
  • Então, dobre o papel retângulo ao centro, fazendo uma marcação e recorte o papel até ao ponto da linha. 
  • Por fim, passe a cola nas laterais para colá-las e, depois de seco, faça um furinho nas laterais para por um barbante e poder pendurá-la. 

3. Como fazer enfeites de festa junina: Fogueira artificial 

Pular fogueira é uma das brincadeiras típicas das festas juninas, mas nem sempre há espaço para fazer uma de verdade. Por isso, aprenda como fazer uma fogueira artificial para dar um ótimo efeito para a festa. 

Você vai precisar de:

  • Pedaços de madeira
  • 5 rolos de papel celofane nas cores amarela e vermelha
  • 1 lâmpada que possa ser ligada na eletricidade.

Comece montando a base da fogueira com as madeiras – a dica é formar um jogo de paus semelhante a uma fogueira real. Então, coloque duas toras para um lado, duas toras para o outro lado. Depois, pegue o papel celofane e coloque no centro da fogueira para imitar o fogo. E, por fim, basta instalar a lâmpada no interior da fogueira. Mas, tome cuidado ao posicionar a estrutura sem que encoste no celofane para não ter risco de causar algum acidente.

4. Como fazer enfeites de festa junina: Flores de papel crepom

O papel crepom é outro material fácil de encontrar e barato para fazer enfeites de festa junina. Nossa dica é montar flores de papel crepom que, além de combinar muito com esse tipo de festa, ainda vai deixar sua decoração mais bonita e divertida. 

Você pode criar painéis coloridos com flores de tamanhos diferentes ou pendurá-las junto com as bandeirinhas e balões para enfeitar a mesa de doces. 

5. Como fazer enfeites de festa junina: Enfeites com tecido xadrez 

O tecido xadrez é a estampa mais tradicional que referencia a festa junina. Então, utilize-o em toalhas de mesa, fitas, guardanapos entre outros objetos decorativos. 

Normalmente, a estampa xadrez mistura cores como vermelho, preto e branco, azul marinho, verde e laranja. Aposte em uma composição com flores coloridas para deixar o ambiente ainda mais alegre.

Leia também: Decoração de festa junina: como deixar sua casa no clima de São João

Um novo lar para a sua próxima festa junina

Esperamos que as nossas dicas te ajudem a fazer enfeites para a sua festa junina e deixá-la ainda mais bonita e divertida. Como você pode ver, os materiais são simples, fáceis de encontrar e com um custo que cabe no seu bolso. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Quer acessar mais dicas de decoração, organização e manutenção para o seu lar? Então, continue navegando no MeuLugar
Agora, se você está procurando um imóvel que tenha uma estrutura melhor e, quem sabe, até um salão de festas para fazer suas comemorações, conte com o QuintoAndar. Navegando pela plataforma de moradia, é possível utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para encontrar um cantinho do jeito que você sempre sonhou!