Nada melhor do que chegar em casa após um dia cansativo e acender um incenso para relaxar e deixar seu lar cheiroso, não é mesmo? E melhor ainda quando o aroma traz bons fluidos e energias

O incenso natural é uma boa alternativa se você quer trazer perfumes de flores, plantas e ervas para os seus espaços. Como o nome sugere, eles são feitos a partir de elementos da natureza e a ideia é utilizar os aromas para diferentes finalidades: seja para acalmar, ou até mesmo purificar o ar – e há quem acredite que pode promover uma limpeza das energias de um ambiente. 

Por isso, neste conteúdo, vamos te ensinar 5 receitas de como fazer incenso natural em casa sem precisar gastar muito. Quer aprender? Então, continue a leitura! Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo:

Como fazer incenso natural com canela

Com um cheiro inconfundível, a canela é uma ótima especiaria para utilizar na composição do seu incenso natural. Veja abaixo como fazer: 

Ingredientes

  • Canela em pó;
  • Água;
  • 1 Recipiente;
  • Borrifador.  

Como fazer

Para começar, coloque a água em um borrifador. Em seguida, em um recipiente, coloque um pouco de canela e adicione água aos poucos. Vá misturando até a canela ficar com uma consistência de terra molhada. Depois, pegue um pouco da mistura mão, e faça moldes pequenos em formato de cones que serão os incensos. 

Deixe-os secar na sombra em um local seco e arejado por, pelo menos, três dias. Após isso, eles estarão prontinhos para uso! Mas, atenção: certifique-se que eles estão totalmente secos para que o molde não se desfaça. 

Como fazer incenso natural com alecrim

Usado para fins terapêuticos, o alecrim é uma erva aromática que pode deixar o seu incenso natural com um aroma ainda mais agradável. É indicado para quem sofre de depressão ou ansiedade, pois afasta os pensamentos negativos. Também ajuda a clarear a mente, é bom para a concentração, além de estimular a criatividade. 

Ingredientes

  • Ramos de alecrim; 
  • Linha de algodão; 
  • Tesoura.

Como fazer

O primeiro passo é cortar alguns ramos de alecrim e limpá-los com um pano seco. Em seguida, junte os ramos e, com a linha, faça vários nós para deixar os galhos de alecrim bem presos, para que a queima seja mais lenta. Logo após, envolva o alecrim todo com a linha de algodão, apertando para deixar os ramos bem presos. 

Uma dica é fazer os nós e deixar uma “argola” de linha para que você possa pendurar o incenso quando você for usá-lo. Deixe-o secar em um local seco, arejado e com sombra durante 15 dias. Depois disso, seu incenso natural de alecrim estará pronto para ser usado!

Como fazer incenso natural com lavanda

Se você quer levar para o seu lar equilíbrio e boas energias, o incenso natural de lavanda pode ser uma ótima opção. Com sua suavidade, ela acalmará o ambiente, eliminando toda insegurança e desânimo dele. Aprenda abaixo como fazer seu incenso utilizando essa erva:

Ingredientes

  • Folhas de lavanda; 
  • Linha de algodão.

Como fazer

Para começar o seu incenso natural, junte as folhas de lavanda e amarre a base das folhas com a linha de algodão. Em seguida, vá enrolando toda a extensão das folhas usando a mesma linha. Lembre-se de deixar bem firme as amarras enquanto estiver enrolando a linha e dê quantos nós forem necessários nas pontas das folhas. Deixe o incenso natural de lavanda secar em um local sem sol e bem ventilado. Seu incenso estará pronto quando as folhas estiverem mais escuras e bem secas.

Como fazer incenso natural com café

O café em pó é outro ingrediente que você pode utilizar para fazer o seu incenso natural em casa de forma simples e prática. Confira o passo a passo!

Ingredientes

  • 1 recipiente;
  • 2 colheres de sopa de pó de café;
  • 2 colheres de sopa de água.

Como fazer

Em um recipiente, coloque as 2 colheres de sopa de café e acrescente a água. Misture os dois ingredientes até formar uma massa moldável e, caso esteja muito farelenta, adicione um pouquinho mais de água. Já se estiver em um estado mais líquido, coloque mais pó de café. Com a massa em mãos, aperte bem para compactar e modelar os incensos. Comece a fazer pequenos cones e deixe-os secar em um local seco e arejado por aproximadamente 15 dias e seus incensos vão estar prontinhos para uso. 

Como fazer incenso natural com ervas e óleo essencial

Além de usar apenas uma erva no seu incenso natural, vamos dar a opção de combinar outras especiarias para proporcionar um aroma ainda mais único e especial para o seu lar. Confira o passo a passo: 

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de alecrim em pó; 
  • 1 colher de sopa de tomilho em pó; 
  • 1/2 colher de sopa de louro em pó; 
  • 4 gotas de óleo essencial de alecrim; 
  • Bicos de confeitar perlê número 7; 
  • Alecrim seco; 
  • 1 recipiente;
  • Macerador;
  • Fósforo.

Como fazer

Em um recipiente, misture o alecrim, o tomilho e o louro. Em seguida, adicione as quatro gotas do óleo essencial e macere para incorporar as ervas com o óleo. Depois, coloque essa mistura no bico de confeiteiro e pressione para compactar. Desenforme o incenso em cima de um pouco de alecrim seco. Para isso, empurre o incenso pelo buraco menor do bico com o auxílio do palito de fósforo. Por fim, é só acender seu incenso natural e aproveitar seu lar. 

Um novo lar para perfumar     

Viu como é fácil aprender como fazer incenso natural? Agora que você já sabe, que tal continuar navegando pelo MeuLugar e descobrir mais dicas para a manutenção do seu lar, além de organização e decoração

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Agora, se você está pensando em encontrar um novo cantinho para decorar com a sua cara, saiba que o QuintoAndar tem mais de 70 filtros de busca que vão te ajudar a encontrar um espaço do jeito que você sempre sonhou.