Está pensando em dar um toque a mais na decoração da sua casa? Para renovar o ambiente, você pode apostar em novas peças ou até mesmo reformar itens decorativos que você já tenha em casa. Se você gosta de um estilo mais rústico, a madeira é um material elegante e com alta durabilidade e resistência que pode ajudar a dar uma repaginada no visual da sua casa. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos te ensinar a como fazer mesa de madeira para você utilizar na decoração da sua sala de jantar ou até mesmo na sua área gourmet. A mesa de madeira é um item clássico, além de ser um móvel prático e funcional que proporciona mais aconchego e charme ao ambiente. Quer aprender o passo a passo? Então, separe seu bloco de notas e continue a leitura. Vamos lá? 

Leia também: Como fazer uma estante de caixotes de madeira 

Navegue pelo conteúdo: 

Como fazer mesa de madeira com pallet

Você pode encontrar diversos modelos e tamanhos de mesas de madeira para comprar em grandes lojas de decoração, mas o investimento nem sempre é um valor acessível. Por isso, vamos te ensinar um passo a passo simples de como fazer mesa de madeira em casa sem precisar gastar muito. 

Materiais necessários para fazer mesa de madeira 

Antes de colocar a mão na massa, você vai precisar de alguns materiais para conseguir fazer a sua mesa de madeira. Veja a lista abaixo: 

  • Parafusos 4,5 X 35; 
  • Parafusadeira; 
  • Martelo; 
  • Pregos 8 X 8; 
  • Serra ou serrote; 
  • Lixa;
  • 2 pallets para a estrutura; 
  • 2 cavaletes metálicos para os pés; 
  • Caibros de madeira (do comprimento da mesa) para o reforço da estrutura; 
  • Tinta acrílica à base de água ou verniz; 

Passo a passo de como fazer banco de madeira 

1. Com o auxílio de um martelo, retire os pregos e desmonte os pallets e defina a largura da sua mesa — as madeiras dos pallets têm 80 cm.

2. Utilize as ripas maiores dos pallets para fazer o apoio do tampo da mesa e junte as ripas — as abraçadeiras metálicas servem para uni-las, tornando-as ainda mais compridas.

3. Monte o tampo em cima dessas duas ripas mais compridas pregando as tábuas, garantindo que estejam firmes.

4. Para fazer o pé da mesa de madeira, a maneira mais prática é com cavaletes. Para dar mais sustentação para os pés, é necessário parafusar um pedaço de madeira na parte de cima dos cavaletes. 

5. Coloque a tábua no chão e o cavalete de ponta-cabeça em cima dela e parafuse os cavaletes no tampo da mesa. Para que sua mesa fique firme, outra dica é colocar algumas revistas embaixo do tampo, utilizando os caibros cortados do tamanho do tampo construído.

6. Por fim, é só certificar-se que tudo está bem parafusado e montar a sua mesa. Se você quiser, lixe a sua mesa de madeira e pinte com tinta acrílica ou, se preferir, com verniz. 

Seguindo esses passos simples, você vai ter a sua mesa de madeira para usar na decoração da sua casa. Além disso, caso queira, também é possível fazer outros modelos de pés que combinem mais com o seu estilo, como em ferro. 

Leia também: Aprenda como fazer banco de madeira em poucos passos  

A decoração do seu lar mais charmosa com uma mesa de madeira  

Esperamos que as nossas dicas de como fazer mesa de madeira te ajudem a montar mais um cantinho especial na sua casa. E se precisar de mais inspirações para a manutenção do seu lar, além de organização e decoração, continue navegando aqui no MeuLugar. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Mas, caso você esteja pensando em se mudar, para decorar um novo espaço do seu jeitinho, conte com o QuintoAndar. Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques.