A Aloe Vera, chamada popularmente de Babosa, é uma planta da espécie suculenta e bastante conhecida pelas suas propriedades, seja para uso cosmético ou para uso medicinal. 

Suas folhas são carnudas e longas, mas podem ter formatos específicos, de acordo com a espécie: retorcidos, com serrilhados mais ou menos salientes, de bordas lisas, e algumas, cheias de padrões e desenhos. 

De acordo com o Censo QuintoAndar – um estudo realizado em parceria com o Datafolha –, descobrimos que cerca de 69% dos brasileiros gostam de ter e cuidar de plantas. Mas, o que poucas pessoas sabem, é como plantar e até mesmo cultivá-las de forma simples e prática.

Por isso, neste artigo, vamos ensinar como fazer muda de babosa e trazer dicas de como você pode agregar os benefícios da Aloe Vera na sua rotina. Quer saber o passo a passo? Então, continue a leitura! 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Passo a passo rápido e prático de como fazer muda de rosa em casa 

Como fazer muda de babosa

Se você acha que plantar Aloe Vera é difícil, saiba que o processo pode ser muito simples e prático para ter essa planta no seu jardim. Separamos 3 formas de fazer muda de babosa em poucos passos para que você consiga aproveitar todos os benefícios dessa suculenta. Confira: 

1. Como fazer muda de babosa com broto

A primeira forma de fazer muda de babosa é pelo broto. Para isso, você vai precisar de um vaso já com a planta para poder multiplicar e criar ainda mais vasos. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Comece retirando toda a planta do vaso com as mãos para encontrar um broto com tamanho considerável de raiz; 
  2. Escolha um vaso com furo de drenagem no fundo e jogue um pouco da mistura de terra com areia de acordo com o tamanho do vaso; 
  3. Plante o broto no buraco feito no meio do vaso, tendo o cuidado para não danificar raízes ou folhas; 
  4. Por fim, aperte com delicadeza a terra ao redor da muda recém-plantada e faça a primeira rega. 

2. Como fazer muda de babosa com uma folha

A segunda técnica é fazer muda de babosa por meio de uma folha. Veja como é simples o passo a passo: 

  1. Escolha uma folha de babosa saudável e que seja grande o suficiente (pelo menos 8 cm de comprimento); 
  2. Com cuidado, puxe delicadamente para que ela desprenda da base; 
  3. Encontre um vaso com, aproximadamente, 15cm e faça furos; 
  4. Encha o vaso com areia comum e substrato para mudas; 
  5. Espete a folha nessa mistura e pronto. O único segredo aqui, é não regar a muda feita pela folha na primeira semana, pois ela já tem bastante líquido. 

3. Como fazer muda de babosa com pedaços de folhas

A última dica é fazer muda de babosa com pedaços de folhas. Veja como o processo é simples: 

  1. Pegue uma folha de babosa e, com o auxílio de uma tesoura, corte em pedaços de até 3 cm. 
  2. Faça furos em um vaso e encha-o de areia e substrato para mudas; 
  3. Faça vários buracos, com o dedo mesmo, para plantar os pedaços de folha cortada na terra, mas sem cobri-las totalmente;
  4. Finalize apertando de leve a terra em volta das folhas. Não é necessário aguardar cicatrizar a folha ou mesmo secar aquela baba. Só não deixe o vaso no sol, mantenha-o apenas recebendo claridade, até que as mudinhas comecem a se formar.

Como cuidar da sua muda de babosa

Agora que você já sabe como fazer muda de babosa, é importante que você entenda como cuidar dessa planta e mantê-la bonita e saudável. Confira alguns pontos que você deve se atentar na hora de cultivar sua Aloe Vera: 

  • Escolha do vaso: o tamanho do vaso é muito importante para que as raízes da planta – que são extensas – possam crescer;
  • Clima: a babosa é uma planta rústica e que tolera variações de temperatura, mas prefere climas mais quentes e pode morrer quando em temperatura abaixo de 4ºC; 
  • Rega: como uma boa planta suculenta, a Aloe Vera não gosta de solos encharcados. Por isso, regue uma vez por semana e pulverize água sobre a planta. 
  • Luminosidade: a babosa é uma planta que gosta de sol. Ela precisa de muita luz solar direta, por pelo menos 8h por dia, mas pode ser cultivada sob meia-sombra também.
  • Adubagem: a planta requer um solo bem drenado, com pouca argila para que drene bem a água e não tenha risco da raiz apodrecer. Por isso, o recomendado é uma mistura de 50% de areia média e 50% de terra orgânica adubada ou de substrato de mudas. 
  • Poda e colheita: a poda pode ser feita com aquelas folhas que estiverem secando ou quando quiser diminuir a quantidade de mudas. Já para a colheita, a dica é cortar as folhas que estão mais afastadas da base da babosa.

Benefícios da babosa  

Cremes hidratantes, sabonetes, géis de limpeza, álcool em gel são alguns dos produtos que podem ter babosa em sua composição. Além disso, é uma planta famosa por seus benefícios medicinais como efeito calmante, cicatrizante, anestésico, anti-térmico e anti-inflamatório. 

Na pele, o gel que se encontra dentro da folha ajuda a estimular a produção de colágeno, acelera a cicatrização de cortes e fissuras, além de auxiliar no tratamento de herpes e até mesmo candidíase.

Além disso, a Aloe Vera melhora a elasticidade e flexibilidade do corpo contribuindo para o rejuvenescimento das articulações e tratamento de tendinite, artrite e bursite. Bem como também favorece a saúde bucal, ajuda na ansiedade e auxilia no controle da diabetes. 

Como você pode perceber, a babosa é uma ótima planta para ter em sua horta em casa. Por isso, não deixe de fazer suas mudas e cultivá-las para usufruir de todos os benefícios que ela proporciona. Mas lembre-se: consulte o seu médico ou profissional da saúde antes de ingerir ou passar a babosa na pele!

Encontre um lar para você e suas plantas 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Está pensando em mudar de casa e encontrar um cantinho que combine com você e com as suas plantinhas? Então, conte com o QuintoAndar. Utilize os mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura e aproveite para encontrar imóveis que já disponibilizam um espaço para fazer sua horta ou jardim. Confira nas fotos profissionais se o imóvel está do jeitinho que você sonhou e, com poucos cliques, agende a sua visita!