Vermelhas, amarelas, azuis, não importa a cor de suas pétalas, as rosas já conquistaram seu lugar na casa – e no coração – dos brasileiros. Seja para presentear ou para tê-las em casa colorindo o seu jardim, as rosas são flores fáceis de fazer e de cuidar. 

Quer aprender como fazer muda de rosa em casa de forma muito simples e rápida? Então, continue a leitura e descubra o passo a passo. 

Navegue pelo conteúdo:

Como fazer muda de rosa

Antes de começar, é fundamental que você ou já tenha uma roseira em casa ou conheça alguém que tenha, para conseguir o galho necessário para dar início. No geral, você vai precisar de:

  • Alicate para plantas
  • Luvas de borracha – para não se machucar com os espinhos
  • Garrafas pet
  • Estilete
  • Areia ou terra

1. Escolha o galho da sua roseira 

O primeiro passo de como fazer muda de rosa é escolher o galho da sua roseira. O indicado é que ele seja grosso como da espessura, aproximadamente, de um lápis – e você não precisa retirar os espinhos (mas lembre-se de usar as luvas de borracha!). 

Corte com um alicate três estacas com um pouco mais de um palmo de comprimento. Após, limpe as estacas retirando as folhas. Uma dica aqui é deixar, pelo menos, duas folhinhas em cada estaca para incentivar a seiva a vir de baixo e subir para as folhas e alimentá-las. 

2. Use garrafas pets e areia lavada 

Corte garrafas pet ao meio com o auxílio de um estilete e faça alguns furos no fundo do recipiente para receber a areia, pode ser a de construção mesmo.  

Preencha os recipientes com areia quase por completo e coloque a estaca no meio até ficar bem firme. 

Se preferir, também pode utilizar terra ao invés da areia, porém os brotos tendem a demorar mais para brotar. 

3. Faça a rega 

Imagem com um jardim de rosas de tons claros.

Por fim, o último passo é realizar a rega da muda. A primeira rega deve ser feita em abundância para que a areia assente bem na garrafa pet para ficar bem posicionada. Depois, você deve deixar a terra sempre úmida, mas atente-se: não é necessário encharcar de água. 

Outro ponto é que a muda não pode ficar em local que bata sol diretamente para que as rosas consigam brotar. Por isso, escolha um local que receba luz do sol indiretamente. 

Muito simples, não é mesmo? Para trocar a muda de lugar ou de vaso, é importante que você espere, pelo menos, dois meses após ela começar a brotar, para que ela crie raízes suficientes para continuar forte e aguentar a mudança de local.  

Leia também: 16 plantas para jardim capazes de resistir a tudo 

Seu lar mais florido e alegre

Agora que você aprendeu como fazer muda de rosa, já imaginou ter um jardim repleto dessa flor em casa? Se você não tem tanto espaço, pode começar com um vasinho ou dois, já vai dar um belo charme no ambiente! 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Porém se você sente que está na hora de se mudar para um lar mais espaçoso com as suas rosas e demais plantinhas, conte com o QuintoAndar. Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual – inclusive achar o cantinho que será o seu novo jardim.