Você sabia que mais da metade dos brasileiros já passaram por problemas ao mudar de casa? De acordo com o levantamento feito pelo QuintoAndar, um em cada cinco brasileiros contratam arquitetos ou decoradores para evitar problemas com a casa.

Mas é  possível mudar de lar de uma forma tranquila – basta se preparar. Para te ajudar, trouxe aqui 6 dicas em formato de checklist para você aprender como fazer mudança organizada sem estresse. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

1. Decidi me mudar e agora?

Os primeiros passos de como fazer mudança organizada começam bem antes do dia em que o caminhão chega para transportar as caixas. Confira:

  • 1 mês antes da mudança, entre em contato com uma empresa de mudança ou Personal Organizer para solicitar orçamentos. Eles serão responsáveis por todo material de embalagem.
  • Verifique se a transportadora retira e instala a máquina de lavar roupa, a de lavar louça, as cortinas, o filtro de água, a televisão com suporte, entre outros itens.
  • Caso você mesmo que vá embalar os itens pessoais, procure por caixas de reuso, são mais baratas e você ajuda o planeta! 
  • Para fazer uma mudança organizada, comece embalando os itens que você tem certeza que não irá usar até se mudar: livros, recordações, decorações, etc. Faça aos poucos para não se sobrecarregar.
  • Não se esqueça de deixar bolsas térmicas para os itens da geladeira.
  • Faça uma categorização dos itens por ambientes nas caixas. Isso facilitará na hora de organizar tudo no lar novo. Não se esqueça de etiquetar as caixas com o nome do cômodo que os itens ficarão e o que tem dentro da caixa. Por exemplo: escritório – livros, cozinha – alimentos, e por aí vai.
  • Aproveite esse momento para desapegar de itens sem uso, como roupas que não servem mais e potes sem tampa, por exemplo). Só leve o que realmente você for usar no novo lar.
  • Outra dica de como fazer uma mudança organizada é fazer a mala das primeiras noites, sendo 1 mala para cada pessoa da casa. Ela é fundamental para facilitar na hora de encontrar os itens do dia a dia e também para não precisar abrir todas as caixas logo que chegar ao novo lar. 
  • Recomendo que nessa mala tenha: itens de higiene pessoal, remédios, roupas para cerca de 3 dias – sem esquecer os sapatos), roupa de cama, toalhas, carregador de celular, livros que está lendo, além de itens de valor (como joias, dinheiro e documentos pessoais). Se tiver criança, inclua alguns brinquedos.
  • Caso tenha bicho de estimação, faça uma mala com os itens do seu pet: alimentos, brinquedos, tapete higiênico e o que mais costuma usar diariamente.

2. Entenda as regras do seu novo lar

Ao pensar em como fazer mudança organizada, é comum esquecermos de um detalhe importante que são justamente as regras. Para não deixar isso para trás, separei duas dicas preciosas a seguir.

  • Se você for mudar de apartamento para apartamento, entenda com o zelador ou síndico do seu prédio de origem e de destino quais são as regras para mudança. Normalmente só pode ser feita 1 mudança por dia e precisa ser reservado – além de respeitar o horário comercial.
  • Veja se o zelador consegue reservar uma vaga na frente do prédio para o caminhão de mudança estacionar. Verifique também se há Zona Azul ou se precisa de autorização da CET ou da Companhia de Engenharia de Tráfego da sua cidade.

3. O que fazer na semana antes da sua mudança

Prosseguindo na jornada de como fazer mudança organizada, as dicas a seguir devem ser feitas faltando cerca de 7 dias antes do grande dia:

  • Vá consumindo os itens da sua geladeira e freezer. Nada de fazer compras enormes de alimentos e principalmente de congelados. Lembre-se que, no dia da sua mudança, a geladeira não será ligada logo após a entrega. Ela precisa ficar cerca de 3 horas desligada para não queimar, devido ao transporte.
  • Um passo importante para fazer uma mudança organizada é agendar a instalação da sua internet, TV a cabo e gás do fogão.
  • Lembre-se de trocar os endereços das correspondências.
  • Confirme com a transportadora e zelador se está tudo certo com a mudança.

4. O que fazer 1 dia antes da sua mudança

Um dos grandes momentos de como fazer uma mudança organizada está chegando! Confira as dicas para o dia anterior:

  • Caso a sua geladeira não tenha o sistema de descongelamento automático, desligue-a 1 dia antes do transporte.
  • Confirme a instalação da internet, TV a cabo e gás do fogão.
  • Feche as caixas que restaram, deixando somente copos descartáveis para você e o time da transportadora tomar água.
  • Faça um inventário com a quantidade de caixas que irão na mudança e os itens soltos como bancos, vassoura, escada, etc.

5. O que fazer no dia da mudança

Chegou o grande dia! Uma vez que você já percorreu todo um caminho de como fazer mudança organizada, separei 3 orientações principais para o momento:

  • Coloque os itens da geladeira na bolsa térmica.
  • Acompanhe o time da transportadora realizando a sua mudança, verificando no inventário se todos os itens que saíram, chegaram também no destino.
  • Acompanhe a instalação dos eletrodomésticos.

6. O que fazer no dia após a sua mudança

A jornada de como fazer mudança organizada está chegando ao fim. Mas antes, lembre-se das seguintes dicas:

  • Comece organizando os ambientes mais usados: banheiro, cozinha e quartos.
  • Abra todas as caixas e coloque os itens dentro dos armários. Além disso, abra espaço e deixe a energia circular.
  • Aproveite o momento para fazer um segundo desapego em itens sem uso.
  • Organize de forma prática e funcional – o que você vê, você usa! 
  • Conte com o apoio de uma Personal Organizer para lhe auxiliar nesse momento. Com técnicas e produtos organizadores especializados, uma equipe de Personal Organizer deixará tudo prático e funcional para o seu dia a dia.
Foto que ilustra matéria com dicas de como fazer mudança organizada mostra a Personal Organizer Aline Delavy com papel e caneta na mão em meio a diferentes caixas com itens embalados nelas.
Aline Delavy, Personal Organizer, ensina como fazer mudança organizada

Mudança sem estresse do início ao fim

Encontrar um novo lar para morar também não precisa ser complicado. Com o QuintoAndar, a maior plataforma de moradia da América Latina, é possível utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar a sua busca.

Além disso, você conta com fotos profissionais dos imóveis e pode, ainda, fazer um tour virtual antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques, de maneira totalmente digital.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Sobre a autora

Aline Delavy

Personal Organizer

Personal Organizer, consultora e palestrante, Aline Delavy é especializada em organização residencial e planejamento de mudanças residenciais. Formada em Estatística pela Unicamp, atuou neste mercado há seis anos ocupando posições estratégicas dentro de uma instituição financeira. Nos cargos que já ocupou aprendeu sobre otimização de tempo, sigilo, atendimento personalizado, planejamento estratégico e, principalmente, administração de recursos financeiros – altos ou baixos – e como aplicá-los aos projetos para alcançar resultados satisfatórios. Entre outras qualificações inerentes a uma Personal Organizer, Aline busca mostrar a seus clientes que organizar os espaços de convivência transforma suas vidas.