Decorar a casa para a Páscoa é uma ideia que a cada ano está mais presente no nosso dia a dia, não é mesmo? E Páscoa não é Páscoa sem as famosas orelhas do coelho, afinal, ele é o grande personagem dessa data comemorativa. Para te ajudar nessa missão de decorar o seu lar, nós reunimos algumas dicas DIY de como fazer orelhas de coelho e usá-las em diversas partes da sua decoração. Vamos conferir?

Navegue pelo conteúdo:

Como fazer orelha de coelho para enfeitar copos de doces?

Toda decoração de uma confraternização precisa ter uma mesa recheada de doces, certo? E se você quer fazer algo especial para a sua Páscoa, é possível decorar algumas garrafas de vidros com orelhas de coelho. Vai ficar lindo e você pode colocar alguns doces como balas, bombons ou chocolates dentro da garrafa personalizada.

O que você vai precisar?

  • Garrafas ou copos de vidros
  • Cartolinas
  • Algumas bolas de algodão
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Cola

Como fazer as orelhas de coelho

Primeiro você precisa fazer as orelhas de coelho. Para fazer um simples par de orelhas de coelho, desenhe orelhas na forma de ovais longos. Se você não se sentir confortável desenhando as orelhas à mão livre, você pode encontrar vários padrões prontos online em sites de artesanato. Faça uma forma maior, com a cor principal da sua decoração, e a outra forma menor em branco. Cole a parte menor na parte maior para criar o efeito de orelha de coelho.

Monte pares de orelhas de coelhos necessários para a quantidade de garrafas ou copos que você irá decorar. Para deixar a orelha de coelho com um acabamento legal, cole bolas de algodão na parte branca. Utilize fitas adesivas para colar os pares nas garrafas ou copos.

Como fazer orelha de coelho com feltro para uma guirlanda de Páscoa?

Outra decoração que não pode faltar na sua casa é a guirlanda de Páscoa. Assim como acontece no Natal, você consegue entrar no clima com esse elemento que pode ser usado em vários ambientes – podendo, inclusive, reaproveitar a guirlanda do ano anterior. Vale lembrar que os componentes da guirlanda vão depender muito do gosto e estilo de cada pessoa, porém, a famosa orelha de coelho não pode faltar.

O que você vai precisar para fazer a orelha

  •  1 pedaço de feltro (vai depender do tamanho da sua orelha)
  •  Cartolina na cor que preferir
  •   Arame
  •   Cola quente

Passo a passo para fazer sua orelha de coelho

Primeiro, você precisa desenhar as formas da orelha no feltro da sua escolha. Use um lápis e desenhe o tamanho que preferir. Faça sempre 1 par de orelhas e lembre-se que é necessário a parte da frente e de trás, sendo assim, são necessárias 4 partes de feltro cortados em formato de orelha.

Corte o arame também em formato de orelha de coelho e cole as partes do feltro uma de cada lado. O arame servirá para dar sustentação à orelha. Corte um pedaço de cartolina menor e diferente da cor do feltro e cole no centro da orelha. Pronto, sua orelha de feltro e arame está pronta e você pode colocar na sua guirlanda de Páscoa.

Como montar uma guirlanda de Páscoa?

Com as orelhas prontas, é hora de montar a sua guirlanda. E caso você queira começar uma nova guirlanda do zero, vai precisar dos seguintes materiais:

  • Guirlanda de base (pode ser de videira ou outro material que você já tenha em casa)
  • Ovos pintados (você pode usar ovinhos de plástico que você encontra em casa de artesanato)
  • Musgo 
  •  Hastes de flores
  • Cola quente
  • Fita da cor e padrão que você preferir

Passo a passo para montar sua guirlanda de páscoa

  • Com a ajuda da cola quente, cole o musgo no contorno de toda a sua guirlanda. Você também pode usar fita de cetim.
  • Ainda com a cola quente, cole os ovos ao longo da sua guirlanda com o espaçamento e na combinação que preferir.
  • Coloque as hastes de flores e vá preenchendo os vazios da sua guirlanda. Use a cola quente e o musgo para tapar pequenas falhas e buracos.
  • Faça um laço com a sua fita e use fios próprios (usados para jardins) para prender o laço na sua guirlanda.
  • Para fechar com chave de ouro, prenda a orelha de coelho de feltro no topo da guirlanda, dando aquele toque especial.

Como fazer pegadas de coelho?

Outra dica interessante para deixar o seu domingo de Páscoa ainda mais especial são as famosas pegadas de coelho, principalmente se você tiver filhos pequenos e deseja brincar de caça ovos. É muito divertido ver a animação das crianças procurando seu ovo de Páscoa pela casa.

Para tornar a busca ainda mais divertida, você pode criar pegadas de coelho pelo chão e paredes, indicando onde os ovos podem estar escondidos. Faça caminhos falsos, dê voltas, faça com que as crianças procurem muito e a brincadeira fique ainda mais divertida. 

Veja como fazer as pegadas de coelho

  • Crie os moldes das pegadas do coelho com um papelão. 
  • A nossa dica é fazer as 4 pegadas do coelho juntas no molde, e não muito pequenas. Use um estilete ou uma tesoura, o que for mais fácil para você.
  • Com os moldes feitos, é preciso fazer o preenchimento, dependendo da cor e material do seu piso, teste o que funciona melhor: encher a forma das pegadas de coelho com farinha, café em pó, terra, giz, uma sombra ou iluminador que você não use, talco, a escolha é sua!
  • É possível, ainda, comprar papel adesivo e desenhar as pegadas nele. Então, basta recortar e colar pelos ambientes.

Importante: Teste antes se não irá manchar seu piso e se é fácil de limpar.

Cuidar da sua casa merece muito carinho e atenção

Você provavelmente é uma pessoa que ama cuidar da sua casa e receber muitos amigos e familiares para curtir muitos momentos ao seu lado, principalmente em datas festivas como a Páscoa. E para deixar a sua casa sempre em perfeito estado, conte com o MeuLugar. Por aqui, sempre postamos dicas de decoração, DIY e cuidados essenciais para o lar.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

E se você sonha ou está planejando começar algo novo em uma casa nova, o QuintoAndar tem diversas opções de imóveis tanto para quem vai alugar ou para quem deseja comprar. Somos a maior imobiliária digital da América Latina e estamos revolucionando a forma de se encontrar um novo imóvel, desburocratizando os processos para facilitar ao máximo a sua experiência!