Quem não gosta de truques baratos e fáceis de fazer em casa para solucionar os perrengues do dia a dia ou ter mais praticidade, não é mesmo? Por isso, neste conteúdo, vamos trazer algumas dicas de como fazer repelente caseiro sem precisar de muitos materiais ou ingredientes. 

Além disso, o repelente caseiro é uma ótima alternativa para quem tem alergia a algum produto industrializado e quer buscar opções mais naturais e econômicas – e também pode ser usado em crianças!

Quer saber como fazer repelente em casa? Continue a leitura e descubra 5 receitas simples para você fazer hoje mesmo. 

Navegue pelo conteúdo: 

1. Como fazer repelente caseiro com cravo da índia 

O cravo da índia é rico em um óleo essencial chamado eugenol, que possui propriedades inseticidas que afastam mosquitos Aedes aegypti – transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya – além de moscas e formigas.

Para fazer o repelente, você vai precisar de: 

  • ½ litro de álcool de cereais;
  • 10 g de cravo da índia;
  • 100 ml de óleo de amêndoa ou óleo vegetal corporal;
  • 1 vasilha com tampa;
  • Coador;
  • 1 frasco de spray.

Modo de preparo: 

Em um recipiente, coloque o cravo e o álcool de cereais e deixe repousar por quatro dias. Para liberar a essência, lembre-se de chacoalhar o frasco pelo menos uma vez por dia. Depois, é só remover os cravos, acrescentar o óleo corporal e colocá-lo no frasco de spray. Prontinho, agora é passar no corpo e afastar os pernilongos! 

Leia também: Como acabar com formigas utilizando métodos caseiros 

2. Como fazer repelente caseiro com vinagre

O vinagre tem diversos ativos que ajudam a remover manchas, pode ser um ingrediente de detergente caseiro e também é eficiente para afastar os mosquitos causadores da Dengue, Zika e Chikungunya. 

Porém, esse repelente caseiro é para você usar no ambiente, sendo assim, não pode ser passado diretamente na pele. Para fazê-lo, você vai precisar de: 

  • ½ xícara de vinagre;
  • ½ xícara de água;
  • 1 frasco de spray.

Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes no borrifador e chacoalhe até ficar uma mistura homogênea. E pronto, seu repelente está pronto para ser usado. Muito simples, não é? Borrife a solução em locais estratégicos onde os insetos possam entrar e diga adeus às picadas desagradáveis. 

Leia também: Veja 6 receitas de como fazer amaciante caseiro 

3. Como fazer repelente caseiro com óleo de lavanda

O repelente com óleo de lavanda é ótimo para bebês, por conta dos seus ativos calmantes e relaxantes, além de ter um cheirinho maravilhoso. A receita é muito simples, você só vai precisar de: 

  • 1 colher de óleo de lavanda;
  • 150 ml de creme hidratante;
  • 1 recipiente. 

Modo de preparo: 

Misture bem os dois ingredientes e coloque no recipiente. A aplicação pode ser feita a cada três horas. 

Leia também: Casa perfumada: 10 maneiras de deixar o ambiente sempre cheiroso 

4. Como fazer repelente caseiro com citronela

A citronela é uma planta rica em um óleo essencial que possui citronelal, citronelol e geraniol, com propriedades inseticidas contra o mosquito da Dengue, Malária e Febre Amarela, além do pernilongo e da muriçoca.

Para fazer o repelente, você vai precisar de:

  • 5 gotas de óleo essencial de citronela; 
  • 1 colher (de sopa) de óleo de côco ou óleo de semente de girassol;
  • 1 frasco com spray.

Modo de preparo: 

A receita é muito simples, basta misturar todos os ingredientes e colocar no frasco com spray. Você pode aplicar diretamente na pele e espalhar nas regiões mais expostas como braços e pernas. Depois, lave as mãos para evitar contato com os olhos, boca e nariz. O tempo de duração é de até duas horas e não deve ser usado por grávidas, crianças ou pessoas com pressão alta. 

5. Como fazer repelente caseiro com óleo de eucalipto 

Quer afastar mosquitos e carrapatos? Então, o repelente com óleo de eucalipto é a melhor alternativa. Por conta da substância mentoglicol presente em sua composição, funciona como um repelente natural. 

Veja os ingredientes: 

  • 15 gotas de óleo de de eucalipto; 
  • 3 a 4 colheres (de sopa) de óleo de amêndoas ou mineral; 
  • ¼ de xícara de água;
  • 1 frasco em spray.

Modo de preparo: 

Misture todos os ingredientes e deposite no frasco em spray. Aplique sobre a pele a cada seis horas. O repelente pode ser usado por grávidas e crianças maiores de três anos e também pode ser borrifado no ambiente.  

Dicas e truques para você economizar no dia a dia do seu lar

Agora que você já sabe como fazer repelente caseiro, tem tudo o que precisa para começar a economizar e afastar os mosquitos e pernilongos do seu lar de maneira mais natural. 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Se você curtiu este conteúdo, saiba que o QuintoAndar busca sempre produzir artigos educativos e trazer diversas dicas que ajudam você a viver melhor a cada dia, além de soluções que podem otimizar seu tempo e seus gastos. 
E, se precisar, já sabe, né? Pode contar sempre com a gente! Navegue pelo MeuLugar e aprenda tudo sobre decoração, design, melhores bairros e regiões para morar e muito mais.