Quem passa muito tempo em casa – e a pandemia de Covid-19 ressignificou isso para muitas pessoas – uma hora ou outra acaba olhando algum cômodo e pensando em como mudar a decoração. E uma boa forma de fazer isso é com a pintura. Neste artigo, vamos te mostrar que você não precisa tirar um fim de semana inteiro para pintar uma parede só para dar uma cara nova a ela. Sabe por que? Vamos te dar dicas sobre como fazer stencil

Navegue pelo conteúdo:

O que é stencil?

Mas antes de explicar como fazer stencil, é preciso entender do que se trata, não é mesmo?  

O stencil – ou estêncil na palavra aportuguesada – é uma técnica de pintura em que desenhos são aplicados em diferentes tipos de superfícies por meio de um molde vazado.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Onde aplicar stencil?

A técnica é muito usada para fazer estampas de camisetas, por exemplo. Mas na decoração de uma casa, pode ser aplicada em superfícies das mais variadas, entre elas:

  • Parede;
  • Teto;
  • Piso;
  • Portas e portões;
  • Vaso de planta;
  • Janela de vidro;
  • Espelho;
  • Superfícies de metal;
  • Placa ou nicho de MDF ou outros tipos de madeira;
  • Espelhos de tomadas e interruptor;
  • Potes de vidro ou de plástico;
  • Tecidos.
Neste exemplo, vemos um dos tipos de aplicação de uma estampa em uma bolsa de pano com o uso da técnica do stencil.

Substituto da pintura e do papel de parede

No caso de uma parede vazia e que está pedindo um novo visual, o primeiro pensamento de muitos pode ser uma nova pintura ou mesmo a aplicação de um papel de parede

Mas se no seu caso a ideia é fazer isso de uma forma mais econômica e prática, usar a técnica do stencil é a melhor saída para redecorar. 

Com um simples molde, você pode acrescentar um pequeno detalhe que já vai mudar a cara da sua parede. Ou, usando o mesmo molde, replicá-lo várias vezes para criar um grande painel, ou mosaico, com a mesma figura. 

E vale tanto para a parede quanto, como já dissemos, para um piso ou mesmo para o teto.

Passo a passo: como fazer stencil

Para aplicar a técnica do stencil, é preciso primeiro ter um molde com o desenho desejado. Você pode adquirir esse molde em uma rápida busca na internet, em diversas lojas virtuais, tanto as especializadas em artesanato quanto outros gigantes do comércio eletrônico.

Mas como este artigo se propõe a te mostrar como fazer stencil, vamos nos concentrar em quem quer ter o prazer de criar algo do zero, para que a decoração saia exatamente com a forma desejada. Então, vamos lá!

Antes de saber como fazer stencil, é preciso saber que tipo de materiais você vai precisar. E o básico é o seguinte:

Molde

Para fazer o molde, o ideal é que você tenha algo resistente, mas ao mesmo tempo flexível. Os melhores materiais são:

  • Papelão;
  • Papel cartão;
  • Folha de acetato;
  • Folha de vinil;
  • Uma radiografia.

Achou estranho este último item? Sim, estamos falando de uma radiografia (exame de raio-x) normal, um dos melhores materiais que você pode usar para fazer o molde. Porém, antes de usá-lo, é preciso fazer uma “lavagem” e retirar a tinta da radiografia. 

E a forma de fazer essa lavagem é com água sanitária. Jogue o produto na chapa e esfregue com uma escova de dentes macia, até tirar toda a tinta. Use uma bacia como base, para reaproveitar a água sanitária que está caindo e não gastar muito. Você verá que com poucas aplicações, a chapa ficará limpa. E não se esqueça de usar luvas de proteção. Depois, é só lavar a radiografia em água corrente e deixar secar.

Desenho

Para o desenho, você pode procurar a imagem na internet e imprimir. Ou, se tiver esse talento, fazer a mão livre.

Caso esteja usando a radiografia, a folha de acetato ou a folha de vinil, que são transparentes, é só posicioná-los acima do desenho e, com uma caneta permanente, desenhar todo o contorno, que depois será recortado.

No caso de um papel cartão ou de um papelão, você pode fazer um desenho à mão livre, usar um papel carbono para copiar o contorno ou colar o desenho impresso e depois recortar.

Em ambos os casos, o ideal é usar um estilete com a ponta bem afiada, para recortar em volta dos contornos. Lembrando que a lógica do stencil é que a tinta irá passar pelos espaços vazados.

Como fazer stencil: hora da aplicação

Com o molde pronto, é hora de fazer a aplicação do stencil na superfície desejada. 

E aqui cabe uma dica importante: o seu molde não pode se mexer, pois isso poderá comprometer todo o seu trabalho.

Além disso, a tinta e a ferramenta de aplicação farão toda a diferença no resultado final da sua arte.

Fita crepe

A dica de ouro para a fixação está na fita crepe. Ela consegue posicionar o seu molde de maneira firme na parede, mas não tem um adesivo forte o suficiente para descascar a tinta na hora em que for retirada. Portanto, na hora em que for começar a pintura com seu stencil, não deixe de prendê-lo bem, para que não escorregue.

Tinta

A tinta usada na pintura de uma parede, por exemplo, pode ser uma tinta normal à base de água. Mas também pode ser uma tinta spray. A diferença na aplicação será percebida no resultado final:

Tinta à base de água

Para aplicá-la, o ideal é usar um rolinho ou um pincel, tomando cuidado para retirar o excesso antes da aplicação, para que a tinta não escorra por trás do stencil e manche o seu desenho. Com esse tipo de material, o resultado final é uma arte mais viva, totalmente preenchida e regular.

Tinta spray

Aqui, a aplicação é com o próprio spray da lata de tinta sobre o stencil, que formará na superfície o desenho de acordo com a área vazada, da mesma forma que com a tinta anterior. A diferença é que o spray pode dar um efeito um pouco diferente, mais irregular, mas igualmente bonito – além de ser mais prático de aplicar.

Desenho pronto

Após a aplicação da tinta, basta retirar o molde do stencil da superfície e apreciar o seu desenho. Caso deseje fazer um mosaico com formas geométricas ou algum desenho que fique bonito de forma repetida, basta usar o mesmo molde e replicar lado a lado e de cima a baixo em uma parede ou em um piso, como no exemplo abaixo.

Diferentes aplicações do stencil

Veja na galeria abaixo diferentes formas de aplicação da técnica do stencil:

Queremos ver sua casa mais bonita!

Em nossas editorias de Dicas e de Decoração você encontra diversos conteúdos na linha deste sobre como fazer stencil. E sabe por que? É que a gente sabe que a casa é um lugar onde toda pessoa precisa se sentir bem. Por isso, procuramos trazer inspirações para você deixar o seu lar com a sua cara. 

E enquanto o MeuLugar te ajuda e te inspira com essas dicas, o QuintoAndar está aqui para fazer você encontrar a sua nova casa da forma mais rápida e menos burocrática possível.

Em nossa plataforma digital você pode contar com mais de 70 filtros de busca para pesquisar entre diversas opções de casas ou apartamentos até encontrar seu verdadeiro lar. Acesse nosso site ou app e comece agora a procurar a sua casa nova. 

Nunca foi tão fácil encontrar um lar com a sua cara!