Aprenda a fazer um lustre com copos americanos

Em mais um projeto de “Faça você mesma”, Erika Karpuk dá um charme maior à sala de jantar

Aprenda a fazer um lustre com copos americanos

Hoje vamos falar de um dos projetos de DIY (Do it yourself, ou Faça você mesma) mais conhecidos da designer de interiores Erika Karpuk. A nova parceira de conteúdo do QuintoAndar mandou pra gente uma foto linda dessa ideia super original. Junto com um passo a passo ensinando a montá-la. Quer saber como fazer um lustre de copos americanos? Então se liga aqui! Acredite: é mais fácil do que você imagina!

+Leia também:
Dicas de decoração para quarto de menino e menina compartilhado

Pra começar, veja o material que você vai precisar:

Material

– 10 copos americanos médios
– 10 soquetes pequenos E14
– 10 lâmpadas de led E14 de 3 Watts (para forno)
– Aproximadamente 1,10 m de cabo PP por copo
– 30 cm de fio pra rabicho
– Plafon
– Abraçadeira de plástico
– Ferramentas de elétrica
– Broca 8 ou 10 ponta de diamante (para furar os copos)

Como fazer um lustre de copos americanos

“O ideal é usar copos americanos médios. Com os copos pequenos, as lâmpadas vão acabar ficando pra fora”, alerta Erika.

A parte mais delicada de todo o processo é fazer os furos nos copos. Se você tiver uma broca de ponta de diamante de número 8 ou 10, você já tem meio caminho andado. Furar os copos vai ser muito fácil com essa ferramenta.

“É importante observar que essa broca esquenta demais em contato com o vidro. Por isso, é bom pedir a ajuda de alguém pra ir jogando água na broca e no vidro, pra resfriar. Se você não tiver uma broca de diamante, leve os copos em um vidraceiro e peça pra que ele faça o serviço”, orienta a designer de interiores, que decorou a própria casa como uma forma de se livrar de uma depressão.

Altura do lustre

Para calcular o tamanho do cabo PP para cada copo, veja a altura do pé direito da sua sala. Considere a altura da mesa geralmente em torno de 75 cm, e procure deixar 80 cm de vão entre a luminária e o tampo da mesa. E lembre-se de calcular de 15 a 20 cm a mais de cabo por copo, pra fazer os rabichos das ligações entre os fios.

“Pra fazer a união desse monte de cabos PP com a elétrica da sua casa, você vai fazer um rabicho, um pedaço de fio menor. Primeiro, você faz os rabichos nas pontas de cada um dos cabos PP, desencapando os fios pra unir aos soquetes. Depois, passe os cabos pelos furos dos copos e, nas outras pontas, desencape os fios e faça rabichos um pouco maiores, pra você conseguir unir todos. Eu dividi em três grupos de fios (dois com três e um com quatro), unidos com a fita isolante. E depois eu uni todos os dez, pra poder fazer a união com o rabicho que foi conectado ao seu ponto de eletricidade no teto”, ensina Erika.

Acabamento

Para acabamento, Erika usou plafon no teto, com um buraco por onde passaram todos os cabos. E escolheu lâmpadas de LED amarelas, propositalmente, porque queria dar um clima a mais na área da mesa de jantar.

“Lembrando: dá pra fazer com a quantidade de copos que você quiser. Até já vi um seguidor meu fazendo uma luminária com apenas um copo e ficou o máximo”, recomenda a designer.

Está em busca de um imóvel pra alugar? Então baixe o aplicativo ou entre no site do QuintoAndar e faça tudo online, de forma rápida e prática.

Cidades