Chegou o momento de mudar de casa. Agora é colocar toda a sua vida em caixas e levar. E é nessa hora que você percebe a quantidade de itens que precisa empacotar. Geralmente, aparecem coisas que você não via há tempos.

Em um artigo publicado recentemente, o Z1 Portal listou oito importantes passos que vão te ajudar a fazer uma mudança tranquila, com tudo bem organizado.

Siga essas dicas!

1. Tire medidas

Essa dica serve tanto pros móveis quanto pros espaços da nova casa. A ideia é evitar frustrações na hora da mudança. Já pensou se o sofá não passa pela porta? Com as medidas em mãos, você sabe o que vai levar e o que será substituído. Portanto, visitar um imóvel, não deixe de levar uma trena.

2. Hora do desapego

Aproveite o momento de mexer em todos os seus pertences e desapegue daquilo que não te serve mais. Tudo o que você não usa há mais de um ano pode ficar pra trás sem dó! Mas lembre-se: procure sempre doar o que estiver em boas condições. Outras pessoas podem precisar.

3. Limpe tudo

É natural que objetos guardados há muito tempo estejam empoeirados. Antes de empacotar, limpe tudo. Assim, quando chegar na nova casa, você vai poder organizar sem se preocupar com essa etapa.

4. Faça listas

Divida as listas em: objetos que serão levados pela transportadora e objetos que serão levados por você (ou alguém de sua confiança). Além dos itens, coloque a quantidade. É uma forma de você controlar quem será o responsável pelas caixas.

5. Guarde com cuidado

Na hora de colocar tudo nas caixas, é importante seguir algumas dicas de organização para assegurar a integridade dos objetos. Sem contar que isso vai te facilitar na hora de desempacotar.

  • Utensílios de cozinha: para embalar seus pratos, use papel ou jornal pra cada um. Enrole pacotes de cinco ou seis com mais papel. Coloque os pratos de lado dentro das caixas. Nada de colocar um em cima do outro. Já copos e taças podem ser colocados um dentro do outro, com o papel no meio.
  • Roupas e sapatos: utilize as malas de viagem. Os sapatos devem ser enrolados em sacos de TNT ou papel manilha.
    Enfeites e outras miudezas: plástico bolha é sempre indicado. Usar mantas e cobertores pra diminuir o impacto entre os objetos também é um boa dica.
  • Móveis: o ideal é contratar profissionais especializados. Eles desmontam e embalam tudo, pra não haver riscos durante o trajeto.

Não se esqueça de identificar cada caixa com que tem dentro.

6. Quem vai transportar a mudança?

Quando for escolher a transportadora, procure se informar sobre as avaliações e serviços prestados. Saber como foi a experiência dos outros clientes vai te fazer sentir mais seguro.

7. Comece pelos maiores

Chegou na casa nova? É importante que as caixas e móveis já estejam separadas nos ambientes corretos. Comece a desempacotar os maiores objetos e os móveis. Depois que eles estiverem montados e posicionados, será muito mais simples colocar cada coisa em seu lugar.

8. Uma caixa de cada vez

Sim, você vai estar ansioso para colocar tudo no lugar e começar a curtir seu novo lar. Mas a dica de organização é não ceder à tentação de abrir todas as caixas ao mesmo tempo. Abra uma por vez, arrume tudo que estiver dentro dela e só depois vá para a próxima.

Pronto para pra iniciar uma nova fase?