Tanto para o vendedor quanto para o comprador, fazer a negociação de um imóvel financiado por meio do QuintoAndar é a forma mais fácil de enfrentar as burocracias necessárias nesse processo. E o porquê disso? Porque a imobiliária digital, por meio de seus consultores, realiza todos os trâmites necessários para a aprovação de crédito junto às instituições financeiras. Inclusive conseguindo, para quem está comprando, as melhores taxas disponíveis no mercado. Mas como financiar um imóvel pelo QuintoAndar? Todas as respostas você vai encontrar por aqui!

Como funciona o crédito imobiliário?

Na compra financiada de um imóvel pelo QuintoAndar, o comprador precisa ter em mãos uma entrada a partir de 20% do valor acordado com o vendedor. E o restante é pago em parcelas.

Esse processo é um pouco mais demorado do que quando o comprador paga à vista, durando em média 45 dias. Na compra financiada, o prazo até o fechamento do negócio e a transmissão do imóvel para o novo dono pode variar entre 50 e 100 dias. 

Como financiar um imóvel?

Justamente para você não ter qualquer dúvida sobre como financiar um imóvel e fazer a compra pelo QuintoAndar, preparamos aqui um passo a passo com tudo que você precisa saber sobre as etapas da negociação, desde o fechamento do valor, que é quando o vendedor aceita a oferta do comprador, até a transmissão do bem para o novo dono.

Quinto Andar

Vai comprar um imóvel? Te ajudamos a encontrar as melhores taxas de financiamento Saber mais

Preenchimento das informações

Você passou por todo processo de busca de imóveis pelo site ou app do QuintoAndar, visitou algumas opções, achou aquele que mais te agradou e conseguiu entrar num acordo e fechar uma proposta com o proprietário?  Então é hora de acessar o aplicativo ou o site novamente para preencher as informações e enviar a documentação necessária para a confecção do Compromisso de Compra e Venda (CCV)

São informações básicas suas, como a foto de um documento de identificação (RG, CNH ou RNE), o endereço atual e as mesmas informações se houver um cônjuge ou outro comprador.

Com a assinatura do Compromisso de Compra e Venda, o time de especialistas do QuintoAndar entrará em contato para explicar os próximos passos e solicitar outros documentos para início do processo.

Pagamento do sinal

Você vai realizar o pagamento de 7% do valor do imóvel, conforme disposto no CCV, diretamente para o QuintoAndar, que guarda esse montante até o registro da compra no cartório de imóveis.

O sinal é um compromisso de que o comprador não irá desistir da compra e deixar o vendedor na mão.  

Análise de documentação

Após o pagamento do sinal, os especialistas do QuintoAndar fazem um levantamento dos riscos envolvendo a aquisição do imóvel, verificando todos os documentos relativos ao bem, aos proprietários e antecessores, assim como às Pessoas Jurídicas (PJs) a eles relacionados. 

Essa etapa de análise, que é chamada de diligência, é essencial para o seguimento dos trâmites e, em média, os resultados são apurados em até 5 dias úteis. Então, o QuintoAndar envia um relatório para você avaliar e optar por seguir ou não com a compra. 

Simulação e análise de crédito

Em paralelo à diligência, os especialistas do QuintoAndar buscam junto aos bancos parceiros as melhores taxas de financiamento imobiliário para a sua escolha. Nesta etapa do processo, você precisa preencher um formulário de crédito e já pode optar por adiantar o envio da documentação que será repassada ao banco, o que só precisa ser feito uma vez. 

Esse preenchimento é feito de forma online, pelo app ou pelo site do QuintoAndar. Tudo muito fácil, rápido e intuitivo. E, o melhor: você só precisa fazer isso uma vez. 

Depósito da entrada

Essa etapa acontece apenas depois da realização e do envio da diligência para o comprador. Se houver algum apontamento no relatório, um analista do QuintoAndar entra em contato com o vendedor para pedir a resolução do problema. Depois, a imobiliária digital realiza uma nova análise e emite um relatório atualizado, sem o apontamento anterior, caso ele seja resolvido.

O valor da entrada depende das condições de crédito aprovadas pelo banco. A maioria das instituições financeiras trabalha com entrada mínima de 20%. Mas isso pode variar por razões que vão desde o score do cliente que solicita o financiamento até a situação cadastral do imóvel.

Financiamento em análise

Com os documentos enviados, o prazo de análise varia de cada banco, mas geralmente fica em torno de 30 dias. Essa etapa chama-se “Análise jurídica”. Que é quando o banco valida a capacidade financeira do comprador.

Vistoria do imóvel 

Após o envio da documentação completa dos compradores, vendedores, do imóvel e dos formulários preenchidos, é iniciado o processo da vistoria, uma exigência do banco. 

Esse serviço, no entanto, não é prestado pelo QuintoAndar, mas por um profissional indicado pela instituição financeira. Os bancos fazem essa exigência para evitar possíveis fraudes, como o cliente solicitar um empréstimo de valor superior ao preço médio que o imóvel teria no mercado.

Nessa etapa, o banco encaminha o pedido de vistoria para uma empresa prestadora de serviços, que faz o agendamento com o vendedor (ou com outra pessoa que esteja com as chaves). A inspeção é feita por um engenheiro.

Após a vistoria, o profissional responsável emite um laudo, que normalmente traz fotos e descrição do imóvel, valor avaliado e se o imóvel pode ser aceito como garantia ou não. Caso o engenheiro aponte a vistoria como negativa, o imóvel não fica apto para financiamento. 

Assinatura do financiamento

Após a vistoria e uma vez aprovado o financiamento, o banco irá solicitar a confirmação dos valores e realizar a emissão do contrato, que é levado até o comprador e vendedor, para que ambos assinarem.

Todo esse leva e traz de documentos é feito pelo QuintoAndar, que colhe as assinaturas sem que ninguém precise sair de casa.

Prenotação

Quando o contrato de financiamento já está assinado, tem início o processo burocrático feito no Cartório de Registro de Imóvel. Essa é mais uma parte que o QuintoAndar cuida inteiramente para você. 

É neste momento que são pagas as taxas de cartório e o Imposto Sobre Transmissão de Bens (ITBI), que tem seu boleto gerado pela prefeitura local. 

Com a assinatura da Escritura de Compra e Venda, é hora de formalização da venda na matrícula do Imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Registro em cartório

Esta é a parte final da formalização da venda. É nesse momento em que a posse do bem é transferida de uma pessoa para outra, com o registro dessa transação na matrícula do imóvel. 

Entrega de chaves

Com a matrícula registrada, é hora de entregar as chaves para o novo proprietário. Essa etapa é intermediada pelo QuintoAndar, e pode ser feita da forma como o vendedor escolher, seja deixando as chaves na portaria, no caso de um condomínio, via motoboy ou ele próprio entregando em mãos ao novo dono.

Nesse ponto do processo, o antigo proprietário tem até 5 dias corridos para a desocupação do imóvel e entrega das chaves.

Pagamento ao vendedor

Paralelamente à finalização do registro e da entrega das chaves, o QuintoAndar repassa os valores do sinal e da entrada. O pagamento é feito diretamente ao vendedor do imóvel, descontada a taxa de corretagem. 

No caso de uso do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o resgate desses valores é feito diretamente com a Caixa Econômica Federal e a quantia é repassada diretamente ao vendedor sem o intermédio do QuintoAndar.

Feito isso, a responsabilidade do QuintoAndar com o vendedor está finalizada. E o restante do valor financiado, de forma integral, é repassado ao antigo dono pela instituição financeira que concedeu o financiamento.