Derrubou refrigerante ou os pets confundiram o banheiro com o sofá? Calma, nós temos uma solução para evitar que isso aconteça e, de quebra, aumentar a vida útil do seu estofado. 

O sofá é uma das peças-chave da sala, é onde você recebe a família e amigos, se deita para assistir aquele filme ou simplesmente para relaxar. Por isso, todo cuidado é pouco para mantê-lo sempre limpo. 

Pensando nisso, neste conteúdo, vamos ensinar como impermeabilizar sofá de forma simples, prática e o melhor: gastando pouco! Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo:

O que significa impermeabilização?

Basicamente, impermeabilizar o sofá é um técnica que impede a passagem de fluidos e líquidos para dentro do tecido. Apesar de ser um processo que demanda um pouco de tempo e cuidado, é possível fazer o serviço em casa. No entanto, também é possível contratar uma empresa especializada.

Por meio do método que vamos trazer aqui, você consegue garantir que nenhum líquido vai sujar o seu sofá, podendo tomar seu café com tranquilidade e sem medo de derrubar algo indesejado, prejudicando seu estofado. 

Quais as vantagens de impermeabilizar o sofá? 

Há diversas vantagens para você impermeabilizar o seu sofá, além de aumentar a durabilidade do mesmo. Veja outros benefícios de escolher por esse técnica: 

  • Facilita a limpeza e a conservação;
  • Preserva o tecido de mofos e fungos que são causados pela umidade;
  • Evita que poeiras e outras sujeiras penetrem no tecido; 
  • Funciona para diferentes tipos de tecidos como linho, suede, veludo, camurça, tafetá, tweed, patchwork entre outros;
  • Protege das bagunças e sujeiras de crianças e pets.  

Como impermeabilizar sofá?

Se você chegou até aqui é porque está convencido de que é possível fazer a impermeabilização do seu sofá em casa e sem precisar gastar muito, não é mesmo?  

Confira abaixo um passo a passo simples e prático de como impermeabilizar sofá e fique atento aos cuidados que precisa ter na hora de realizar o processo. 

1. Faça a limpeza e higienização do sofá

O primeiro passo é higienizar bem o seu sofá com um aspirador de pó e um pano úmido, se necessário. Para que o produto funcione e seja criada uma camada de proteção, é preciso retirar qualquer impureza que esteja na superfície. Mas, lembre-se de evitar o uso de detergente ou produtos químicos. O ideal é que a lavagem seja a seco ou apenas com água para que diferentes produtos não se afetem durante o processo. 

Leia também: Aprenda como limpar sofá de tecido passo a passo 

2. Proteja as superfícies ao redor 

Os produtos que vamos usar para impermeabilização do sofá podem causar manchas em pisos e azulejos. Dessa forma, proteja o chão e as superfícies ao redor para evitar qualquer acidente indesejado. 

3. Escolha o produto para impermeabilização 

Você vai precisar comprar um produto específico para esse processo, que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção e de departamentos. Existem dois tipos: 

  • À base de água: 
  • À base de solvente.

Caso o seu sofá tenha na etiqueta o símbolo “P” significa que não pode ser umedecido e, por isso, você vai precisar utilizar o produto à base de solvente. Apesar da secagem mais rápida, você vai precisar tomar alguns cuidados como vestir luvas de proteção e máscara de respiração.

Agora, se o seu sofá puder ser umedecido, opte pela opção à base de água, pois não é inflamável e, portanto, oferece menos risco na hora da aplicação. A única desvantagem é que pode demorar mais tempo para secar, mas nada que seja absurdo.  

4. Aplique o produto 

A aplicação é bem simples e rápida. Veja como fazer:

  • Use um pulverizador (manual ou de compressão) para colocar o produto de acordo com as instruções do fabricante – fique atento, pois em alguns casos é preciso diluir em água;  
  • Aplique o produto em todas as direções e espalhe de forma uniforme para garantir uma cobertura completa;
  • Utilize um rodinho de pia para ajudar a espalhar o produtos melhor caso o seu sofá seja de um tecido mais delicado.

Outra coisa importante é não forçar muito o borrifador, porque o excesso do produto pode danificar o estofado. Controle bem o jato de spray, para que o rendimento também seja maior. 

Vale até testar em alguma área, para sentir a pressão, antes de aplicar no sofá. Se o seu móvel for de suede, veludo ou um material mais delicado, espalhe o produto com um rodinho de pia limpo e seco. Para sofás de linho ou materiais mais resistentes, essa etapa não é necessária, basta borrifar em todas as direções das fibras, para penetrar bem. 

5. Espere o sofá secar por inteiro 

Prontinho! Agora é só esperar o seu estofado secar e testá-lo para comprovar se o procedimento deu certo. Prefira fazer o processo durante o dia e deixe as janelas e portas abertas para ventilar mais e secar mais rápido o seu móvel. 

Recomendamos esperar, pelo menos, 12 horas para sentar novamente no sofá. Porém, há tecidos que demoram mais de 24 horas para secar por completo. Portanto, vá verificando aos poucos como está a secagem. 

Dicas especiais para você cuidar do seu lar

Esperamos que as nossas dicas te ajudem a fazer esse processo em casa e economizar para investir em outras coisas no seu lar. Quer mais dicas sobre decoração, organização e limpeza? Então, continue navegando no MeuLugar e fique por dentro de tudo isso e muito mais. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

E, caso você esteja em busca de um novo cantinho para chamar de seu, saiba que pode contar com a equipe do QuintoAndar. Somos a maior imobiliária digital da América Latina, presente em mais de 40 cidades de 14 estados diferentes das cinco regiões do Brasil. Em nosso site ou no app, você pode buscar imóveis usando mais de 70 filtros na pesquisa, tornando a sua procura mais ágil e assertiva.