Nada melhor do que chegar em casa após um dia cansativo de trabalho e tomar um bom banho, não é mesmo? Agora imagine chegar a esse momento e perceber que o chuveiro não está funcionando e precisará ser substituído? 

Essa é uma situação mais comum do que você pensa! Então, quando acontecer, é importante que você saiba como instalar chuveiro elétrico para acabar com o perrengue de forma rápida e caseira. Continue a leitura para aprender o passo a passo. 

Navegue pelo conteúdo: 

Materiais necessários para instalar chuveiro elétrico 

O primeiro passo para instalar chuveiro elétrico é separar os materiais necessários para poder fazer a instalação. Usar as ferramentas corretas é importante para evitar qualquer dano ou problema futuro. 

Você vai precisar de: 

  • Chave Philips; 
  • Chave de fenda; 
  • Chave teste; 
  • Escada; 
  • Fita veda rosca; 
  • Fita isolante ou conector elétrico; 
  • Alicate; 
  • Furadeira (em alguns casos). 

Provavelmente, você já tem a maioria desses itens em casa. Mas, vale lembrar que pode ser que você não use todas elas. Então, vamos ao passo a passo da instalação!

Como instalar chuveiro elétrico em 6 passos simples 

Agora que você já sabe o que vai precisar para fazer a instalação do chuveiro elétrico, confira o passo a passo:

1. Desligue a energia e água

Antes de começar, é necessário que você desligue a eletricidade e a água da casa. Abra o registro do chuveiro para que toda a água do encanamento escorra e faça um teste para garantir que não há corrente elétrica. Lembre-se de confirmar se a voltagem da casa é a mesma do chuveiro (127V ou 220V) e de que o fio terra do aparelho está conectado a um sistema de aterramento.

2. Monte o chuveiro e inicie a instalação 

Chegou a hora de montar o chuveiro e iniciar a instalação. Faça o encaixe do cano do chuveiro, passe a fita veda rosca e faça, aproximadamente, seis voltas no sentido horário. 

Depois, encaixe o corpo do chuveiro no cano – também conhecido como braço do chuveiro. Também é indicado passar a fita veda rosca nos canos do braço do chuveiro antes de instalar na parede, para uma melhor fixação.

Caso o seu banheiro ainda não tenha o cano do chuveiro à mostra, será necessário furar a parede de acordo com o encanamento do espaço. Para isso, é melhor contar com ajuda profissional.

3. Fixe o chuveiro na parede

A fixação é simples: depois de passar a fita veda rosca, rosqueie o braço do chuveiro na parede deixando-o firme, mas sem usar muita força – para não danificar o equipamento. Aqui, pode ser que você precise utilizar alguma ferramenta para ajudar a fixar o chuveiro da melhor forma.

Confirme que o chuveiro está alinhado e reto para que a queda da água seja perfeita para aquele banho que você tanto deseja após um dia de trabalho. 

4. Identifique os fios de conexão elétrica 

Vamos à parte que todos temem: a fiação elétrica. Apesar de assustar, essa tarefa é simples e você não precisa entender muito sobre eletricidade para conseguir executar. No entanto, caso não se sinta totalmente seguro, o ideal é contar com o auxílio de um profissional.

Mas já que aqui estamos ensinando como instalar chuveiro elétrico, vamos ao próximo passo. Conecte os fios de alimentação do chuveiro à rede elétrica – a dica aqui é que cada fio deve ser instalado conforme a sua cor. 

O azul-claro é o fio neutro, o verde ou amarelo é o fio terra; vermelho, preto ou marrom é o de fase. Lembre-se de passar a fita isolante ao redor dos fios na hora de conectá-los para evitar problemas elétricos.  

5. Encaixe os acessórios

Estamos chegando na parte final da tarefa de como instalar chuveiro elétrico. Agora basta encaixar os acessórios que vem junto com o aparelho, como chuveirinho, suporte etc. 

6. Faça o teste

Por último, mas não menos importante, é hora de testar se toda a instalação foi bem sucedida. Ligue novamente o disjuntor de eletricidade e a água da casa e, então, abra o registro do chuveiro. 

Nossa dica é que você faça o teste primeiramente com a temperatura fria e, se estiver tudo certo, mudar para o quente. E pronto, seu chuveiro está instalado e você já pode desfrutar do seu banho. 

Encontre tudo o que você precisa para a sua casa no MeuLugar

Viu como é fácil instalar chuveiro elétrico? Agora que você já sabe, que tal continuar navegando pelo MeuLugar e descobrir mais dicas para a manutenção do seu lar, como organização e decoração?  

Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue.
Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue. Descubra como

Agora, se você está pensando em encontrar um novo cantinho para chamar de seu, e instalar o seu chuveiro elétrico no seu novo banheiro, saiba que o QuintoAndar tem mais de 70 filtros de busca que vão te ajudar a encontrar um espaço do jeito que você sempre sonhou. Aproveite para buscar imóveis com a quantidade de banheiros que você deseja, além de conferir nas fotos profissionais se os cômodos estão adequados ao que você precisa!