Pesquisando como instalar suporte de TV de forma simples e prática? Então você chegou ao lugar certo. Por conta da redução de tamanho e de pesos das televisões em relação aos modelos antigos de tubo, os suportes para TV vêm com o objetivo de otimizar o espaço e dar aquela sensação de amplitude ao ambiente. 

Mesmo que você vá contratar uma empresa ou um prestador de serviço para fazer a instalação do acessório, é importante que você verifique se a parede está preparada para receber o suporte. Por isso, listamos alguns passos para você deve seguir antes de começar o processo. 

Ficou curioso e quer saber, em detalhes, como instalar suporte de TV? Então, continue a leitura deste artigo! Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: As melhores ideias para sala de TV decorada 

Quais os tipos de suporte de TV 

O suporte para TV é um equipamento que otimiza o espaço do ambiente, além de garantir mais segurança à televisão. O acessório pode ser fixado em um painel ou diretamente na parede ou no teto. 

Existem diversos modelos de suportes disponíveis no mercado, mas os mais comuns são o fixo, articulado e o de teto. Confira algumas características de cada um: 

  • Fixo: este é o modelo mais simples e de menor custo. O acessório deixa a televisão mais perto da parede e não permite a movimentação para nenhuma direção. Por isso, certifique-se que a altura e espaçamento estejam adequados antes de fazer a instalação. 
  • Articulado: se você busca movimentar a TV para diversos ângulos, este é o modelo indicado, principalmente para ambientes menores em que é preciso otimizar o espaço. 
  • De teto: este suporte proporciona uma economia de espaço e um amplo campo de visão do televisor, pois é possível girar a TV e até mesmo usá-la em dois ambientes diferentes. Ele também é recomendado quando a parede não permite a instalação de suportes fixos ou articulados. 

Como instalar suporte de TV

Antes de, de fato, instalar o seu suporte de TV, é necessário verificar se o local escolhido cumpre todos os requisitos para colocar o acessório. Veja abaixo o que é preciso fazer antes da instalação do suporte: 

Avalie a localização da parede

Seja na sala, no quarto ou até mesmo na cozinha, antes de bater o martelo na localização da TV com o suporte você precisa responder algumas perguntas: 

  • A parede recebe luz direta da janela? 
  • A distância em relação ao sofá ou a cama permitirá ver as imagens com clareza?
  • Qual altura fica mais confortável? 

Mesmo que esteticamente a parede pareça ideal, suas características podem deixar a experiência de assistir aos programas e filmes desagradável. Cortinas blackout e outros acessórios podem até resolver o problema em alguns casos, mas em outros pode ser que não ajude totalmente. 

Leia também: Aprenda a determinar altura, distância e tamanho da sua TV ideal 

Verifique a tomada mais próxima

Já imaginou ter todo o trabalho de instalar o suporte de TV e depois reparar que não há uma tomada próxima? Esse erro não dá para cometer. Garanta que a parede em questão possua uma tomada que esteja ao alcance do fio do televisor.

Também é importante estar atento aos dispositivos que ficarão conectados com a TV como, por exemplo, cabo de internet ou videogame. Além disso, caso a tomada seja mais distante e deixe os fios a mostra, você pode optar por escondê-los em canaletas ou com objetos decorativos. 

Leia também: 6 dicas de como esconder fios na parede 

Examine o material da parede

Para que você não tenha problemas futuros com a instalação do suporte de TV, é importante que a parede seja de um material resistente para suportar o peso da televisão, como alvenaria de tijolo ou concreto. O drywall, que é feito com gesso, não sustenta o peso e pode estragar ou até mesmo desmoronar – e ainda danificar a TV. 

Além disso, é importante que você tenha a planta dessa parede ou use um detector de obstáculos para garantir que não há nenhum cano de água ou gás passando no local em que pretende instalar o seu suporte de TV. 

Confirme o tamanho e peso da TV

Antes de escolher o suporte ideal para a sua TV, confira as características técnicas do televisor, como tamanho, peso e polegadas. Normalmente os fabricantes de suporte especificam na embalagem do produto os detalhes dos equipamentos com os quais podem ser utilizados.

Outro ponto é verificar o padrão Vesa do seu televisor, que é o tipo de furação localizado na parte traseira do aparelho e que permite o encaixe com o suporte – essa informação pode ser obtida no manual ou no site do fabricante da televisão. 

Escolha o modelo do suporte de TV

Agora que você já conhece os principais modelos de suportes disponíveis do mercado, chegou a hora de escolher qual se adapta melhor a sua necessidade. 

Seja fixo, articulado ou de teto, lembre-se de levar em consideração todos os passos anteriores que já falamos neste artigo para que não haja nenhum imprevisto na hora de instalar o seu suporte de TV. 

Organize todas as ferramentas 

Com o suporte em mãos, chegou o momento de separar as ferramentas que você vai precisar para instalar o seu suporte de TV. Normalmente, o produto já vem com todos os parafusos e buchas necessários para todos os padrões de furação com que o suporte é compatível. 

Além disso, você vai precisar de furadeira, chaves de fenda, detector de obstáculos, fita métrica e um lápis para marcação e, claro, o manual de montagem do suporte.  

Consulte o manual de instalação do suporte de TV 

Agora que você já está com tudo o que precisa para instalar o suporte, basta seguir o passo a passo que está no manual que vem junto com a embalagem do produto. O processo consiste, basicamente, em prender o suporte na TV com os parafusos e, logo após, fixar na parede. No entanto, como existem inúmeros tipos de suporte, aconselhamos que você siga o manual de instruções que acompanha o produto para que não haja nenhuma surpresa com a instalação. 

Encontre seu lar com tudo o que você precisa 

Esperamos que este conteúdo tenha sanado todas as suas dúvidas de como instalar suporte de TV. E, agora que você já sabe, que tal continuar navegando pelo MeuLugar e descobrir mais dicas para a manutenção do seu lar, como organização e decoração?

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

E se você está pensando em encontrar um novo cantinho para chamar de seu, saiba que o QuintoAndar tem mais de 70 filtros de busca que vão te ajudar a encontrar um verdadeiro lar. Aproveite e faça um tour virtual, quem sabe você não encontra imóveis que já possuam suporte de TV, não é mesmo?