Nada mais cômodo e confortável do que poder contar com um ar-condicionado para  refrescar ou aquecer os ambientes, não é mesmo? Mas, se você está pensando em comprar um aparelho ou já tem em casa, saiba que ele precisa de alguns cuidados e manutenção periódica. 

Para manter você e sua família protegida de possíveis doenças respiratórias e, ainda, aumentar a vida útil do aparelho, fazer sua higienização é fundamental. Por isso, neste artigo, separamos algumas dicas de como limpar ar condicionado de forma simples e prática. Vamos lá?

Navegue pelo conteúdo:


Qual a Importância de limpar o ar condicionado 

A limpeza do ar condicionado é fundamental para evitar o acúmulo de sujeiras, impurezas, ácaros e bactérias que podem causar reações alérgicas e doenças respiratórias como rinite, sinusite entre outras.

Além dos possíveis problemas de saúde, se você não fizer a higienização da maneira correta, pode prejudicar o funcionamento do aparelho e aumentar os custos com energia. Afinal,  a poeira acumulada no filtro do ar condicionado pode forçar mais o compressor para climatizar o ambiente, o que aumenta o consumo de energia.  

Quando fazer a limpeza do ar condicionado 

Se você está se perguntando se existe uma periodicidade recomendada para fazer a manutenção do seu aparelho, a resposta é sim. Indicamos que faça limpezas periódicas semanal, mensal e anualmente.

Nas limpezas semanais e mensais, foque em limpar a parte externa e o filtro. Já nas anuais, vá até uma loja especializada e compre novos filtros para substituí-los. Além disso, aproveite para verificar o estado da tubulação e o isolamento e, se necessário, chame um técnico para dar uma olhadinha em tudo. 

Passo a passo de como limpar ar condicionado

Agora que você já sabe a importância e a frequência que deve limpar o seu ar condicionado, chegou a hora de aprender o passo a passo para começar a higienização do seu aparelho. Separe um bloco de notas e vamos lá!

1. Comece pela limpeza interna do aparelho 

Antes de tudo, desligue o equipamento da tomada. Depois, abra com cuidado a tampa frontal do ar condicionado. No caso dos modelos split, basta pressionar os botões laterais com os dedos para que a trava se solte e o painel destrave. Em seguida, utilize um pano seco e limpo para tirar a poeira do aparelho. Se ele estiver muito sujo, você pode umedecer o pano em água morna para auxiliar na higienização.

2. Limpe o filtro 

Depois de abrir o painel e limpá-lo, você vai retirar o filtro com cuidado para iniciar a limpeza. Mas, lembre-se: a parte de alumínio, que fica protegida pelo filtro, é responsável por fazer o condicionamento do ar e o termostato, portanto não deve ser mexida. Retire os dois filtros para limpeza e utilize apenas água corrente para higienizá-los. Tome cuidado para não danificar o tecido, que além de fazer a filtragem das impurezas, também faz com que a poeira grude nele, evitando que ela saia pelo ar. 

Outro fator importante é não usar aspirador de pó, escova e nenhum tipo de produto de limpeza. Você também pode seguir as mesmas dicas para fazer a limpeza do filtro. Depois, o deixe secar naturalmente e coloque-o de novo no aparelho, com cuidado. Por fim, feche o painel frontal e limpe o aparelho por fora com um pano seco e macio.

3. Mantenha limpezas periódicas

Como já falamos, é importante que você tenha um cronograma de higienização. Assim, você consegue garantir que o seu ar condicionado sempre estará nas melhores condições possíveis. Não espere  muito tempo para fazer a manutenção, pois com este cuidado, você irá reduzir as chances de surgirem problemas no aparelho. 

O ideal é providenciar a limpeza trimestralmente nos aparelhos de ar-condicionado residenciais — dessa forma, é possível garantir que a qualidade do ar não seja prejudicada e a saúde de quem está no ambiente não fique comprometida. Faça o máximo que puder com as próprias mãos e conte com uma ajuda especializada para as tarefas mais complexas.

4. Contrate uma empresa especializada  

Caso você não se sinta seguro para fazer a limpeza do seu ar condicionado, não hesite em contratar uma empresa especializada para o trabalho. Mesmo que seja necessário fazer um pequeno investimento, a manutenção correta do aparelho vai aumentar sua vida útil, além de evitar possíveis problemas à sua saúde e de sua família. 

Outra dica que você pode utilizar para economizar um pouco, é fazer o máximo que puder com as próprias mãos e contratar um técnico para as tarefas mais complexas.

Sua saúde em dia e seu ar condicionado funcionando por mais tempo 

Se você chegou até aqui para saber como limpar ar condicionado e aumentar a vida útil do seu aparelho, podemos perceber o quanto se preocupa em ter um lar mais seguro e limpo para você e sua família. 

Nós, do QuintoAndar, também prezamos muito por isso. Por isso, produzimos diversos conteúdos com dicas que ajudam você a viver melhor a cada dia e encontrar seu verdadeiro lar. 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Inclusive, se você está pensando em se mudar para um cantinho que tenha mais a sua cara, aproveite os mais de 70 filtros da nossa plataforma de moradia para buscar pelo seu lar ideal!