Quando foi a última vez que você limpou a caixa d’água da sua casa? Pode parecer clichê, mas, apesar de receber água tratada, a limpeza desse tipo de equipamento é extremamente importante para a sua saúde.

Após algum tempo de uso, resíduos sólidos podem chegar pela tubulação que atravessa toda a cidade e se acumulam no fundo da caixa. Com isso, a falta de higienização pode gerar desde entupimentos dos canos até o surgimento de bactérias prejudiciais à saúde da sua família. Além disso, é importante lembrar de deixar o seu reservatório sempre com tampa para evitar criadouros do mosquito da dengue.

Então, para garantir a segurança e saúde de todos que moram com você, vamos ensinar em 10 passos como limpar caixa d’água e com qual frequência essa limpeza deve ser feita. Continue a leitura! 

Navegue pelo conteúdo: 

Por que limpar a caixa d’água?

Seja para beber, tomar banho, lavar os alimentos ou os ambientes, utilizamos a água para diversas finalidades. Por isso, é indispensável que ela esteja limpa e bem tratada para aproveitá-la de forma saudável.

Se você não fizer a limpeza correta da sua caixa d’água, poderá entrar em contato com um material contaminado que pode causar uma série de doenças graves, como a cólera e a leptospirose.

De quanto em quanto tempo fazer a limpeza da caixa d’água?

Apesar de muitas pessoas fazerem a limpeza da caixa d’água apenas uma vez por ano, a recomendação da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – é que a limpeza seja feita, no mínimo, a cada seis meses. 

Já em períodos de muita chuva, a necessidade pode ser maior. Então, vale a pena conferir regularmente como está sua caixa d’água. 

Caso você more em condomínio ou apartamento, pergunte ao síndico sobre o status de limpeza do reservatório. Nesses casos, o serviço normalmente é feito por empresas especializadas, o que torna o processo mais prático. 

Agora, se você mora em casa e deseja limpar a sua caixa d’água você mesmo, a dica é fazer o serviço em um final de semana, já que essa tarefa exige tempo e um cuidado especial.

Como limpar caixa d’água: passo a passo

Agora que você já sabe qual a importância de limpar a sua caixa d’água, chegou a hora de aprender o passo a passo de como fazer todo esse processo. Vamos lá? 

1. Separe os materiais necessários

Para limpar a sua caixa d’água, você vai precisar de: 

  • Luvas de borracha;
  • Esponja macia;
  • Balde;
  • Panos limpos;
  • Água sanitária. 

2. Feche o registro de água

O primeiro passo para começar a limpeza é fechar o registro que corta o fornecimento de água que vem da rua para abastecer sua caixa. Ou, se preferir, prenda a bóia do reservatório para bloquear a entrada da água.

3. Esvazie a caixa d’água

Em seguida, você deve retirar todo o líquido que estiver no interior do recipiente. Mas não esvazie por inteiro, pois durante a higienização é aconselhável que a caixa tenha um palmo de água. 

Dica: antes da limpeza, feche os registros e vá consumindo a água para diminuir a quantidade no reservatório. Se não for possível esvaziar tudo, armazene o que restar para utilizar na lavagem de roupas ou na faxina da casa, por exemplo.

4. Feche a saída de água

Com a caixa com apenas um palmo de água, feche a saída que vai para o encanamento para evitar que o material de limpeza desça pelos canos.

5. Comece a limpeza

Tudo pronto para começar a limpeza? Não esqueça de colocar as luvas! Ao limpar caixa d’água de amianto, use um pano ou uma esponja macia para esfregar a parte interna, removendo toda a sujeira. Faça isso tanto nas paredes quanto no fundo do recipiente. 

Já para uma caixa d’água de concreto ou cimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal. Lembre-se de que esponja de aço, escova com cerdas metálicas, detergentes ou sabões não devem ser usados, pois comprometem a integridade do equipamento. Por fim, aplique a água sanitária e esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova. 

6. Seque a caixa d’água

Agora que você já fez a limpeza da sua caixa d’água, chegou a hora de enxugá-la. Com a ajuda de um balde e dos panos, retire toda a água que ainda sobrou na caixa.

7. Enche novamente o reservatório

Abra o registro externo ou retire a bóia para que a caixa volte a encher. Porém, mantenha fechada a saída de água da caixa para os encanamentos da casa. Depois de finalizar a limpeza, você deve fechá-la e reabastecê-la com água potável. 

Uma dica importante para evitar a entrada de ar nas tubulações é manter as torneiras fechadas e não acionar as descargas dos banheiros. 

8. Coloque água sanitária e abra a saída de água

Com a caixa novamente cheia, coloque dois litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água e aguarde por duas horas. Durante esse tempo, não utilize a água armazenada. 

Em seguida, feche novamente o registro externo e abra a saída de água da caixa para o encanamento e deixe que a água desinfectada desça pelos canos. Mas atenção: essa água não deve ser consumida e só pode ser reutilizada nas descargas ou para fazer uma faxina posteriormente.

9. Volte a encher novamente a caixa d’água

Com a caixa novamente vazia, abra o registro externo e deixe que o abastecimento seja retomado até que a caixa encha por inteiro. 

10. Reinicie o abastecimento e anote a data da limpeza

Prontinho! Agora é só tampar a sua caixa d’água para evitar a entrada de sujeira, animais e, claro, a propagação do mosquito da dengue, e anotar a data da limpeza para refazer em até 6 meses. 

Uma caixa d’água limpa para o seu lar

Agora que você aprendeu como limpar caixa d’água, é só programar um final de semana e colocar a mão na massa. Afinal, quando o assunto é saúde, não podemos esperar, certo? 
Porém, se em algum momento você perceber que o seu imóvel alugado pelo QuintoAndar precisa de reparos – seja na caixa d’água ou em outros cômodos – não hesite em nos contatar, ok? Para isso, basta acessar sua conta no site ou app e abrir um chat para conversar diretamente com o proprietário e resolver pendências como essas sem precisar sair de casa.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar