Os carpetes são peças ideais para quem busca um ambiente mais elegante e confortável, com menos ruídos e até mesmo com proteção para quedas e tombos. Além, é claro, de valorizar o ambiente e oferecer um toque aconchegante para os dias mais frios. 

No entanto, assim como outros tipos de tecidos e tapetes, o carpete também precisa de cuidados adequados para não danificar as fibras e eliminar os ácaros, que são os grandes vilões da saúde respiratória.

Pensando nisso, neste artigo vamos te contar as melhores dicas de como limpar carpete e deixar seu lar mais limpo e cheiroso. Vamos lá?  

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Aprenda como limpar sofá de tecido passo a passo 

Passo a passo de como limpar carpete 

Quer saber como limpar carpete em 3 passos simples e práticos? Então, continue a leitura e confira!

Faça uma aspiração no carpete 

Antes de começar a limpar o seu carpete, é importante fazer uma aspiração minuciosa – isso porque o carpete é um material que costuma acumular bastante pó, pelos de pets e sujeira. E, com o tempo, isso pode danificar as fibras e causar uma má aparência ao carpete. 

Para que isso não aconteça, utilize o aspirador de pó sempre nas limpezas periódicas e passe o equipamento no sentido das fibras para sugar todas as sujeiras.

Retire todos os pelos

Se você tem pets em casa, pode ser que o aspirador não dê conta de remover todos os pelos. Por isso, você pode utilizar uma solução caseira para resolver o problema: misture um pouco de vinagre branco com água e aplique a mistura com ajuda de um pano úmido e, em seguida, passe o aspirador. 

Para finalizar, passe um pano seco fazendo movimentos circulares para remover quaisquer resquícios e já ajudar a secar um pouco o carpete.  

Faça a limpeza do carpete

Agora chegou a hora de você usar nossas dicas para fazer a limpeza do seu carpete. Leve em consideração a quantidade de sujeira, se há manchas (e qual o tipo) e se tem algum cheiro forte de suor ou urina de pet, por exemplo. 

No próximo tópico você vai aprender truques de limpeza para limpar seu carpete com materiais e ingredientes que você tem em casa. Então, continue a leitura!  

Dicas de como limpar carpete 

Agora que você já sabe o passo a passo básico de como limpar carpete, separamos quais receitas você pode utilizar para remover manchas, cheiro de urina ou mofo, por exemplo. Confira as dicas abaixo e comece logo a higienizar o seu carpete e deixá-lo mais limpo e cheiroso! 

Como limpar carpete com bicarbonato de sódio e água oxigenada

Precisa retirar manchas causadas por líquidos, como molho ou café? Então essa mistura é ideal para você. A dica é limpar enquanto a mancha ainda está fresca – o que é essencial para uma remoção de sucesso. Confira como fazer a limpeza: 

Passo a passo 

1. Coloque o bicarbonato de sódio na quantidade necessária para cobrir o tamanho da mancha e deixe em cima por alguns minutos. O pó vai absorver o líquido e limpar a mancha;

2. Depois disso aspire o pó do carpete;

3. Para limpar, utilize meio copo de água oxigenada volume 10 e adicione até 3 copos de água em um recipiente, de acordo com o tamanho da mancha;

4. Misture bem e com um pano limpo faça movimentos circulares em cima da mancha, sempre enxaguando o pano na mistura, até que a sujeira saia por completo.

Como limpar carpete com detergente neutro e vinagre branco

Um recurso eficaz para limpar o carpete é a mistura de vinagre e detergente neutro. Para fazer e aplicar corretamente, siga estes passos:

Passo a Passo 

1. Em um recipiente, misture água, detergente neutro e vinagre branco em uma quantidade suficiente para limpeza do seu carpete por inteiro;

2. Umedeça um pano limpo na mistura, torça bem e vá fazendo movimentos circulares ao longo do carpete.

3. O detergente limpa e o vinagre higieniza, tirando odores. Depois de limpar bem, deixe secar naturalmente. O cheiro vai sair logo e, se preferir, abra as janelas do ambiente para ventilar melhor o espaço. 

Leia também: Aprenda como fazer detergente caseiro com 5 receitas práticas 

Como limpar carpete com amônia

A amônia tem propriedades desinfetantes que a tornam um produto perfeito para limpar um carpete que está bastante sujo. Veja como aplicá-la em segurança:

Passo a passo 

1. Em um recipiente, misture um pouco de água morna e amônia;

2. Use uma esponja ou um pincel com cerdas macias para aplicar a água misturada com a amônia no carpete;

3. Limpe o carpete por partes para certificar-se que está limpando todas as partes; 

4. Abra janelas se tiver e deixe o local ventilado para que seque e o cheiro de amônia possa ir embora.

Mantenha uma frequência de limpeza

A constância da limpeza e manutenção do seu carpete evita o acúmulo de sujeiras na superfície, conservando uma aparência bonita e aconchegante por mais tempo. Por isso, faça limpezas quinzenais ou até mesmo semanais – dependendo do tráfego no ambiente. 

Confira outros cuidados que você pode fazer para manter seu carpete limpo por mais tempo: 

  • Use tapetes estilo capacho na entrada do ambiente para evitar que as pessoas entrem com sujeira nos pés; 
  • Mantenha portas, janelas e cortinas abertas para ter ventilação natural circulando;
  • Evite molhar o carpete, pois a umidade pode estragar o material e causar manchas na superfície. Por isso, se precisar fazer uma lavagem, prefira contratar uma empresa especializada. 

Leia também: Aprenda dicas práticas de como limpar colchão em casa 

Seu lar sempre cheiroso e limpo como você merece 

Se você chegou até aqui para saber como limpar carpete e mantê-lo em perfeito estado de uso, podemos perceber o quanto se preocupa em ter um lar mais aconchegante e limpo para você e sua família. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Nós, do QuintoAndar, também prezamos muito por isso. Por isso, produzimos diversos conteúdos com dicas que ajudam você a viver melhor a cada dia e encontrar seu verdadeiro lar. 

Inclusive, se você está pensando em se mudar para um cantinho que tenha mais a sua cara, aproveite os mais de 70 filtros da nossa plataforma de moradia para buscar pelo seu lar ideal!