Prático, bonito, fácil manutenção e ótima durabilidade, o piso laminado é um dos mais procurados para instalar nas casas, já que possui tantos benefícios e um preço bastante atrativo. 

Porém, assim como em qualquer outro piso, existem alguns cuidados que você deve tomar na hora de fazer a limpeza e manutenção do piso laminado. Por isso, para te ajudar nesse processo, separamos neste artigo um passo a passo de como limpar piso laminado para deixá-lo sempre limpo e brilhante. Vamos lá?

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Qual o melhor piso para quintal e o que considerar ao escolher 

1. Tire a poeira com uma vassoura ou aspirador de pó 

Antes de começar, indicamos que você faça a limpeza superficial do piso com uma vassoura de cerdas macias ou com um aspirador de pó. 

Para evitar arranhões no piso, coloque uma pecinha com cerdas macias na ponta da mangueira de sucção do aspirador para passar em todo o piso. Assim, você consegue remover as sujeiras sem arranhar o laminado. Muito prático, não é?

2. Use um produto limpa piso específico para laminado 

O segredo para não danificar pisos de madeira, de modo geral, é sempre evitar o uso de água e, de preferência, recorrer a produtos específicos para fazer a limpeza. Caso você use muita água ou panos muito úmidos, por exemplo, as lâminas podem inchar e, com o tempo, danificar o material, sendo necessário a troca da lâmina. 

Por isso que não é recomendado utilizar piso laminado para a cozinha, por exemplo, já que pode escorrer água da pia, além de acumular muita gordura que pode necessitar de uma limpeza mais específica e intensa com produtos, muitas vezes, mais abrasivos. 

Dessa forma, a nossa dica é utilizar um limpa piso de madeira, específico para laminados, diretamente em um pano limpo seco ou levemente umedecido. Depois, com a ajuda de um rodo, esfregue o pano por todo o piso, seguindo a direção das lâminas. 

Assim, o seu piso deve ficar limpo e brilhante por mais tempo. Além disso, esse tipo de produto costuma ter uma secagem mais rápida. 

3. Se necessário, faça uma mistura com água e detergente neutro 

Caso você não tenha um produto específico para limpar laminados, você pode recorrer a uma solução de água com detergente neutro. No entanto, é necessário tomar muito cuidado para não danificar a madeira – por isso, não exagere na quantidade de água. 

Para a mistura, recomendamos que você coloque cerca de 2 litros de água em um balde e vá adicionando detergente aos poucos. Depois, agite com as mãos até formar espuma e mergulhe um pano de chão ou um mop na solução – não esqueça de torcer bem para tirar o excesso de líquido do pano.  

4. Use um pano adequado 

Você pode utilizar um mop que absorve as impurezas, sem que você tenha contato direto com os resíduos e os produtos de limpeza. Ou, se preferir, os panos de microfibras são uma ótima opção também. 

Eles são ideais para a limpeza de piso laminado, já que conseguem limpar bem sem agredir o piso com pouco esforço. Além disso, esses panos não soltam pêlos, nem linhas e têm uma boa durabilidade. 

5. O que você não deve usar para limpar piso laminado 

Como você pode perceber, o piso laminado é muito fácil para manter a limpeza no dia a dia. Mas, existem algumas coisas que você deve evitar utilizar na hoje de fazer a manutenção do seu piso. Veja só: 

  • Jogar água em excesso, pois em contato com muita umidade o piso laminado começa a inchar – e com a danificação, pode ser necessário trocar;
  • Produtos que contém silicone podem manchar o piso;
  • Lixas e esponja de aço podem arranhar o piso;
  • Qualquer tipo de produto abrasivo pode desgastar o piso; 
  • Bicarbonato de sódio pode deixar o piso esbranquiçado e opaco. 

Seu lar sempre cheiroso e limpo como você merece 

Se você chegou até aqui para saber como limpar piso laminado e mantê-lo em perfeito estado de uso, podemos perceber o quanto se preocupa em ter um lar mais aconchegante e limpo para você e sua família. 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Nós, do QuintoAndar, também prezamos muito por isso. Por isso, produzimos diversos conteúdos com dicas que ajudam você a viver melhor a cada dia e encontrar seu verdadeiro lar. Inclusive, se você está pensando em se mudar para um cantinho que tenha mais a sua cara, aproveite os mais de 70 filtros da nossa plataforma de moradia para buscar pelo imóvelideal para você!