Se você já alugou ou comprou o seu primeiro imóvel, parabéns, você é praticamente um adulto! Para completar este combo, só falta saber como limpar rejunte, uma atividade que você terá que realizar periodicamente para manter o seu lar um brinco. 

O rejunte é aquele preenchimento das juntas de revestimentos como pisos e azulejos. Ele tem a função de impermeabilizar as laterais das peças após seu assentamento. 

O problema é que, com o passar do tempo, a argamassa vai acumulando sujeiras e, se a manutenção não for feita de forma adequada, o rejunte fica com um aspecto encardido e não mais com a sua cor original. 

Para salvar o preenchimento, é preciso entender como limpar o rejunte, e é justamente isso que vamos mostrar neste artigo. Continue a leitura para descobrir a melhor forma de fazer isso!

Navegue pelo conteúdo:

O que é bom para limpar rejunte encardido?

Os produtos que você vai usar para limpar o rejunte dependem do material do revestimento. 

A forma de limpar rejunte de porcelanato é diferente do rejunte de cerâmica, por exemplo, pois cada material possui uma porosidade distinta. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é identificar o revestimento. 

Depois, é preciso fazer uma limpeza básica do piso ou azulejo. Use uma vassoura e/ou pano úmido para remover a sujeira superficial e impedir que ela penetre na superfície enquanto você está limpando. 

Já fez tudo isso? Então agora é a hora de aprender como limpar rejunte de azulejo e de outros pisos de fato. Vamos aos truques!

Leia também: Sem arranhões: como limpar corretamente a airfryer

1. Como limpar rejunte de porcelanato?

O porcelanato é um material poroso e demanda um certo cuidado, pois, se o produto usado for muito abrasivo, poderá manchar o piso. Por isso, vamos usar apenas vinagre para a tarefa. 

Usando um borrifador, aplique vinagre branco puro em toda a superfície. Deixe agir por cerca de 20 minutos e, depois desse tempo, é só retirar o produto com uma esponja ou pano úmido.

Se o rejunte estiver muito encardido, você pode esfregá-lo delicadamente com uma escovinha (ou uma escova de dentes velha que você não usa mais) para ter um resultado melhor ou, ainda, adicionar algumas gotas de limão ao vinagre. 

2. E o rejunte de cerâmica?

Os revestimentos cerâmicos contam com uma película protetora que os tornam menos sensíveis a manchas quando comparados a o porcelanato. Assim, além do truque com vinagre que você aprendeu acima, há outro ingrediente que pode ajudar a limpar o rejunte em pisos de cerâmica: o bicarbonato de sódio. 

Faça uma mistura com bicarbonato de sódio e água, usando quantidades iguais para ambos, até formar uma pasta, que deve ser aplicada sobre o rejunte.

Aguarde agir por 5 minutos e então esfregue com a ajuda de uma escova ou de uma esponja de aço. 

Finalize despejando água pela superfície para retirar bem todo o bicarbonato e, se for necessário, repita o processo.

3. Como tirar o preto do rejunte do banheiro?

O azulejo é o revestimento mais tradicional de paredes de banheiros. Eles costumam estar presentes nas paredes do box, nas bancadas ou em todas as paredes e pisos do ambiente.

Por ficarem em um local úmido, tendem a ficar pretos. É o acúmulo de mofo e sujeira que dá esse aspecto ao preenchimento. 

Se o rejunte do seu banheiro estiver dessa forma, você precisará de uma limpeza mais pesada. Para isso, misture uma parte de bicarbonato para duas partes de água oxigenada (volume 10) até formar uma pasta.

Com o auxílio de luvas, passe essa pasta no rejunte e deixe agir por 5 minutos. Depois, esfregue usando uma escova de dentes velha e retire o excesso com um pano úmido. Você verá a cor original outra vez!

4. Azulim ajuda a limpar o rejunte?

Existem alguns produtos, como o famoso Azulim, que prometem fazer uma limpeza intensa do rejunte de forma fácil.

O produto pode, sim, ser eficiente em algumas situações e é bastante indicado para fazer a manutenção. No entanto, em casos como limpar rejunte do banheiro, que está sujo há anos, ele pode não ser suficiente. 

Além disso, fique atento: o Azulim e similares são adequados para limpar cerâmicas e azulejos, mas não os pisos porcelanatos. 

5. Como limpar o piso após o rejunte?

Em alguns casos, o rejunte não ficará limpo, por mais que você se esforce. A situação é comum em casas antigas que não recebem uma boa faxina há alguns anos. 

A solução para ter um rejunte limpinho é investir em realizar de novo o acabamento, rejuntando o ambiente outra vez. 

A boa notícia é que, embora o gasto seja maior, os produtos mais modernos garantem a impermeabilidade e limpeza de superfícies, o que dificulta a fixação da sujeira. Assim, você terá um rejunte perfeito por mais tempo. 

Entretanto, após passar o produto, você terá que fazer uma boa limpeza nos revestimentos. 

A melhor forma de limpar rejunte epóxi, que é o mais utilizado hoje em dia, é com um limpador específico, que você adquire no mesmo local em que comprar a argamassa. O produto é usado logo após a aplicação do rejunte e permite a retirada com facilidade. 

Se observar que sobraram alguns resíduos, na limpeza do dia a dia, faça a aplicação de sapólio líquido e deixe agir por 3 minutos. Ele vai amolecer o epóxi, permitindo sua remoção com uma escova e pano úmido. Repita o processo até se livrar do excesso. 

Mais dicas para sua casa ficar sempre aconchegante

Se você chegou até aqui, e aprendeu direitinho como limpar rejunte, já pode se considerar um expert em faxina! Agora, se ainda falta encontrar o lar dos seus sonhos, basta acessar o QuintoAndar

A imobiliária digital está presente em mais de 40 cidades e já cuida de mais de R$ 50 bilhões em ativos, em apenas oito anos desde que se originou. 

O segredo para o nosso sucesso é a segurança e transparência que os consultores passam ao simplificar todo o processo para quem está buscando um imóvel para alugar ou comprar. 

Além disso, com o auxílio da tecnologia, temos recursos que facilitam as pesquisas. É o caso de nossos 66 filtros de busca, do tour virtual pelo imóvel e do sistema de agendamento de visitas.

Nós também oferecemos as melhores condições aos nossos clientes. Não há exigência de seguro fiança, seguro ou caução e temos parcerias com instituições bancárias para o financiamento imobiliário. É tudo mais fácil do que manter a sua casa um brinco!

Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer