Todos os móveis da casa são suscetíveis a manchas, mas alguns correm mais riscos do que outros. E o sofá é um dos que mais mancham, pois você passa muitas horas nele, seja para descansar, assistir televisão, se reunir com o resto da família, ou até comer enquanto assiste a um filme, um jogo, futebol ou seu programa favorito.

Os sofás são feitos de muitos materiais, mas, independente do tecido, para mantê-los em boas condições, é importante conhecer a fundo os detalhes sobre como limpá-los. Se você quer saber como limpar sofá de tecido com truques caseiros, esse conteúdo é para você. Separamos diversas dicas com produtos e técnicas para deixar o seu sofá limpinho e com aspecto de novo. Confira! 

Navegue pelo conteúdo:

Como limpar sofá de tecido com vinagre e bicarbonato de sódio

Um recurso eficaz para limpar o estofado de um sofá é a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Para fazer e aplicar corretamente, siga estes passos:

1. Encha um recipiente com um litro de água morna. Adicione um copo de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

2 – Dissolva os produtos e umedeça um pano limpo com o líquido resultante.

3 – Use este pano para limpar o sofá em movimentos circulares, principalmente nas áreas mais sujas ou manchadas.

4 – Certifique-se de limpar todo o estofamento com o pano e deixe a solução agir.

Em nenhum caso, despeje o vinagre diretamente no tecido do sofá, pois você não conseguirá limpá-lo (as manchas ainda estarão presentes) e deixará o sofá impregnado com um forte aroma de vinagre.

Leia também: Almofadas para sofá: como esse item coringa da decoração pode mudar sua sala

Leia também: Almofadas para sofá: como esse item coringa da decoração pode mudar sua sala

Como limpar sofá de tecido com percarbonato de sódio

O percarbonato de sódio, um derivado do carbono, é um produto particularmente interessante para remover manchas embutidas e difíceis de remover de sofás. Além disso, é um truque muito prático se você estiver procurando como limpar sofá de tecido branco, pois o percarbonato é um removedor de manchas natural muito poderoso e contém propriedades branqueadoras. Assim, irá ajudá-lo a recuperar a cor branca original dos móveis.

Recomendamos que você siga estes passos para limpar seu sofá de tecido com este produto:

1. Encha um recipiente com um litro de água morna e adicione 3 colheres de sopa de percarbonato de sódio.

2. Após dissolver o percarbonato na água, aplique o líquido na superfície do sofá, prestando atenção especial às manchas detectadas.

3. Deixe o líquido descansar por cerca de 10 minutos e esfregue o sofá com uma escova para remover o percarbonato.

4. Enxágue o estofamento com água e deixe secar antes de se sentar.

Você pode encontrar percarbonato de sódio nos mercados, ele vem na forma de um pó branco semelhante ao bicarbonato de sódio.

Como limpar sofá de tecido com sal e limão

Outro truque caseiro para limpar sofá de tecido é usar sal. É um produto natural e clareador com o qual você pode remover muitos tipos de sujeira, especialmente manchas de graxa. Siga estes passos para usá-lo corretamente:

1. Esprema 3 limões e, no suco obtido, adicione um pouco de sal.

2. Misture o sal com o suco de limão.

3. Esfregue o sofá com o líquido preparado. Para fazer isso, pegue um pano limpo.

4. Deixe agir até que as manchas e o resto da sujeira sejam removidos.

A imagem contém alguns produtos caseiros que são usados para limpar sofá de tecido, como por exemplo: um copo com vinagre, sal, limão e um pano amarelo do lado.

Como limpar sofá de tecido com água oxigenada

Um remédio caseiro com o qual você poderá remover manchas de sangue e suor no sofá é o peróxido de hidrogênio – a famosa água oxigenada. Embora sua efervescência seja muito eficaz, você deve seguir estes passos para usá-lo com segurança:

1. Dilua a água oxigenada em água para reduzir sua agressividade em tecidos delicados, como por exemplo, o linho e o veludo. 

2. Aplique a solução com um pano em uma pequena área do sofá para ver os efeitos que ela tem.

3. Se o teste for bem sucedido, limpe todo o sofá ou áreas sujas com o pano.

4. Deixe agir por alguns minutos antes de se sentar novamente.

Mas atenção, para evitar manchas, após a aplicação do produto, não seque o sofá debaixo do sol. É importante abrir todas as janelas e deixar ventilar. 

Como limpar sofá de tecido a seco

Entre as opções para limpar um sofá de tecido com truques caseiros, você também pode considerar a lavagem a seco, principalmente se o seu sofá estiver localizado em uma área muito úmida ou com poucas correntes de ar que dificultarão a secagem. Siga estes passos para fazer o processo:

1. Primeiro, aspire o tecido do sofá para remover toda a sujeira (migalhas, detritos, etc.).

2. Para limpá-lo, opte por produtos como bicarbonato de sódio ou sprays específicos que geram espuma para aplicar sem a necessidade de água ou outros componentes úmidos.

3. Aplique-os nas manchas e use uma escova limpa para removê-los.

4. Com um pano seco, retire o excesso de produto.

Como limpar sofá de tecido muito sujo com amônia

O amoníaco tem propriedades desinfetantes que o tornam um produto perfeito para limpar um sofá de tecido muito sujo. É muito eficaz devido aos componentes que contém, mas também requer conhecer algumas diretrizes básicas para aplicá-lo com segurança.

Se você quer saber como usar amônia na limpeza de estofados, siga este passo a passo:

1. Depois de remover os restos de poeira e sujeira do sofá com um aspirador de pó, despeje uma grande quantidade de água morna em um recipiente.

2. Adicione um pouco de amônia à água.

3. Use uma esponja ou um pincel com cerdas macias para aplicar a água misturada com a amônia nos móveis.

4. Limpe o sofá em áreas para certificar-se de deixá-lo completamente limpo.

5. Umedeça um pano em água morna e, depois de torcê-lo, remova qualquer sujeira que tenha ficado no estofado.

6. Ventile a sala em que o sofá está para que seque para que o cheiro de amônia possa ir embora.

Como limpar sofá de suede com água e detergente

Você provavelmente já ouviu falar no tecido suede, não é mesmo? Ele é um dos mais procurados e comprados no ramo, pois consegue garantir simplicidade e luxo em qualquer ambiente em que é colocado – além de ser indicado para quem tem pets, pois é bem resistente a possíveis arranhões dos bichinhos. 

E o melhor de tudo: para manter esse tipo de sofá sempre limpo e higienizado, é muito simples. Siga essas instruções para aprender como limpar um sofá de suede:

1. Para começar, misture água e detergente em um recipiente raso. Adicione 8 gotas de detergente neutro para 250 ml de água morna.

2. Mexa bastante até formar espuma.

3. Pegue uma escova escova macia, mergulhe na solução e faça movimentos circulares e suaves no sofá de suede.

4. Mergulhe um pano na água e torça bem antes de enxaguar o sofá.

5. Finalize passando outro pano, limpo e seco.

Mais espaço para o seu sofá

Bom, com essas dicas já é possível colocar a mão na massa e deixar o seu sofá limpinho e gostoso para você maratonar aquela série que você gosta, certo? Mas, além da limpeza, será que já passou pela sua cabeça começar algo novo, inovar, mudar e decorar uma sala nova? 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Se você tem o desejo de encontrar um novo local para morar e montar uma sala ainda mais especial, não deixe de visitar o QuintoAndar, a maior imobiliária digital da América Latina, presente em mais de 40 cidades de 16 estados nas cinco regiões do país. 

De forma rápida e sem burocracia, é possível navegar em anúncios de casas e apartamentos para alugar ou comprar e o melhor: tudo de forma online!