Com a rotina de trabalho, estudos, família e tantos outros afazeres do dia a dia, muitas vezes, manter a organização da casa pode ser uma tarefa complicada. 

Entre os cômodos, a cozinha é considerada o coração da casa por muitos – já que é onde todos se reúnem para preparar e degustar refeições. Dessa forma, por ser um ambiente bastante funcional e útil, a probabilidade de ficar bagunçado é grande.

Por isso, neste artigo, vamos trazer dicas e truques práticos para você aprender como organizar uma cozinha e mantê-la em ordem por mais tempo. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo:

1. Faça uma limpeza geral na sua cozinha 

Antes de tudo, o primeiro passo de como organizar uma cozinha é começar fazendo uma limpeza geral. Afinal, não tem como organizar nada na sujeira, não é mesmo?

Comece tirando todas as louças e alimentos dos armários, coloque em uma mesa ou um local que você consiga visualizar tudo. Depois, pegue um pano úmido com o produto de limpeza apropriado para seus armários ou de sua preferência para limpar os móveis da cozinha. 

2. Desapegue do que você não usa 

Sabe aquele pote sem tampa que você não usa mais, mas acha que em algum momento vai utilizar? Desapegue! 

Deixe na sua cozinha aquilo que você realmente utiliza, pois quanto menos coisas, menor será a probabilidade de ter bagunça. Além de travessas e potes, é importante dar uma olhada nos mantimentos da sua despensa, já que a maioria deles tem data de vencimento. 

Leia também: 13 ideias de armário de cozinha para se inspirar 

3. Tenha de fácil acesso o que você mais usa

Preste atenção nos itens e produtos que você mais utiliza no dia a dia e deixe em um local mais acessível. Já aquilo que você costuma usar poucas vezes no ano, por exemplo, opte por deixar nas partes mais altas dos armários.

Outra dica importante, é reparar na localização dos itens e colocá-los em um lugar que você consiga visualizar o que tem, principalmente, quando falamos de alimentos. 

Já que é bem comum esquecermos de alguns alimentos porque não enxergamos com frequência e, dessa forma, ocorre a maior parte do desperdício. 

4. Separe os itens por categorias

A próxima dica é separar todos os itens por categorias: grãos, farinhas e sementes podem estar em potes de mantimentos dentro do armário ou de uma despensa, por exemplo. 

Já as panelas, potes e travessas devem ficar em outro espaço separado dos alimentos. Isso faz com que você saiba onde encontrar cada item e torna sua rotina na cozinha mais funcional e ágil. 

5. Invista em prateleiras, nichos ou cestos

Se você busca mais espaço e, ao mesmo tempo, conseguir visualizar melhor todos os itens que tem na sua cozinha, as prateleiras e nichos são ótimas opções. 

Além de resistentes e duráveis, elas servem para ajudar a ampliar o ambiente para que você consiga colocar objetos mais leves e que usa no seu cotidiano, liberando mais espaço nos armários. 

Leia também: Passo a passo: como instalar uma prateleira  

6. Use ganchos na parede para utensílios 

Outra maneira de ampliar o uso do armário da cozinha, é adicionando ganchos para prender itens que são utilizados todos os dias, como xícaras, frigideiras, espátulas, entre outros utensílios.

Além de trazer mais estilo e até mesmo decorar a sua cozinha, esse truque é funcional e, com certeza, vai agilizar a sua rotina na hora de preparar as refeições. 

7. Aposte em um organizador de pratos e talheres 

As gavetas sempre são um desafio para quem quer fugir da bagunça, principalmente as de talheres. Por isso, busque utilizar um divisor para separar facas, garfos, colheres etc. Existem diferentes tipos de divisórias que aumentam o espaço das gavetas. Você pode escolher modelos de plástico, metal, madeira, estampados ou lisos, dependendo do seu gosto e estilo.

Os pratos também são itens que usamos frequentemente no dia a dia, por isso, não tenha medo de investir nos organizadores de louças para ter mais praticidade e, ao mesmo tempo, mais espaço disponível no seu armário. 

8. Tente manter uma rotina de organização 

A última dica é, sem dúvidas, a mais importante: crie hábitos de organização. Depois de arrumar toda a cozinha, converse com os outros integrantes da casa e explique qual foi seu método para organizar e peça para que todos ajudem a manter.   

Sabe aquele ditado “sujou, lavou”? Pois bem, na organização podemos adaptar para “tirou do lugar, guarde no mesmo local após o uso”. Por exemplo, se você está preparando o jantar e tirou os temperos dos lugar para temperar a carne, assim que terminar de usar, guarde-os de volta. 

Com esse cuidado, você evita que os itens fiquem bagunçados e jogados na cozinha e também garante que eles voltem para o lugar certo e não se misturem com itens de outras categorias. 

Organização e mais funcionalidade na sua cozinha dos sonhos 

Esperamos que com as nossas dicas de como organizar uma cozinha essa tarefa fique mais fácil, prática e até mesmo divertida para você, além de trazer mais funcionalidade para o seu dia a dia. 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui


E, caso você tenha mais dúvidas sobre organização, limpeza e decoração continue navegando no MeuLugar e confira dicas para facilitar ainda mais a sua rotina. E, se precisar de ajuda para encontrar o seu imóvel ideal, já sabe, né? É só olhar no QuintoAndar!