Você é daquelas pessoas adeptas do estilo DIY (Do It Yourself, ou faça você mesmo)? 

Cada vez mais gente opta por fazer o trabalho sozinho, seja para economizar ou pelo prazer de realizar alguma atividade manual. A questão é: como fazer algo como passar massa corrida na parede corretamente? 

Essa atividade é necessária para vários tipos de reformas. Afinal, ela mantém a parede e o teto livres de imperfeições. O resultado é um aspecto ainda mais bonito e uniforme, já que a massa corrida garante o nivelamento da superfície e tira qualquer bolha ou trinco.

Porém, é preciso saber aplicá-la em diferentes situações. Por isso, vamos apresentar um passo a passo para você saber como passar massa corrida na parede pintada, com textura, de drywall, chapiscada e mais. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

Como preparar massa corrida para passar na parede?

Como preparar massa corrida para passar na parede?

A massa corrida é um produto indicado para ambientes internos, como quartos, salas e outros cômodos interiores. Isso porque ela não tem capacidade de resistir à ação do tempo e da umidade.

Ela também é conhecida como massa PVA, que indica sua base de resina vinílica. Por isso, ela é usada em alvenaria e concreto.

Na prática, a composição da massa corrida faz com que esse produto seja cremoso e apresente um bom poder de enchimento. Além disso, tem secagem rápida e é fácil de aplicar.

Todo fabricante apresenta as orientações adequadas. Por isso, o ideal é verificá-las antes de fazer qualquer trabalho. De todo modo, as principais massas corridas no mercado já são prontas para uso.

Caso ela esteja muito dura, é possível diluir o produto com água. Nesse caso, use a proporção de 5% a 10% do líquido misturado ao produto. Bata muito bem a mistura até que ela fique homogênea. E vale lembrar que é preciso utilizar a massa corrida em até 24 horas, no máximo.

Como passar massa corrida na parede?

Para garantir um bom acabamento, é necessário entender a melhor forma de fazer o uso da massa corrida. Assim, confira um passo a passo de como fazer!

Passo 1: Reúna todos os materiais necessários

Reúna todos os materiais necessários

Você precisará de rolo, lixa e espátula ou desempenadeira. Ainda vale a pena usar roupas fechadas, óculos e máscara de proteção e boné para proteger cabelos e pele.

Passo 2: Limpe a superfície

Limpe a superfície

Caso a superfície seja lisa, passe a espátula para garantir um efeito homogêneo. Se for áspera, prefira a desempenadeira e o rolo, ou o hidrojato para áreas muito grandes. 

Assegure-se de que não há mofo, sujeira, poeira, graxa, manchas, partículas soltas e pinturas antigas. Se for necessário, higienize com água e detergente neutro. Nos pontos de mofo, o indicado é a mistura de água e cloro.

Passo 3: Lixe a parede com uma lixa grossa número 180

Lixe a parede com uma lixa grossa número 180

A lixa ajudará a tirar toda a sujeira que pode estar na parede, mas é preciso limpar novamente para retirar o pó que ela produz. Para isso, passe uma vassoura ou um pano macio. Assim, as impurezas não atrapalham a aderência da massa corrida à parede.

Passo 4: Aplique o selador

Aplique o selador

A emulsão seladora deve ser passada com um rolo de pintura. No entanto, o produto só é obrigatório em paredes pintadas ou que têm contato direto com a umidade. Espere a secagem, que leva de 1 a 4 horas.

Passo 5: Prepare a massa corrida

Prepare a massa corrida

Siga as instruções do fabricante ou compre um produto já pronto. Lembre-se de misturar com água, caso a massa esteja muito dura.

Passo 6: Passe a massa corrida na parede

Passe a massa corrida na parede

Comece pelo canto da parede e vá ao centro, de preferência, de baixo para cima. Com a espátula, tire uma quantidade adequada de massa da embalagem e coloque na desempenadeira. O ideal é colocar a massa da espátula na lateral maior do equipamento. Enquanto isso, você estica o produto sobre a parede.

Garanta que fique somente uma camada fina e uniforme. Vá aplicando em espaços menores para que, a cada 2 minutos, aproximadamente, você utilize a desempenadeira para retirar os excessos.

Além disso, é preciso aplicar duas demãos. Após a primeira, corrija as imperfeições e aproveite o rodo para tirar os excessos. Espere 24 horas para secar e passe a segunda demão. Então, espere mais 2 a 3 horas, de acordo com as instruções do fabricante e o ambiente trabalhado.

Passo 7. Finalize o trabalho

Novamente, lixe as paredes – dessa vez, use uma lixa fina. O objetivo é garantir que fique somente uma camada uniforme. Depois, já pode fazer a pintura.

Como aplicar massa corrida em diferentes superfícies?

Agora que você já viu como preparar a massa corrida, veja algumas informações específicas para aplicação em diferentes situações.

Como passar massa corrida na parede com rolo?

O rolo de pintura é um material essencial. Com ele, é possível aplicar a emulsão seladora. Esse produto serve para uniformizar a superfície. Além disso, impede que a alvenaria absorva a tinta.

No entanto, só deve ser passado se a parede estiver pintada ou tiver contato direto com a umidade. Caso contrário, é dispensável.

O rolo também serve para criar efeitos decorativos com textura na parede. Assim, ele é passado somente depois da aplicação da massa corrida, sendo que ela ainda deve estar molhada.

Como passar massa corrida na parede descascada?

O processo de aplicar a massa corrida é igual. Porém, antes é preciso raspar bem a superfície com a lixa para tirar toda a tinta que está descascando. Caso contrário, o produto pode não ter uma adesão adequada à parede.

Como passar massa corrida na parede pintada?

Caso a parede em questão tenha partes descascando, é preciso lixar, como acabamos de dizer. Além disso, é necessário aplicar o selador e aguardar a secagem desse produto, que leva de 1 a 4 horas. Depois, é só seguir com o passo a passo detalhado que você leu acima.

Como passar massa corrida na parede com textura?

Nesse caso, é preciso usar uma desempenadeira e um rolo específico. Caso a área seja muito grande, vale a pena usar um hidrojato para cobrir toda a superfície.

Como passar massa corrida na parede de drywall?

Para saber como passar massa corrida na parede de drywall, você deve aplicar o produto em toda a chapa, em vez de apenas nas emendas das placas. Além disso, vale a pena usar o selador para garantir a máxima impermeabilização e unificação.

Como passar massa corrida na parede chapiscada?

É preciso lixar toda a superfície para garantir que ela fique lisa. Depois, é possível causar o mesmo efeito na nova pintura.

Como passar massa corrida no teto?

O procedimento é o mesmo de como passar massa corrida na parede. Ou seja, é preciso fazer a limpeza, o lixamento e a aplicação do produto em duas demãos.

Ainda assim, é importante tomar alguns cuidados, já que o teto é mais difícil de trabalhar. Entre eles estão:

  • Proteger bem o rosto e os olhos para evitar a sujeira que cai. O ideal é usar óculos, luvas e máscara;
  • Utilizar uma lixadeira articulada manual ou elétrica para facilitar o trabalho e reduzir o desgaste físico;
  • Usar andaime ou escada para ficar em uma posição melhor;
  • Utilizar o rolo para facilitar o trabalho.

De toda forma, tente ficar o mais perto possível da superfície para encontrar possíveis defeitos. De longe, eles podem passar despercebidos e afetar o resultado final do trabalho. Também invista em uma iluminação adequada pelo mesmo motivo.

Cansou de reformas? Procure um novo lar!

Se você quer um novo lar, sem dores de cabeça, e de forma rápida e sem burocracias, conte com o QuintoAndar! Aqui, você confere fotos reais, tiradas por fotógrafos profissionais, que mostram com fidelidade o ambiente que você vai morar. Com imóveis em mais de 40 cidades e 67 filtros de pesquisa para ajudar você a encontrar a casa ou o apartamento que tanto deseja, é possível achar o lugar certo para a sua família e ainda deixá-lo com a sua cara!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui