Você encontrou um ótimo apartamento pra morar. Mas ele não está perfeito, pois ainda não tem a sua cara. Calma! Nesse momento, tudo o que você precisa é de alguns truques de decoração que combinem com a sua personalidade.

A arquiteta Ana Yoshida deu algumas sugestões para o site do Jornal do Oeste, que fomos buscar pra compartilhar com você. Aposte nessas dicas econômicas, descomplicadas e, o que é melhor: sem nenhuma necessidade de obra!

O chão que eu piso

Uma sugestão prática é usar tapetes quando o piso não combina muito com você. Ou quando há alguns pontos com pequenos desgaste. Eles podem ser usados em qualquer ambiente.

Um outro jeito de personalizar o seu novo espaço é usar pisos de madeira flutuante. Eles são colocados por encaixe sobre o piso antigo. E caso você precise tirar na hora da entrega do imóvel, basta soltar. E com um detalhe importante: se bem retirado, você pode até aproveitar o mesmo piso em outra casa!

Sala decorada com um tapete bonito

Dane Deaner (Unsplash)

Entre algumas paredes

O uso de papel de parede costuma ser uma opção boa e segura. Nos casos dos banheiros e da cozinha, invista em tintas específicas para cobrir azulejos ou em laminados melamínicos.

Quer algo mais prático? Adesivo neles! No mercado há muitas opções de adesivos de vinil. São fáceis de aplicar e de serem limpos. E vão dar o toque de personalidade que faltava no seu pedaço!

Mulher em almofada branca usando um laptop, com papel de parede ao fundo.

Becca Tapert (Unsplash)

Iluminação

A luz certa traz conforto e aconchego pra qualquer ambiente. Abuse da iluminação indireta dos abajures! Aproveite também os pontos de luz existentes e invista em belos lustres ou pendentes.

Iluminação industrial

Stefan Steinbauer (Unsplash)

Móveis planejados: repense!

Invista em móveis soltos no lugar dos planejados. Além de serem mais rápidos para mobiliar a casa, você transporta com facilidade quando decidir se mudar pra outro lugar. Visite lojas de decoração. Você certamente vai encontrar aquele móvel que tem o seu jeitinho.

Além disso, você pode investir em móveis de antiquário, que sempre dão um charme. Ou muitas vezes tem um móvel antigo da família pelo qual você tem apego. Seja novo ou velho, de segunda mão ou feito pelas suas próprias mãos, os móveis são a alma de uma casa.

Móveis antigos

Timothy Rhyne (Unsplash)

Quadros e fotografias que contam sua história

Um quadro no lugar certo é a cereja do bolo numa decoração. Eles dão vida às paredes e podem mudar um ambiente. O mesmo se aplica às fotografias, que, quando arrumadas de forma harmoniosa, deixam tudo mais familiar pra você.

E aqui vale um pouco de tudo. Pode ser aquele pôster que você comprou numa viagem. Uma composição com fotos de parentes e amigos. Ou até mesmo colagens, com ilustrações ou citações.

Fotos e quadros em paredes

Jason Briscoe (Unsplash)

Que tal soltar a criatividade deixar a casa com a sua cara?