Morar em uma casa aconchegante, que tem a nossa cara, é uma delícia, não é mesmo? Mas, melhor ainda, é chamar quem a gente ama para curtir o espaço com a gente! Você sabia que 76% dos brasileiros gostam de receber amigos em casa?

E existem os mais variados perfis de pessoas que gostam de receber visitas: dos mais organizados aos que deixam para fazer tudo de última hora, dos que ficam até o último convidado ir embora até aquelas que vão dormir e confiam seus lares nos amigos mais festeiros.

Independente do tipo de anfitrião que você for, se você faz parte do grupo que ama ter pessoas especiais por perto, aproveitando juntos o seu lar, confira aqui 5 dicas simples para organizar os preparativos e poder curtir com mais tranquilidade a companhia das suas visitas – mesmo que seja pouco tempo antes de chagarem!

Navegue pelo conteúdo

1. Faça listas

Planejar sempre facilita tudo e evita que você esqueça de alguma coisa. Por isso, que tal montar uma lista de afazeres – o famoso checklist?

Na sua lista de preparativos para receber amigos em casa deve ter:

  • Quem vai? Primeiro de tudo, é importante definir quantas pessoas você vai chamar para o evento na sua casa. Afinal, esse é o ponto de partida que vai determinar os demais afazeres.
  • O que vai ter para comer? Um churrasco à tarde, um almoço ou jantar na sala ou uma noite de drinks? Anote quais petiscos ou até ingredientes para uma refeição mais elaborada você não tem em casa e compre com antecedência. Já para as bebidas, você pode combinar de cada um levar o que for beber.
  • Onde os convidados vão ficar? Programe-se para preparar o ambiente e deixar a mesa posta com antecedência – seja no quintal, na varanda ou em uma mesa de centro ou de jantar. Assim, você não precisa pausar o assunto para montar o espaço!
Foto que ilustra matéria sobre receber amigos em casa mostra uma mulher deitada na cama olhando para o computador e fazendo uma lista anotando em um caderno

2. Decore com flores e plantas

Flores fazem a diferença em uma decoração. Mesmo que você já tenha plantas em casa, vale a pena reposicioná-las no ambiente ou até mesmo montar pequenos arranjos de flores na mesa. Um buquê na entrada da casa também faz uma bela presença no ambiente. E que tal um ramo de lavanda no banheiro, para ajudar a manter o ambiente perfumado?

Foto que ilustra matéria sobre como receber amigos em casa mostra duas pessoas sentadas à mesa, com petiscos e bebidas, e um arranjo de flores no centro

+Leia também:
– Como fazer uma decoração prática com plantas

3. Organize o banheiro social

Caso sua casa tenha mais de um banheiro, decida qual deles seus amigos vão usar – de preferência, o que for mais próximo do espaço onde você decidiu recebê-los. E isso contando que você já não tem um lavabo, cuja finalidade é justamente ser usado por visitas.

+Leia também:

– Como deixar o seu lavabo moderno e aconchegante?
– 7 ideias para decorar o seu lavabo pequeno
– Ideias e inspirações para decorar seu lavabo rústico

Dê um toque agradável ao ambiente: além do ramo de lavanda sugerido na dica acima, você pode apostar em velas perfumadas ou em um difusor de aromas.

Além disso, deixe sempre visível, pelo menos, um rolo de papel higiênico extra. E não esqueça de conferir se há sabonete (líquido ou em barra) e álcool em gel disponível para seus convidados usarem.

Uma caixinha com fio dental, enxaguante bucal e remédios pode ser útil, além de ser um sinal de hospitalidade para quem está de visita pela sua casa.

Foto que ilustra matéria sobre receber amigos em casa mostra uma bandeja para banheiro com itens de necessidade pessoal, como sabonete, álcool em gel, entre outros

4. Pense na música!

Uma boa playlist também é bem-vinda! Seja um som ambiente ou um encontro mais animado, o ideal é começar com um som mais tranquilo e ir agitando na sequência. Você pode pedir a colaboração dos convidados, inclusive, para que eles coloquem na sua playlist as músicas que estão curtindo no momento. Só cuide do volume, que é para nenhum vizinho se incomodar!

Foto que ilustra matéria sobre receber amigos em casa mostra pessoas dançando

5. Que tal um pouco mais de diversão?

Se você e seus amigos são do tipo que adoram jogos, por que não preparar algumas opções para entreter os convidados? Aqui, vai depender do estilo de jogo que vocês mais gostam, mas vale tudo: desde baralho, jogos de tabuleiro e até mesmo videogame.

Foto que ilustra matéria sobre receber amigos em casa mostra três jovens jogando videogame

Aproveite a companhia de quem você ama que a gente cuida da burocracia

Pensando em se mudar para receber os amigos com mais conforto mas, só de pensar, já fica com preguiça de todos os processos para alugar ou comprar um imóvel? Deixa com a gente!

No QuintoAndar, você não precisa se preocupar com a burocracia dos trâmites imobiliários – a gente agiliza para você! Além de poder usar mais de 70 filtros de pesquisa para encontrar o seu novo lar ideal, você pode fazer um tour virtual e conferir fotos profissionais dos ambientes, para já ir pensando onde vai receber as suas visitas. Em poucos cliques você já consegue agendar uma visita e, quem sabe, conhecer a sua próxima morada!