Você já parou para pensar no tamanho do impacto que a geração de resíduos tem em nosso planeta? Por isso, aprender a como separar corretamente o lixo e fazer o descarte de forma efetiva é muito importante para colaborar com o meio ambiente. 

A reciclagem não só diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, como também gera economia de água e energia. Fora isso, também pode ser uma fonte de renda para os catadores de lixo. Você pode até achar o discurso clichê, mas se cada um fizer a sua parte – mesmo que com pequenas atitudes – podemos conseguir fazer a diferença. 

Para te ajudar a separar o lixo e descartá-lo da forma correta e para o destino certo, reunimos neste artigo algumas dicas básicas para tornar essa tarefa mais simples no seu dia a dia. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Como produzir menos lixo e descartar corretamente seus resíduos 

O que é reciclável?

É reciclável todo o resíduo descartado que após sofrerem uma transformação física ou química podem ser reutilizados novamente, seja com a forma original ou como matéria-prima para outros materiais.Por exemplo: papéis, vidros, embalagens, plásticos, metais, isopor, tubo de pasta de dente e todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, entre outros. 

Por que reciclar? 

Por meio da Coleta Seletiva conseguimos separar resíduos recicláveis dos não recicláveis o que possibilita o reaproveitamento de muitos materiais. Fazendo assim, da reciclagem uma solução econômica e social em prol do nosso planeta. Além disso, essa prática traz muitas outras vantagens como: 

  • Reduz o consumo de matérias-primas;
  • Diminui gradualmente a poluição do solo, água e ar;
  • Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população; 
  • Aumenta a vida útil de aterros sanitários;
  • Mais produção de compostos orgânicos; 
  • Geração de empregos para a população e de receita para pequenas e micro empresas com a comercialização dos materiais recicláveis.

Como separar corretamente o lixo 

Agora que você já sabe a importância de reciclar o lixo, vamos ensinar como fazer o descarte da forma correta. Confira os passos a seguir: 

1. Separe o que é lixo comum, orgânico e reciclável 

Se você tiver espaço, o ideal seria separar cada tipo de resíduo reciclável dentro de um saco de plástico específico. Mas, caso contrário, plásticos, papéis, vidros e metais podem ser descartados juntos. Só tome cuidado para não misturar com resíduos orgânicos, e pronto, está feita a divisão do lixo. Para entender melhor, confira alguns exemplos: 

  • Lixo comum: papel higiênico, papéis sujos e engordurados, poda de plantas, filtros de café e chá, adesivos, papéis celofane, metalizados ou plastificados;
  • Lixo orgânico: cascas de frutas, legumes e ovos, borra de café e restos de alimentos em geral;
  • Lixo reciclável: Isopor, vidro, papéis (exceto o que citados acima), plástico e metais. 

2. Separe cuidadosamente resíduos cortantes

É preciso de muita atenção para descartar itens perfurantes e cortantes, como vidros, seringas, agulhas e qualquer outro resíduo que possa causar ferimento. Para que não ocorra nenhum tipo de acidente, a dica é cortar uma garrafa pet ao meio, colocar o resíduo perigoso, encaixar novamente a garrafa e selar com fita adesiva. Dessa maneira, quem estiver coletando o lixo consegue ver através da garrafa o que está ali dentro e tomar o devido cuidado com o manuseio. 

3. Itens especiais

Há alguns tipos de resíduos que precisam ser descartados com cuidados extras para não colocar ninguém em risco. Veja alguns exemplos: 

  • Pilhas, baterias e outros eletrônicos devem ser descartados em lixeiras específicas para esse tipo de resíduo ou podem ser entregues em lojas que oferecem esses produtos;
  • Fios, lâmpadas e eletrodomésticos devem ser entregues em postos de reciclagem especializados;
  • Medicamentos devem ser entregues em farmácias, postos de saúde ou hospitais para o descarte adequado;
  • Embalagens de aerossol devem ser entregues em postos de coleta especializados.

4. Limpe antes de descartar 

De preferência, remova o excesso de sujeira do material. Isso evita mau cheiro nos pontos de reciclagem e a proliferação de insetos, que podem prejudicar a saúde dos trabalhadores. Limpe, por exemplo, o pote de iogurte com um papel usado ou água de reuso e seque a embalagem para que ela não molhe os demais papéis que serão reciclados junto.

5. Descarte para o destino correto 

Não há uma única maneira de fazer o descarte, isso pode variar de pessoa para pessoa – e de lugar em que cada um vive. Isso porque tem locais em que o próprio caminhão da prefeitura passa em dias e horários diferentes para retirar o lixo orgânico e reciclável. 

Também há ecopontos que funcionam para coleta seletiva e, mais recentemente, foi criado o Cataki – um aplicativo que conecta catadores a pessoas que querem fazer descarte.  

Bônus: tempo de decomposição de alguns materiais 

Quando não descartamos da forma correta o lixo, alguns materiais levam anos para se decompor, comprometendo o meio ambiente. Veja alguns exemplos: 

  • Papel: 3 a 6 meses;
  • Chiclete: 5 anos;
  • Bituca de cigarro: 2 anos;
  • Fralda descartável: 450 a 600 anos;
  • Copo de plástico: 50 anos;
  • Latas de alumínio: 200 a 500 anos; 
  • Garrafa PET: 200 a 500 anos;
  • Vidro: 4 mil anos;
  • Isopor: 400 anos.

Comece a separar o lixo corretamente na sua casa nova

Esperamos que as nossas dicas de como separar corretamente o lixo te ajude a criar uma rotina de descarte na sua casa. Comece aos poucos, com pequenas mudanças no seu dia a dia, e então, incentive amigos e vizinhos a seguir o mesmo. Outra dica legal é separar um espaço no quintal da sua casa e instalar lixeiras para cada tipo de resíduo. Dessa forma, você tem mais facilidade na hora da separação. 

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Porém, caso você não tenha muito espaço para separar corretamente o lixo e esteja em busca de um imóvel maior, saiba que pode contar com o QuintoAndar. Em nosso site ou app você encontra mais de 70 filtros de pesquisa avançados, fotos tiradas por profissionais e, ainda, pode fazer um tour virtual antes de agendar a sua visita. Aproveite e encontre o lar dos sonhos em poucos cliques! 

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.