Quem nunca comprou um pote, copo ou até mesmo eletrodomésticos e sofreu para retirar os adesivos que vem colado nos objetos? 

Engana-se quem acha que apenas em tigelas ou formas de cozinha que a cola das etiquetas ficam grudadas, os vidros de janelas de casa do carro, e até mesmo rótulos de geladeira e microondas, sofrem com esse problema. 

Dessa forma, chega de perder tempo raspando os adesivos ou deixando de aproveitar objetos por não conseguir retirar os rótulos. Neste artigo, você vai aprender truques e receitas caseiras de como tirar adesivo de vidro. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo 

1. Como tirar adesivo de vidro com água quente e sabão

O primeiro truque é muito fácil e, talvez, o que todo mundo conhece ou já tenha testado. Você vai precisar de água quente, uma esponja e um sabão neutro. Veja como fazer:

  • Em um recipiente adicione a água quente, em ponto de pré-fervura, e 20 gotas (ou uma colher de sopa) de detergente neutro de sua preferência;
  • Coloque os vidros nessa mistura deixando a parte com o adesivo em contato com a água o tempo todo. Lembre-se de que é importante que o recipiente esteja totalmente submerso na água. Deixe agir por cerca de 30 minutos para que a cola possa derreter um pouco;
  • Em seguida, esfregue suavemente com uma esponja e lave o vidro para remover o adesivo. 

E pronto, a cola e o adesivo devem sair com facilidade. Além de superfícies em vidro, você também consegue utilizar essa técnica em objetos de inox e plástico. 

Leia também: Aprenda como fazer detergente caseiro com 5 receitas práticas

2. Como tirar adesivo de vidro com água quente e vinagre

Já sabemos que o vinagre é um ótimo aliado para fazer a limpeza de sofás, box de banheiro e até mesmo para acabar com formigas. Mas, não é só isso: ele também ajuda na hora de remover adesivo de vidros. Aprenda como:

  • Em um recipiente adicione água quente, meia xícara de vinagre branco e 10 gotas de detergente neutro;
  • Coloque luvas de borracha, umedeça um pano de limpeza na mistura e esfregue suavemente o adesivo. Você vai perceber que ele vai começar a desmanchar e a soltar;
  • Faça o processo quantas vezes forem necessárias para soltar totalmente a cola do adesivo e, então, removê-lo por inteiro. 

Prontinho! Após finalizar, utilize um produto limpa vidros de sua preferência para dar mais brilho e eliminar o odor de vinagre do objeto. 

3. Como tirar adesivo com limão 

Assim como o vinagre, o limão também possui uma acidez que ajuda a cola a se desgrudar facilmente dos objetos. Você vai precisar de um suco de limão diluído em água quente e uma esponja. Confira:

  • Esprema dois limões e misture com 1 copo de água quente;
  • Esfregue a mistura sobre o adesivo e aguarde por cerca de 10 minutos;
  • Com o auxílio de uma esponja macia, esfregue a superfície do adesivo e vá removendo com cuidado. 

Tome cuidado na hora de retirar o adesivo e, principalmente, de manusear o objeto de vidro. Use luvas de borracha para evitar qualquer acidente. 

4. Como tirar adesivo de vidro com óleo e bicarbonato de sódio

Se você já fez algumas tentativas com os outros truques e não teve muito sucesso, a união do óleo de cozinha e bicarbonato de sódio pode ser uma ótima alternativa para adesivos mais resistentes. Veja como fazer:

  • Em um recipiente, misture uma colher de sopa óleo de cozinha e uma de bicarbonato até que formem uma pasta homogênea;
  • Em seguida, aplique essa mistura sobre todo o adesivo e deixe agir  por 30 minutos;
  • Depois é só esfregar o adesivo com ajuda de uma esponja e lavar bem o objeto. 

Leia também: Como limpar espelho: dicas para você deixar suas peças brilhando 

5. Como tirar adesivo de vidro com secador de cabelo

Uma forma inusitada, mas que funciona para remover adesivo de vidro, é utilizar o secador de cabelo. Principalmente para janelas e vidros de carro, esse truque vai funcionar perfeitamente. Aprenda o passo a passo:

  • Ligue o secador na opção mais quente e posicione a saída de ar sobre todo o adesivo por alguns minutos para que o calor consiga amolecer a cola e ajudar a desgrudar o adesivo;
  • Aguarde as pontas do adesivo começarem a soltar e, então, comece a puxar;
  • Pode ser que o adesivo não se desgrude por completo na primeira tentativa, por isso, faça o processo quantas vezes forem necessárias. 

Atenção: todo cuidado é pouco quando estamos falando de vidro, portanto vá com cautela e proteja-se utilizando luvas de borracha. 

Aproveite melhor seu lar com mais funcionalidade e estilo

Agora que você já sabe como tirar adesivo de vidro, tem tudo o que precisa para começar a aproveitar aquele vidro de requeijão que estava na geladeira e, claro, deixar seus potes e objetos mais bonitos e livres de etiquetas.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Nós, do QuintoAndar, buscamos sempre produzir conteúdos educativos e trazer diversas dicas que ajudam você a viver melhor a cada dia, além de soluções que podem otimizar seu tempo e seus gastos. 
E, se precisar, já sabe, né? Pode contar sempre com a gente! Navegue pelo MeuLugar e aprenda tudo sobre decoração, design, melhores bairros e regiões para morar e muito mais.