Você se deparou com uma mancha de mofo naquela roupa que escolheu para sair? Não se preocupe, aqui tem as melhores dicas de como tirar mofo de roupa colorida e branca

Além disso, o odor causado pelo mofo em um armário ou cômodo também é bem desagradável. Então, trouxemos um passo a passo para remover manchas e também o cheiro de mofo. Tudo de forma bem simples e com ingredientes que você tem em casa. Vamos lá?

Navegue pelo conteúdo:

Como tirar mofo de roupa: primeiros passos

Saiba o que fazer para tirar manchas de mofo da roupa, desde os utensílios aos produtos mais indicados, assim como as técnicas recomendadas.

  1. Remova o mofo imediatamente

O primeiro passo é esse: achou uma roupa com mofo, seja a mancha grande ou pequena, aja na mesma hora. Isso porque o fungo cresce muito rápido, ficando mais complicado tirar o mofo da roupa depois. 

  1. Tire a peça do local

Leve a roupa com mofo para um lugar arejado da casa, de preferência uma área externa. Assim, você não corre o risco de respirar o cheiro forte que pode ter e nem de espalhar os fungos pela casa. 

Materiais necessários para tirar mofo de roupa

Para fazer essa missão de forma que não estrague o tecido da sua peça, veja as indicações de materiais que você vai precisar abaixo:

  • Pano limpo: ideal para tecidos mais delicados, esfregar com o pano vai ajudar a tirar a mancha de mofo da roupa. 
  • Escova de lavar roupas: utensílio mais indicado e também mais utilizado para essa situação. 
  • Escova de dentes: pode ser uma velha que você não use mais, basta higienizar bem antes. É uma boa opção para manchas pequenas de mofo. 

Lembre-se de fazer movimentos suaves para que a peça volte a ficar perfeita, sem risco de estragar. 

Como tirar mofo de roupa com bicarbonato de sódio

Para quem busca como tirar mofo de roupa com bicarbonato, saiba que essa é a forma mais indicada de conseguir a remoção completa de manchas de mofo antigas. Confira o passo a passo:

  • Esquente 1 litro de água;
  • Em seguida, coloque na água 1 colher de sopa de bicarbonato e misture bem; 
  • Hora da mágica: deixe a roupa de molho por 30 minutos e perceba a mancha de mofo sair aos poucos sem danificar o tecido; 
  • Depois é só enxaguar bem a roupa e lavar normalmente.

Se precisar de mais água para a sua peça, basta dobrar a mistura: 2 litros, 2 colheres e assim por diante.

Outra forma de como tirar mofo de roupa com bicarbonato no caso de manchas mais difíceis ou menores, é fazendo uma pasta de bicarbonato. A pasta nada mais é do que uma versão reduzida e concentrada da mistura indicada acima. 

Para começar, misture bem 1 colher de sopa de bicarbonato com 2 colheres de sopa de água gelada. Aplique diretamente na mancha de mofo, deixando agir por 20 minutos. Em seguida, basta esfregar bem, enxaguar a peça e lavar normalmente. Prontinho!

Como tirar mofo de roupa com sabão

Se você quer saber como tirar mofo de roupa sem bicarbonato, saiba que o sabão também é uma boa alternativa.

Aqui os passos são simples e até habituais: coloque a roupa de molho na água fria com sabão. Ela deve ficar ali por até 2 horas. Depois, lave bem a peça com água quente ou morna. Caso a mancha de mofo ainda não tenha saído, repita esse processo. 

Último e importante passo para tirar o mofo da roupa

Independente do processo que você escolheu para remover o mofo de uma peça, lembre-se de secar a roupa ao sol ou em local bem arejado. Isso vai ajudar a matar qualquer vestígio de fungo que possa ter ficado na peça, deixando eles bem longe da sua casa.

Dicas fáceis para tirar mofo de roupa colorida

Saber como tirar mofo de roupa colorida pode ser mais tranquilo do que você imagina e com um ingrediente bem comum: o vinagre. 

Qual vinagre usar para tirar mancha de mofo em tecido?

O indicado é usar vinagre de álcool, aquele transparente (ou branco) e que é facilmente encontrado no supermercado. O vinagre ajuda a tirar mofo de roupa colorida sem desbotar as cores do tecido. 

Como tirar mofo de roupa colorida com vinagre

Quando a mancha de mofo for pequena, basta borrifar o vinagre de álcool diretamente nela e esfregar bem até remover o fungo. Em seguida, espere 15 minutos e lave a roupa normalmente. 

Já se toda a peça foi prejudicada, ou você quer saber como tirar mancha grande de roupa colorida, o passo a passo é:

  • Misture 1 litro de água com 1 xícara de vinagre de álcool; 
  • Coloque a roupa de molho por 20 minutos. Isso irá limpar a peça por inteiro. Se a mistura for pouca, dobre a quantidade;
  • Caso perceba que a mancha de mofo não saiu por inteira enquanto ficou de molho, esfregue bem onde está sujo; 
  • Lave normalmente em seguida. 

Como tirar mofo de roupa branca em 3 passos

Para tirar mofo de roupa branca, o ingrediente da vez é a água sanitária. O produto é poderoso contra sujeira e também contra fungos em roupas. A indicação aqui é apenas para roupas brancas, pois a água sanitária desbota as cores dos tecidos. Confira o passo a passo:

  1. Misturinha mágica: 300 ml de água sanitária, 300 g de açúcar e 300 ml de água;
  2. Coloque a roupa branca de molho na mistura por 30 minutos; 
  3. Enxágue bem e lave a peça normalmente. 

Viu como é fácil? O segredo aqui foi a mistura de açúcar com água sanitária. Pode confiar: essa combinação ajuda a reduzir a aparência das manchas de mofo de forma muito rápida. 

Outra forma de tirar mofo de roupa branca é com vinagre de álcool. Basta seguir a dica que demos acima. Em seguida, se a mancha de mofo continuar, prossiga com a água sanitária. 

Dúvidas comuns sobre mofo na roupa

Agora que você já sabe as principais dicas para remover mofo, é hora de tirar outras dúvidas bem comuns sobre o assunto. Confira!

Mofo e bolor são a mesma coisa?

O bolor é o início da infestação do fungo que causa o mofo. É quando ele é apenas uma camada, geralmente pequena, sobre o tecido. Costuma aparecer como uns pontinhos acinzentados. Nessa fase é bem mais fácil tirar o mofo da roupa. 

Já o mofo é o estágio mais avançado desse fungo, apresentando uma cor mais escura (preta ou esverdeada). Além de ser mais difícil de tirar a mancha de mofo quando está assim, há o risco de corroer e estragar o tecido permanentemente. 

Como evitar o mofo na roupa?

Para que você não tenha mais que se preocupar em tirar o mofo, a melhor maneira é prevenir que esse fungo surja novamente. Confira as dicas:

  • O mais importante é evitar que as roupas fiquem e permaneçam úmidas. Ou seja, após um banho de piscina, de praia ou até de chuva, já coloque as peças para lavar. Se não der, pendure em local arejado – no varal ou no box do banheiro mesmo, para não começar ali uma infestação de mofo. 
  • O sol é um dos melhores aliados para afastar o mofo das roupas. Por isso, a dica aqui é colocar o varal em um lugar que pegue sol na sua casa. Se não der, tudo bem, escolha um ponto de muita ventilação. Mais do que afastar o bolor, suas roupas irão secar bem rápido!
  • Limpeza em dia é outra dica para evitar o surgimento de mofo em roupas. Pode parecer básico, mas a dica é bem importante: manter o guarda-roupa limpo ajuda a evitar e afastar o mofo. Para limpar, use vinagre de álcool ou uma mistura de água com água sanitária na mesma medida. 
  • Para o guarda-roupa tem mais duas dicas: se possível, deixe um espaço de pelo menos 2 cm entre o móvel e a parede. Além de ajudar a circular melhor o ar, a parede é um dos locais preferidos deste tipo de fungo. 
  • A outra dica aqui é abrir as portas do guarda-roupa uma vez por semana – ou quando lembrar. Isso também vai ajudar a entrar luminosidade e ar, diminuindo, assim, a umidade nas roupas.  

Como tirar cheiro de mofo na roupa?

Pode acontecer de, mesmo depois de tirar a mancha de mofo da roupa, o cheiro forte continuar no tecido. Para isso, a dica é recorrer ao bicarbonato de sódio, como foi orientado ali em cima. Se mesmo assim o odor do mofo persistir, capriche na lavagem com um amaciante bem perfumado. 

Leia também: Aprenda 6 receitas de como fazer amaciante caseiro

Cuide do seu lar, nós ajudamos a encontrar o ideal 

Depois de aprender como tirar mofo de roupa, você quer saber mais dicas de limpeza, decoração ou faça você mesmo? Aproveite que está no lugar certo! 

Mas se você está pensando em se mudar, o QuintoAndar também pode te ajudar! Navegue pelo nosso site ou app e busque por imóveis para alugar ou comprar em mais de 40 cidades do Brasil. Aproveite mais de 70 filtros de busca para refinar a sua pesquisa e encontrar um novo lar do jeitinho que você sempre sonhou!

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora