Saber como usar manta no sofá é sinônimo de trazer conforto e beleza à sua sala de estar. Afinal, quem é que não gosta de um local aconchegante para sentar, ler e até assistir a um seriado ou filme?

A maior vantagem é dar uma repaginada no ambiente sem precisar investir muito. Por exemplo, como usar manta no sofá marrom? Nesse caso, é possível escolher uma cor mais alegre para se destacar e transformar a sensação de quem entra no ambiente.

E ainda tem mais opções. Por isso, criamos este conteúdo com 10 ideias para você se inspirar. Que tal ver ver alternativas de manta para sofá? 

Navegue pelo conteúdo:

Boa leitura!

O que colocar no sofá para proteger do tempo e da poeira?

sofá marrom com manta estampada, com mesa de cabeceira e uma planta no topo

O sofá é um dos principais móveis da sala de estar. Por isso, precisa ser protegido para evitar manchas e sujeiras – ainda mais se você tem crianças e bichos de estimação em casa. 

Aqui, existem duas possibilidades: capas específicas ou mantas. Apesar das primeiras cobrirem um espaço maior, as segundas são mais charmosas e podem ser adaptadas a qualquer estilo de decoração.

Por isso, vale a pena investir na alternativa mais adequada à sua realidade. De toda forma, é importante fazer uma limpeza constante, evitar consumir comidas e bebidas ali e retirar pelos de animais e outras sujeiras que ficam no sofá.

10 formas de usar manta no sofá

Confira ideias de como usar manta no sofá e aprenda a avaliar o melhor tipo de manta conforme as suas necessidades. 

1. Conheça os tipos de mantas para sofá

Existem várias opções disponíveis no mercado. Por isso, vale a pena conhecer as alternativas para escolher a melhor. Normalmente, os materiais usados na fabricação são:

  • Lã;
  • Fios acrílicos;
  • Algodão;
  • Linho;
  • Pele sintética.

Você pode escolher qualquer um deles. Porém, existem algumas dicas. Por exemplo, linho e algodão são ideais para trazer maciez e combinar com todos os tipos de ambientes. Já a pele sintética traz sofisticação e requinte.

2. Escolha o tamanho certo da manta

sofá claro com manta na lateral

Se você tem a dúvida “como devo usar manta no sofá de canto?” ou “como usar manta no sofá retrátil?”, saiba que tudo passa pelo tamanho do estofado para definir o que é adequado para a manta. Vamos explicar.

Se o sofá for grande, a manta também deverá ser. Assim, é possível cobrir melhor o móvel e garantir a proporcionalidade. O inverso também é válido.

Por isso, se a ideia for uma manta grande, prefira escolher um tecido leve para dar um caimento melhor. Ainda tenha em mente que as mais grossas devem ter menos dobras. Caso contrário, criam muito volume. Por sua vez, as pequenas devem ser usadas com cuidado para evitar a impressão de que estão soltas.

3. Considere a cor

sofá colorido com parede de cimento queimado e quadros,

Aqui, não existe regra a seguir. Tudo depende do seu senso de bom gosto e percepção. Se não quiser errar, escolha uma opção em tons neutros, como bege, branco e cinza. Essas cores combinam com tudo e você ainda pode trazer mais cor com a ajuda das almofadas.

Leia também: Almofadas para sofá: como esse item coringa da decoração pode mudar sua sala

Caso prefira dar um toque mais ousado, opte por cores mais vibrantes. Assim, deixa a sala de estar com a sua personalidade. Você ainda pode utilizar cores análogas, que são aquelas próximas no círculo cromático.

Como fazer a decoração para usar manta no sofá a partir das cores análogas? Se o sofá for azul marinho, escolha tons de roxo, azul e verde. Outra alternativa é adotar os contrastes, como branco e preto, verde e vermelho, azul e laranja etc.

4. Considere a disposição da manta no sofá

manta centralizada no sofá, com almofadas e, atrás, janela e cortinas

O jeito que o acessório fica no sofá determina se o ambiente é formal ou informal. A manta apenas jogada é ideal para quem deseja um estilo despojado. Por sua vez, se quiser algo mais elegante, opte por dobrá-la e colocá-la de forma alinhada e correta.

5. Cubra imperfeições

sofá coberto com manta e almofadas felpudas

Uma boa ideia para saber como usar manta no sofá retrátil é cobrir as imperfeições. Esse modelo costuma ter algumas partes mais feias devido ao seu formato. Por isso, a manta ajuda a esconder essas falhas e deixar o estofado mais bonito.

Nesse caso, também vale a pena usar uma manta que dobre até ficar em um tamanho bom para toda a família. Assim, você garante o conforto naqueles dias mais frios.

6. Use a manta centralizada nos sofás de canto

Quer saber “como devo usar manta no sofá de canto”? Aposte na manta em local centralizado. Como o formato é em L, o acessório deve ficar bem na intercessão entre as duas partes. Assim, você deixa o local mais bonito e esconde qualquer imperfeição que possa existir.

7. Combine a manta com outros elementos da sala

sofá zebrado com manta de estampa de tigre

A manta deve combinar com as almofadas, os tapetes e outros objetos de decoração para a sala. Você pode apostar nas mesmas cores ou utilizar aquela dica das cores opostas ou análogas. Depende do que você prefere.

Apenas cuidado com o excesso. Nesse caso, prefira dobrar a manta e deixá-la no canto do sofá para garantir uma boa combinação.

8. Escolha a manta conforme a estação do ano

O material de fabricação da manta pode variar ao longo do ano. No inverno, vale a pena optar por pele sintética e lã, que aquecem mais. Aqui, até a microfibra é válida. Já no verão, o algodão e o linho são mais interessantes.

9. Garanta um toque artesanal

manta artesanal no sofá ao lado de um kit de crochê

Uma forma de trazer personalidade e saber como usar manta no sofá é usar o crochê e o tricô. Eles trazem uma sensação de toque devido ao relevo que geram. Além disso, é uma maneira de incentivar a economia local, se você comprar de um artesão.

10. Aposte na discrição e na organização

Você pode usar a manta para deixar a sala de estar mais moderna e com um toque de discrição. Nesse caso, coloque a manta no braço ou dobrada em uma parte do sofá. Essa dica deixa um design mais contemporâneo.

Ainda é uma forma de saber como usar manta no sofá marrom. Como essa cor tem uma tonalidade mais neutra, você pode adotar essa dica para deixar o ambiente mais formal, inclusive.

Além disso, dobre a manta e coloque como uma faixa reta sobre parte do estofado. A regra é de ⅓ a ⅕ da largura do sofá. Assim, o local fica mais organizado.

Como usar manta de microfibra no sofá?

gato em cima de uma manta de microfibra no sofá

A manta de microfibra traz charme e beleza, além de ajudar naqueles dias mais frios. Elas também têm várias cores, formatos e tamanhos, o que as torna mais bonitas e aconchegantes. 

Para usar no sofá, alie ao estilo da sua sala: por exemplo, se for romântico, opte por cores mais claras, como o rosa. Caso tenha o estilo industrial, prefira as tonalidades mais escuras, como o grafite.

Leia também: Cores de parede para sala: saiba como escolher para deixar o seu ambiente em harmonia

Inspire-se: formas diferentes de usar manta no sofá

Encosto e assento

sofá de dois lugares, com uma mesinha de centro na frente. Atrás, cortinas. A manta está na diagonal pegando o encosto e o assento.

Coloque a manta para cobrir apenas uma parte, dobrando-a em três partes no sentido vertical. Aproveite para colocar algumas almofadas.

Meio sofá

Cãozinho deitado em um sofá coberto com uma manta

Cubra apenas metade do estofado dobrando em qualquer sentido. Basta colocar no formato de losango.

Encosto

sofá com manta no encosto

Dobre a manta de microfibra em quatro para formar um quadrado e coloque no encosto do sofá.

Braço e assento

sofá azul de três lugares com uma manta lateral cor de rosa

Dobre a manta quatro vezes, sempre na vertical. Depois, coloque no braço do sofá e sobre uma parte do assento. O caimento deve ficar próximo ao chão.

Cascata

sofá branco de dois lugares com uma manta roxa em cascata

Apenas coloque no canto do sofá na diagonal. Assim, pega parte do encosto e do assento, caindo de forma drapeada.

Encontre a casa dos seus sonhos e já decore o seu sofá do seu jeito!

Está em busca do lar perfeito para fazer uma decoração dos sonhos, com direito a manta no sofá e muitos outros detalhes? Conte com o QuintoAndar para achar o imóvel dos seus sonhos, com o tamanho de sala que você desejar.

Além disso, você pode encontrar o local que atende a todas as suas necessidades: pets, com área de lazer, luz natural e o que mais você quiser – é só usar os nossos mais de 70 filtros de busca para te auxiliar no processo. Assim, você tem um cantinho só seu sem burocracia na hora de alugar ou comprar.

Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue.
Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue. Descubra como