Não aguenta mais comprar um monte de produto organizador para a sua casa e a bagunça ainda permanece lá? É hora de acabar com isso com as dicas de uma Personal Organizer. 

Vou te ensinar como usar os produtos organizadores para a casa mais utilizados pelas profissionais de organização e como fazer o passo a passo para a bagunça nunca mais aparecer no seu lar.

Navegue pelo conteúdo:

1. Organizadores para a casa: caixas organizadoras

Uma boa dica de organizadores para a casa são as caixas organizadoras. Elas podem ser utilizadas para ganhar espaço em todos os ambientes da casa:

  • No guarda roupa: colocamos peças de praia/piscina, acessórios de inverno, recordações, necessaires, entre outros. Assim, você ganha mais gavetas disponíveis para deixar itens que usa com mais frequência.
  • Na cozinha: para itens de festa, descartáveis, remédios e o que mais você precisar.
  • No banheiro: para acessórios de cabelo como secador e chapinha, assim como também para papel higiênico e kits de viagem.
  • Na lavanderia: para panos de limpeza, sacos de lixo, itens de manutenção da casa.
  • No escritório: para documentos, itens de papelaria, fotografias, entre outros.
  • No quarto das crianças: para brinquedos, recordações e muito mais.

Leia também: Como entreter as crianças nas férias sem deixar a casa de pernas pro ar

2. Organizadores para a casa: colmeia organizadora

A foto mostra um exemplo de organizadores para a casa. O organizador tem formato que imita uma colmeia de abelha, ou seja, com vários nichos seguidos em um mesmo formato
Um dos modelos de organizadores para casa são os de colmeia. Foto por Aline Delavy.

Entre os organizadores para a casa, as colmeias organizadoras são as nossas queridinhas da organização! Elas auxiliam no ganho do espaço no armário e na praticidade de manter as peças de roupa sempre em ordem. 

Ao usar a colmeia, categorizamos a roupa por tipo e colocamos as peças em cascata, uma atrás da outra. Dessa forma, vemos tudo. E o que a gente vê, a gente usa!

Eu sugiro o uso das colmeias para organizar:

  • Calcinhas, meias, cuecas, sutiã sem bojo e top;
  • Blusinhas de alcinha, regatas, roupas de academia, roupas infantis;
  • Lenços/echarpes, cintos, rasteirinhas, chinelos e sapatilhas;
  • Panos de prato, jogos americanos, guardanapos.

3. Organizadores para a casa: cesto organizador

A foto mostra um exemplo de organizadores para a casa do modelo de cestos com alimentos que estão enfileirados em prateleiras de uma despensa.
Outro exemplo de organizadores para casa são os cestos. Foto por Aline Delavy.

Usamos e abusamos dos cestos organizadores (de plástico ou acrílico) em vários ambientes da casa para que nada fique solto. Eles nos auxiliam na praticidade e manutenção da organização. Com cada item dentro do seu cesto categorizado, a bagunça não aparece. 

E onde eu sugiro o uso dos cestos organizadores:

  • No banheiro: separe os itens de higiene pessoal nos cestos organizadores em itens para o rosto, para o corpo, higiene bucal, para barbear e o que mais você costuma utilizar;
  • Na cozinha: separe os alimentos nos cestos organizadores em matinais, enlatados, doces, massas, molhos, temperos, etc;
  • Na lavanderia: separe os produtos de limpeza nos cestos organizadores em itens para limpar a casa, para lavar roupa e assim por diante;
  • Na entrada da casa: deixe um cesto para colocar chave, carteira, máscara, álcool em gel e outros pertences pessoais que precisam ficar visíveis para não esquecer ao sair de casa.

4. Organizadores para a casa: divisória de gaveta

 A foto mostra um exemplo de organizadores para a casa. O organizador é um modelo de divisória de gavetas para guardar utensílios.
Um dos modelos de organizadores para a casa que auxiliam na distribuição de utensílios são os do tipo de divisória para gavetas. Foto por Aline Delavy.

Outro tipo de organizadores para a casa são as divisórias de gaveta (de plástico ou acrílico), que  também podem ser utilizadas em vários ambientes do lar para manter a organização. Assim, cada item tem o seu espaço dedicado dentro das gavetas, e não fica tudo jogado!

Sempre indico o uso das divisórias de gaveta para organizar: 

  • No quarto: para separar as maquiagens, remédios, itens de higiene pessoal, cabos e fios;
  • No banheiro: para os itens de higiene pessoal, acessórios de cabelo, etc;
  • Na cozinha: para separar os talheres e, na famosa segunda gaveta, os utensílios de cozinhar;
  • No escritório: para separar os itens de papelaria.

Como manter a casa arrumada por mais tempo?

Antes de comprar um ou mais organizadores para a casa, eu gosto de indicar um passo a passo da organização. Você pode começar aos poucos, com apenas 15 minutos por dia: 

  1. Olhe os itens do espaço escolhido e separe em: doação/venda/lixo/vou manter;
  2. Crie categorias para os itens como, por exemplo, camisetas, peças íntimas, shorts etc;
  3. Você usa um item com frequência? Se sim, deixe-o sempre à mão. Se não, guarde em um local que não fique à vista;
  4. “Preciso de um produto organizador para ganhar espaço?” Então compre.

Mas lembre-se: organizar não é colocar o item de qualquer forma dentro do armário e achar que está pronto. Cada item precisa ter um lugar específico dentro da sua casa. 

Deixe a organização entrar na sua vida e sinta os benefícios que ela traz como muito mais tempo para você curtir a sua família ou fazer o que quiser!

Organize e sinta a mudança na sua vida

Seguindo essas dicas de como usar organizadores para a casa, a bagunça não irá aparecer, porque cada item tem seu lugar. Assim, você vai conseguir manter a organização de forma muito mais simples e prática.

Porém, se você sente que precisa de mais espaço para acomodar a sua família e os seus pertences, o QuintoAndar pode te ajudar. Com mais de 70 filtros de busca, é muito simples encontrar o seu lar ideal, seja uma casa ou apartamento, para comprar ou alugar.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Sobre a autora

Aline Delavy

Personal Organizer

Personal Organizer, consultora e palestrante, Aline Delavy é especializada em organização residencial e planejamento de mudanças residenciais. Formada em Estatística pela Unicamp, atuou neste mercado há seis anos ocupando posições estratégicas dentro de uma instituição financeira. Nos cargos que já ocupou aprendeu sobre otimização de tempo, sigilo, atendimento personalizado, planejamento estratégico e, principalmente, administração de recursos financeiros – altos ou baixos – e como aplicá-los aos projetos para alcançar resultados satisfatórios. Entre outras qualificações inerentes a uma Personal Organizer, Aline busca mostrar a seus clientes que organizar os espaços de convivência transforma suas vidas.