Hoje em dia é muito fácil fechar um contrato de locação de imóvel sem precisar passar pelas intermináveis burocracias do passado, como correr atrás de um fiador de aluguel, por exemplo. E muito dessa facilidade se deve à possibilidade que a pessoa interessada em uma casa ou num apê tem de se juntar com outras para montar uma composição de renda que permita o fechamento do negócio. 

Mas por que é mais fácil fechar a locação de um imóvel quando se faz a composição de renda? A resposta a gente te dá nesse artigo, com tudo o que você precisa saber para alugar com a ajuda de outras pessoas.

Navegue pelo conteúdo:

O que é a composição de renda?

Como já dissemos, a burocracia já ficou no passado quando o assunto é o aluguel de imóveis. Mas se você está em busca de uma casa ou um apê para morar, tem uma etapa da qual não você tem como fugir: a análise de crédito.

Pois apenas com uma análise bem feita os responsáveis pela locação podem ter certeza de que você terá condições de arcar com seus compromissos no pagamento mensal do aluguel. Para isso, é preciso que você tenha uma renda mensal bruta mensal capaz de arcar com pelo menos alguns meses de aluguel, uma quantidade é estipulada por cada imobiliária. 

Quando uma única pessoa não consegue ter a renda suficiente exigida pela imobiliária, existe a possibilidade de ser feita uma composição de renda. Ou seja, você pode submeter os dados de outras pessoas para, com as rendas mensais brutas somadas, aumentar as suas chances de aprovação na análise de crédito

Por que a composição de renda aumenta chances de aprovação da locação?

Para que sua análise de crédito tenha ainda mais chances de ser aprovada e você não perca a chance de alugar um imóvel que gostou, é interessante, inclusive, já entrar na jogada com a composição de renda feita. O número de pessoas que podem participar também varia de imobiliária para imobiliária. 
Com as rendas de duas ou mais pessoas juntas, fica mais fácil de alcançar o mínimo estipulado pela imobiliária para que se dê início à análise de crédito.

Quinto Andar

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

Como selecionar as pessoas para a composição de renda?

Busque por pessoas que tenham uma avaliação de crédito mais alta que a sua em serviços de proteção ao crédito, como Boa Vista e Serasa. Para que elas sejam responsáveis pelo contrato de aluguel junto com você. 

Antes de submeter seu perfil e o das outras pessoas da composição de renda à análise, certifique-se que os CPFs de todos estejam liberados para consulta nos serviços de proteção ao crédito. 

Veja como fazer isso:

Como habilitar CPF para consulta no Boa Vista:

  • Entre no portal Consumidor Positivo do Boa Vista: consumidorpositivo.com.br
  • Clique em “cadastre-se” e crie um cadastro utilizando seus dados pessoais
  • Valide a sua conta via e-mail ou sms de acordo com as instruções exibidas

Como habilitar CPF para consulta no Serasa:

Documentação para composição de renda

Além de pensar na composição de renda, é preciso que você pense na comprovação dessa renda. E, para isso, será preciso juntar a documentação de todas as pessoas que irão participar da análise de crédito e, em caso de aprovação, do posterior contrato de locação

O tipo de comprovante de renda aceito depende de cada vínculo empregatício. Além disso, para todos os casos é possível enviar também os extratos bancários e deixar sua análise de crédito ainda mais completa. 

Alguns exemplos:

  • Funcionário CLT
    • Holerites dos últimos 3 meses;
    • Carteira de Trabalho (CTPS).
  • Aposentado/pensionista
    • Extratos bancários de pessoa física: 3 últimos meses completos;
    • Extrato trimestral do INSS ou Instituição Pagadora;
    • Recibos de pensão: 3 últimos meses completos

Veja em nossa matéria sobre análise de crédito a documentação completa para cada vínculo empregatício.

Como funciona a composição de renda no QuintoAndar

Se hoje é possível para você morar em um imóvel sem a necessidade de um fiador de aluguel, é porque em 2012 o QuintoAndar surgiu e deu início a uma verdadeira revolução no mercado imobiliário, acabando com boa parte da burocracia que envolve a locação de imóveis. 

Não por acaso, a imobiliária digital rapidamente se tornou líder do mercado de aluguel residencial no Brasil. Desde lá, vem flexibilizando e trabalhando em formas de facilitar o crédito e a entrada de mais pessoas no aluguel.

No QuintoAndar, a composição de renda funciona da seguinte forma:

  • É possível incluir até 4 pessoas para serem responsáveis pelo contrato;
  • As pessoas não precisam, necessariamente, residir no imóvel; 
  • A renda bruta mensal das pessoas dessa composição de renda deve somar 2,5 vezes o valor total do imóvel, que inclui aluguel, condomínio, IPTU e seguro contra incêndio. 
  • Caso alguma das rendas estejam comprometidas com dívidas ou parcelas, esses valores serão descontado da soma total.

Então, caso a primeira tentativa da análise de crédito tenha uma avaliação negativa, você pode incluir ou alterar os locatários que foram considerados na avaliação e tentar novamente. Além disso, é possível refazer a avaliação a qualquer momento, quantas vezes forem necessárias.

Agilize a análise da documentação

Uma boa forma de agilizar a aprovação de crédito e facilitar o aluguel pela plataforma do QuintoAndar é usar o GuiaBolso Connect. 

A funcionalidade permite o envio automático de informações financeiras, possibilitando a análise de documentos em até um dia útil e trazendo agilidade ao processo de locação. Por enquanto, esta opção só está disponível para pessoas que estão locando imóveis sozinhas.

Ao optar pela análise rápida via GuiaBolso Connect, você conecta as suas contas bancárias – com total segurança -, informando o número da agência, conta corrente e senha. E a funcionalidade permite que os documentos solicitados para a análise de documentação sejam extraídos de forma automatizada, o que traz muito mais agilidade e rapidez na aprovação da análise e, consequentemente, no fechamento do contrato de locação.

Saiba mais sobre o passo a passo para utilizar o Guiabolso Connect no QuintoAndar