A análise de crédito é a única barreira potencialmente intransponível para você alugar o imóvel dos seus sonhos, pois foge do seu controle, por exemplo, o fato de você ter uma renda menor que a exigida para a locação de uma determinada casa ou apartamento. Mas e se a gente disser que você não precisa tentar transpor essa barreira por conta própria e que, na verdade, basta ter uma ajudinha para você superá-la e fechar o negócio de locação? Pois no QuintoAndar, é isso que significa a composição de renda para aluguel

Quando você não tem renda suficiente para ter seu crédito aprovado e ser a única pessoa a constar no contrato de aluguel, é possível juntar com outras pessoas e, com a soma das rendas, alcançar a garantia que você precisa para a locação. E neste artigo, vamos te explicar como isso funciona.

Navegue pelo conteúdo:

Antecipação da avaliação de crédito

Recentemente, o QuintoAndar lançou uma nova funcionalidade: a antecipação da avaliação de crédito. Com ela, você consegue saber, já no anúncio de um imóvel, se terá condições de, lá na frente, passar na análise de crédito, que é uma das etapas finais antes de se fechar o contrato. 

E essa é uma boa oportunidade para você, ainda no início da jornada da busca por um imóvel para alugar, saber se vai precisar recorrer à ajuda de parentes ou amigos. 

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

Mas o que significa composição de renda?

Dentro do modelo de negócios criado pelo QuintoAndar – que revolucionou o mercado de aluguel residencial, ao dispensar figuras como o fiador de aluguel – a análise de crédito tem um papel de protagonismo na jornada do aluguel de um imóvel. Pois é por meio dela que a imobiliária digital se certifica de que o inquilino terá a capacidade financeira de honrar seus compromissos de pagamento do aluguel.

Mas isso está longe de significar uma inflexibilidade. Muito pelo contrário. Pois da mesma forma que você não precisa recorrer a garantias ultrapassadas ou onerosas, como o fiador ou o depósito caução, você tem na composição de renda uma forma de obter a aprovação da sua avaliação de crédito com mais facilidade.

Pois a composição de renda nada mais é do que a soma da renda de um determinado número de pessoas – no QuintoAndar o limite é de quatro – para que juntas elas tenham um total suficiente para a aprovação.

Composição de renda: como funciona no QuintoAndar?

Para ter a sua avaliação de crédito aprovada no QuintoAndar é preciso atingir os seguintes requisitos:

  • Renda bruta mensal de pelo menos 2,5 vezes o valor total negociado para o imóvel (aluguel, condomínio, IPTU e seguro-incêndio), podendo ser de apenas uma ou de até quatro pessoas;
  • Ter um bom Score de crédito em serviços de proteção ao crédito, o Serasa e o Boa Visca SCPC. E isso vale para todas as pessoas que entrarão no contrato de locação compondo a renda;
  • Nenhum dos quatro locatários que participam da composição de renda precisa morar no imóvel. Mas todos são responsáveis pela locação;
  • Inicialmente, na fase de antecipação da avaliação de crédito, os participantes da composição de renda precisam informar apenas o CPF, a renda bruta mensal e a fonte pagadora. Mas quando chegar a fase da análise de crédito, todos terão que enviar os documentos comprobatórios dessa renda.

Quais são as vantagens de se fazer essa composição?

O principal ponto é justamente o aumento da renda bruta, para que ela fique dentro do valor de 2,5 de um pacote total do aluguel de um determinado imóvel. Com a composição de renda, você pode, inclusive, alugar um imóvel mais caro, uma vez que outras pessoas estarão, por contrato, garantindo a sua locação. 

Com o somatório das rendas de duas ou mais pessoas, você consegue, já na fase de antecipação da avaliação de crédito, que é a nova funcionalidade lançada pelo QuintoAndar, ter a certeza de que, lá no final do processo de locação, quando precisar enviar de forma definitiva toda a sua documentação, não terá problemas de aprovação na análise de crédito.

Pontos de atenção sobre a composição de renda

Mas lembre-se: uma vez que as pessoas entraram na composição de renda, todas elas passam a constar no contrato de locação. E todas têm os mesmos deveres e se tornam responsáveis pelo pagamento em dia do aluguel. 

Por isso, é importante que você tenha ao seu lado pessoas com as quais tenha muita afinidade e confiança, para evitar desconfortos ao longo da vigência do contrato de aluguel.