Comprar imóvel é a conquista de uma vida. Se você tomou a decisão de perseguir esse sonho, saiba que com organização é possível chegar lá. Mas é importante dividir o processo em algumas etapas. E você pode contar com o QuintoAndar pra facilitar sua jornada em todas elas. Montamos aqui um passo a passo pra você realizar o sonho da casa própria. 

Comprar imóvel ou alugar?

Pese os prós e contras entre alugar e comprar imóvel, colocando todos os gastos que você teria em ambas as modalidades na ponta do lápis. E lembre-se: as duas alternativas possuem suas vantagens e o QuintoAndar trabalha nas duas frentes pra tornar eses processos mais fáceis e com menos burocracia. Tudo depende do seu momento de vida.

Além disso, você pode usar a nova “Calculadora Alugue x Compre” do QuintoAndar, pra saber o que pode ser melhor pra você financeiramente.

Quinto Andar

Alugar ou comprar um imóvel? Te ajudamos nas contas pra você fazer um bom negócio. Calcule agora

Veja quais passos seguir no caminho até sua casa própria:

1. Planejamento financeiro

A não ser que você tenha a oportunidade de comprar imóvel à vista, necessariamente você precisará fazer um financiamento. Por isso, é importante que você tome algumas medidas importantes, como:

  • Fazer uma planilha com suas receitas e despesas;
  • Considerar o dinheiro que você já tem guardado, investido ou então começar a poupar;
  • Procurar quitar ou renegociar possíveis dívidas o quanto antes;
  • Especialistas em finanças recomendam ter 30% do valor total do imóvel pra usar como entrada;
  • Buscar por linhas de financiamento com opções que comprometam, no máximo, 30% da sua renda mensal.

2. Tenha ajuda especializada do início ao fim

Comprar imóvel não é apenas uma decisão muito importante. É também algo que envolve algumas burocracias inevitáveis. Por isso, é fundamental você ter a assessoria de quem entende do assunto. 

No QuintoAndar, você consegue saber de cara todas as estimativas dos custos da compra do seu novo lar, sem informações escondidas. Com ajuda de consultores, são feitas simulações e inclusive negociações de financiamento nos maiores bancos do mercado, pra garantir que você encontrará as melhores taxas. 

+ Leia também:
Quando vale a pena comprar um imóvel?

Como vender um imóvel

3. Encontre o imóvel dos seus sonhos

No período de buscas por imóveis, você encontra na plataforma online do QuintoAndar anúncios verificados e com fotos profissionais, com opções de ver os detalhes da casa ou do apê em imagens 360º e vídeos. Assim você só visita o que realmente gostar.

Visite, sem compromisso, os imóveis no local de interesse onde deseja morar. No QuintoAndar, você consegue fazer o agendamento com apenas alguns cliques.

Além de avaliar questões estruturais da casa ou do apartamento, procure conhecer bem as opções de comércio e serviços da vizinhança, bem como as de transporte público, por exemplo. 

E conte com a ajuda do corretor parceiro do QuintoAndar pra obter todas essas informações.

4. Faça um bom financiamento

Comprar um imóvel à vista é uma grande vantagem, pois você não lida com os juros implicados em um financiamento. Mas você pode – e esta é a forma usada pela grande maioria das pessoas – conquistar esse sonho reunindo uma quantia pra entrada e financiando o resto junto a uma instituição financeira. 

Quem possui saldo de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode usar a quantia em momentos diferentes do processo:

  • Na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total;
  • Na quitação total ou parcial da dívida, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH);
  • No pagamento de até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, também desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH).

Pra famílias com renda total bruta de até R$ 9 mil, o Minha Casa, Minha Vida, programa de financiamento habitacional do Governo Federal, é uma das opções pra compra da casa própria, em imóveis com valor de até R$ 300 mil. Além disso, você pode fazer financiamentos junto a bancos e também a construtoras. 

O QuintoAndar negocia diretamente com as principais instituições financeiras do mercado pra você, garantindo assim as menores taxas possíveis pro seu financiamento. Dessa forma, você ganha ainda mais agilidade no processo de liberação do seu crédito.

5. Considere as taxas de cartório

É importante levar em consideração que, além das prestações do financiamento, você terá despesas adicionais. Não por acaso, as instituições financeiras que concedem créditos de financiamento não aceitam que você comprometa mais de 30% da sua renda no pagamento das parcelas. Lembre-se que outras contas continuarão a chegar, como IPTU, condomínio, serviços básicos – água, luz, telefone, internet -, alimentação, entre outros. 

Você precisa ter uma quantia guardada para as despesas extras com documentação e impostos, como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o registro do imóvel e a avaliação bancária, que é a vistoria do imóvel exigida pelos bancos pra liberação do financiamento. 

A boa notícia é que no QuintoAndar, já no anúncio do imóvel, você pode ter acesso a esses valores. E, dessa forma, já tem ideia do quanto irá gastar além do preço do imóvel.

6. Feche a compra e pegue as chaves

Depois que você fizer a proposta de compra, um dos consultores do QuintoAndar entra em contato com você pra te ajudar em todo o processo e fazer a intermediação com o vendedor. 

A empresa garante que o seu dinheiro estará seguro até o final do processo – o vendedor só recebe quando tudo está finalizado. E ainda realiza toda a checagem dos documentos do imóvel, sem nenhum custo adicional, para garantir que tudo ocorra bem com a sua compra, fazendo toda a “parte chata” pra você, desde pegar a matrícula no cartório e preencher os formulários de financiamento até levar o contrato para você assinar o contrato de compra e venda.