Comprar ou alugar, o que vale mais? Especialista em finanças responde

Veja o primeiro vídeo da série de Carol Sandler, do portal Finanças Femininas, pro QuintoAndar

Comprar ou alugar, o que vale mais? Especialista em finanças responde

A jornalista Carol Sandler é a mais nova parceira de conteúdo do QuintoAndar. Ela acaba de lançar o primeiro de uma série de vídeos que vão ajudar muitos inquilinos e proprietários a lidar com as finanças pessoais. E a fundadora do portal Finanças Femininas, maior plataforma online do Brasil voltada pra educação financeira das mulheres, já fez sua estreia com um assunto pra lá de quente: comprar ou alugar um imóvel, o que vale mais a pena?

Mudanças no financiamento pela Caixa

No vídeo pro seu canal no Youtube, além de fazer contas de prestações e aplicações, Carol destaca logo de cara a mudança nos juros da Caixa, que aconteceu no início deste ano. Um fator que mexe com essa equação.

“O presidente da Caixa anunciou que os juros de financiamento de imóveis da instituição vão ficar mais altos que os do programa Minha casa, minha vida. A mudança não é tanta, porque já tem muito tempo que o banco pratica juros muito próximos ao do mercado financeiro. Quem pede um empréstimo na Caixa pra financiar um imóvel, por meio do sistema de financiamento habitacional, vai conseguir taxas de 8,75% ao ano mais TR (sigla de Taxa Referencial)”, conta a jornalista, que fez uma pesquisa com sua equipe e constatou que as taxas dos bancos privados são todas muito próximas desse patamar”.

Comprar ou alugar, eis a questão

No vídeo, Carol faz uma simulação de compra de um imóvel de R$ 350 mil. E propõe algumas reflexões: “quanto esse dinheiro renderia se ele tivesse aplicado? Esse rendimento daria pra pagar o valor de um aluguel?”.

E com uma conta simples, ela mostra que a decisão pelo aluguel pode ser muito mais vantajosa do que a compra do imóvel. Clique no vídeo pra ver as contas da especialista.

Além disso, Carol lembra que comprar um imóvel é muito mais do que uma questão apenas racional. Até porque, muita gente que sonha com uma casa própria tem a justificativa de que o imóvel é um investimento. Mas não é bem assim sempre.

“Imóvel é investimento apenas se você comprou pra alugar ou pra revender. Caso contrário, não é. É o seu lar”, ressalta a jornalista.

E além da frieza dos números, Carol aponta outros fatores que devem pesar na decisão.

Outras vantagens do aluguel

“O aluguel tem algumas outras vantagens que a gente nem sempre fala. Você tem mais liberdade de ir e vir. Você não fica travada naquele imóvel que você comprou em algum momento da sua vida e aquilo fazia sentido. E depois sua vida mudou e aquilo não faz mais sentido. Aquele imóvel daquele tamanho, naquela localização. Eu já vi muitas histórias de pessoas que compraram um imóvel e depois se arrependeram”.

Portanto, antes de você tomar essa decisão, afirma a jornalista, é importante pensar com calma.

“Pese bem os prós e os contras e faça as contas. Não vale a pena você se endividar por trinta anos sem ter certeza absoluta”, finaliza Carol.

E você, já se viu em meio a esse dilema sobre comprar ou alugar? Fique ligado por aqui no MeuLugar e no canal Finanças Femininas no Youtube, pois semana que vem tem mais vídeos sobre outros assuntos ligados às finanças pessoais!

Fique por dentro! Receba um email com conteúdos relevantes para você
account_circle
mail_outline