Você sabia que pelo menos 97,5% da água que existe em nosso planeta é salgada? Pois é! Estima-se que apenas 2,5% de toda a água da Terra seja doce, sendo que menos de 1% é potável. São números bem assustadores se pensarmos que somos 8 bilhões de pessoas ao redor do mundo e que dependemos desse recurso indispensável para a sobrevivência. Por isso, pensar em um consumo consciente de água é cada vez mais vital. 

Por conta disso, no dia a dia, muitas pessoas adotam medidas que contribuem na hora de consumir água de forma mais consciente em seus lares. Quer saber como você pode melhorar o seu consumo? Listamos aqui algumas iniciativas para você aproveitar e descobrir como adaptá-las à sua rotina!

A importância do consumo consciente de água

Levando em consideração a importância do uso consciente de água, conversamos com a universitária Gabriela Soares, que mora em apartamento e comenta que, além de repensar o próprio consumo, costuma acompanhar as ações que estão sendo feitas ao seu redor.

Gabriela Soares

Universitária

“Acho importante adotarmos hábitos conscientes, mas também é legal procurar saber se no lugar que você mora também estão adotando medidas simples, como o aproveitamento da água de reuso, a captação de água de chuva e outras iniciativas”.

Para Gabriela, que é adepta dos banhos mais curtos e prefere deixar a louça de molho no detergente antes de lavá-la, o consumo de água foi pensado até mesmo na escolha das plantas que decoram seu lar.

Gabriela Soares

Universitária

“Optei por espécies que facilitam os cuidados nos dias mais corridos, com uma necessidade de manter um fluxo de rega menor que outras, como é o caso das plantas Espada de São Jorge, Zamioculca, cactos e suculentas em geral. Além de serem mais práticas, consomem menos água”.

A seguir, falamos um pouco mais sobre o assunto e como você pode adotar algumas iniciativas para equilibrar o consumo de água em casa.

+ Leia também:
Casas sustentáveis: como diminuir o impacto ambiental na moradia

Desperdício

Você pode até achar que não está tomando medidas consideráveis no dia a dia, mas só de evitar o desperdício de água em qualquer momento que seu uso seja necessário, já está tendo um cuidado a mais. E isso faz diferença.

Você sabia que um banho de 15 minutos é capaz de utilizar 135 litros de água? Pois bem, ao reduzir esse tempo para 5 minutos, esse consumo cai para cerca de 45 litros. 

Veja outras boas dicas para conter o desperdício de água no dia a dia:

  • Desligar a torneira enquanto escova os dentes;
  • Ensaboar toda a louça de uma única vez;
  • Optar por arejadores de torneiras;
  • Limitar o uso da máquina de lavar;
  • Não lavar calçadas com mangueira;
  • Consertar vazamentos;
  • Fechar os registros durante viagens;
  • Lavar carros com baldes;
  • Ter e monitorar os hidrômetros individuais;

Abastecimento

A escassez hídrica é hoje uma realidade diante do cenário de mudanças climáticas e dos impactos causados pelo nosso consumo. Por conta disso, o abastecimento de água que já é restrito em diversas localidades, pode acabar sendo comprometido, caso não sejam adotadas medidas de conscientização para evitar desperdício.

Alguns dados sobre a questão do abastecimento acendem um alerta para repensarmos o nosso consumo de água. Por exemplo, a Agência Nacional de Águas (ANA), que é responsável pela gestão dos recursos hídricos no Brasil, sugere em um estudo que o país usa, em média, a cada segundo, 2 milhões e 83 mil litros de água. Estima-se que em 2030 esse total supere a marca de 2,5 milhões de litros por segundo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) já sinalizou, em 2015, que o planeta poderá ter um déficit de 40% na disponibilidade hídrica até 2030. Isso sem contar que, segundo os dados de um levantamento global, desta vez feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 em cada 3 pessoas no mundo não têm acesso a água potável.

Água de reuso

É fácil confundir, mas caso você ainda não saiba, existe uma diferença entre a água de reúso e o aproveitamento de água da chuva. Dependendo da localidade (casa ou apartamento) e da região (urbana ou rural), cada uma delas deverá contar com uma necessidade diferente de tratamento e manejo.

A água de reuso, que é utilizada em banhos e eletrodomésticos, é produzida dentro das estações de tratamento de esgoto. E pode ser aproveitada para inúmeras finalidades, como geração de energia, refrigeração de equipamentos, aproveitamento nos processos industriais e limpeza de ruas e praças.

Água de chuva

Já o aproveitamento da água de chuva, que na maioria das vezes acaba desembocando nos oceanos após percorrerem os córregos, é outro método eficaz para a economia de água. Por conta disso, são construídos reservatórios com armazenamento próprio que utilizam sistemas de captação prontos, e que inclusive podem ser encontrados na internet.

E dessa forma, as cisternas mais sustentáveis, os telhados verdes e até mesmo os poços artesianos – que devem respeitar diretrizes técnicas e a preservação dos recursos – contribuem para um consumo mais consciente, assim como outros sistemas e equipamentos específicos, como:

  • Bacia coletora para o telhado, de onde a água da chuva pode ser captada;
  • Calhas, coletores e filtros de areias que retém resíduos e sujeiras maiores;
  • Filtro desferrizador para retirar a quantidade de ferro e manganês presentes na água;
  • Separador de primeiras águas para evitar que os primeiros jatos ainda contem com impurezas;
  • Unidade de desinfecção, que é um sistema apropriado para eliminar as bactérias da água com cloro, ozônio ou outro material;
  • Sistema de pressurização com bombas que escoam a água estocada para as caixas de alimentação;
  • Tubulação de uso independente e exclusivo da água reservada para reutilização.

Dicas de como melhorar o consumo de água

Veja a seguir algumas dicas que preparamos para você aproveitar e melhorar o consumo de água em casa.

Máquina de lavar roupa

Foto que ilustra matéria sobre consumo consciente de água mostra uma máquina de lavar cheia de roupas e uma mulher, da cintura pra baixo, pegando mais peças em um cesto para colocar na máquina
Muitas roupas de uma só vez na máquina de lavar.

Não há dúvidas que a tecnologia contribui para que a máquina de lavar roupa hoje em dia seja mais moderna e eficiente, tanto no caso do consumo da água, como na economia de energia.

Mas, você costuma lavar as roupas todos os dias? Repensar esse hábito pode ajudar a reduzir o uso de água – e energia – durante a semana. Que tal optar por acumular uma maior quantidade e separar três dias para fazer as lavagens na máquina de lavar roupa?

Veja outras formas comuns de aproveitar o consumo de água da máquina de lavar roupa:

  • Reaproveitar a água de sabão para lavar pisos e quintais;
  • Planejar a lavagem para aproveitar a carga máxima;
  • Evitar enxagues desnecessários.

Ainda na lavanderia, outra dica boa é fechar a torneira ao lavar as roupas à mão, abrindo apenas na hora de enxaguar. E, caso seja necessário guardar a água das lavagens por mais alguns dias, lembre-se de utilizar cloro para evitar a proliferação de microorganismos que causam mau cheiro.

Lava louças

Acumule louças para lavar tudo de uma vez.

Sabe aquela dica de acumular o que está sujo e aproveitar o eletrodoméstico ao máximo quando for utilizá-lo? Pois bem, o mesmo vale para as máquinas lava-louças.

Por exemplo, para lavar os utensílios utilizados em uma refeição de quase 10 pessoas, uma máquina pode utilizar até 20 litros de água em um único ciclo.

Então, considerando ainda que a cada copo sujo sejam necessários outros dois copos de água para lavá-lo, pode ser válido aproveitar uma garrafinha para se manter hidratado ao longo do dia.

Vasos sanitários

Nos lavatórios, o que nem todo mundo costuma saber é que existem diferenças não só estéticas, mas no consumo de água em mecanismos de descarga.

Como é o caso dos modelos de vasos sanitários com caixas acopladas, que rendem uma economia de até 14 litros, em relação aos equipados com válvulas de parede.
Outra informação também que vale saber, é que nesses modelos de caixa acoplada existem duas válvulas (dual flush) para diferentes funções de acionamento, sendo uma específica para a evacuação de líquidos e outra para sólidos.

Regar as plantas

Cactus estão entre as plantas que consomem menos água.

Como a Gabriela nos contou, existem espécies de plantas que necessitam de menos regas no dia a dia, o que pode contribuir na redução de consumo, como:

  • Cacto Coroa de Cristo
  • Cacto Azul
  • Cacto Mandacaru
  • Espada de São Jorge
  • Ficus Elastica
  • Zamioculca
  • Tillandsia
  • Bambu da Sorte
  • Rosa do Deserto
  • Lavanda
  • Pata de elefante
  • Clorofito
  • Agave
  • Rhipsalis
  • Clúsia
  • Babosa

Mas existem também algumas medidas na hora de regar as plantas que não só facilitam o manejo dessa tarefa, como beneficiam o meio ambiente. Você pode optar por utilizar o regador ao invés de mangueiras.

Mesmo porque, os regadores que contam com furinhos no bico ajudam a distribuir melhor a água pelos vasos. E outra atenção que ainda deixa as verdinhas mais felizes é regá-las em horários com temperaturas mais amenas, já que o calor aumenta a perda por evaporação.

Casa nova sem desperdício de água

Gostou de ver algumas dicas sobre como ter um consumo consciente de água em casa? Sem dúvidas, são inúmeros métodos para evitar o desperdício. E neste artigo listamos alguns dos mais conhecidos, já que aqui no MeuLugar, você encontra dicas como esta e muitas outras que te ajudam a manter uma rotina com iniciativas mais sustentáveis.

E além de conteúdos como esse, nós do QuintoAndar também te ajudamos a encontrar um novo lar, onde você pode colocar em prática todas as dicas de consumo consciente de água. 
Estamos presentes em mais de 75 cidades pelo Brasil. E em nosso site ou app você acessa mais de 70 filtros diferentes de pesquisa, visualiza fotos profissionais dos imóveis e ainda pode fazer um tour virtual antes de agendar a sua visita. Tudo isso de uma forma simples, prática e sem burocracias.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.