A população da Capital Gaúcha tem seu abastecimento de água feito pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). Se você acabou de se mudar pra um novo endereço na cidade, é preciso procurar a fornecedora pra mudar a fatura pro seu nome. Pra te ajudar nessa tarefa, preparamos um rápido guia pra você saber como realizar a troca de titularidade e pedir a segunda via da sua conta de água em Porto Alegre.

+ Leia também:
Veja como trocar a titularidade e pedir segunda via da conta de luz em Porto Alegre

Troca de titularidade

Antes de mais nada, é preciso saber se a água do imóvel onde vai morar está ligada. Pra isso, entre em contato com o DMAE pelo telefone 156 e digite a opção 2. Ao falar com a pessoa responsável pelo atendimento, diga que precisa de informações sobre o abastecimento. Caso a água esteja desligada, você não terá como fazer a troca da titularidade. Por isso, aproveite a chamada pra solicitar o ligamento. E peça também o código do imóvel, que será necessário no momento da mudança de nome na conta.

Com a água do imóvel ligada, você poderá solicitar a troca de titularidade da conta. Pra isso, você precisa se dirigir a um posto de atendimento do DMAE (veja aqui os endereços), que funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 16h30.

Você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Contrato de locação impresso (pra inquilinos) / documento que comprove a propriedade do imóvel (pra proprietários);
  • Documento oficial com foto;
  • CPF;
  • Código do imóvel

2ª via da conta de água em Porto Alegre

No site do Departamento Municipal de Água e Esgotos, clique em “2ª Via Conta de Água”, no lado direito da tela. Ou clique no menu Acesse Serviços on-line e depois clique em “2ª Via da conta”. Vá até o campo indicado e preencha o formulário.

A segunda via da conta também pode ser solicitada nos Postos de Atendimento ao Cliente. Ou pelo telefone 156, sempre na opção 2.