Ao se mudar para um novo lar, é comum desejar usar cores de casas modernas para que o local fique exatamente como você sempre sonhou. A dúvida é: qual tonalidade escolher? 

Na decoração, as cores funcionam como verdadeiras aliadas para equilibrar os ambientes com os moradores. Elas podem gerar sensação de bem-estar, elevar a autoestima, reduzir o stress, facilitar a comunicação e aumentar a produtividade, entre outros benefícios. 

É por isso que, ao se instalar em uma moradia nova, bate a vontade de mudar a cor das paredes, da fachada, dos muros, das portas e janelas e assim por diante. 

Mas lembre-se: se você é inquilino, não se esqueça de cumprir o contrato no que diz respeito à pintura na entrega do imóvel. Geralmente, é preciso devolver a casa ou apartamento com as paredes recém-pintadas em tons neutros. 

Navegue pelo conteúdo:

Quais são as cores de casas modernas?

As cores de casas modernas são as apostas anuais das grandes marcas para tendências de design, e de aplicação, é claro, à decoração de ambientes. 

O anúncio geralmente é feito no segundo semestre, e antecipa os tons que serão a febre mundial ao longo do ano seguinte. 

A Pantone Color Institute foi a primeira a iniciar essa tradição, ainda na virada do milênio, quando havia uma preocupação coletiva com o “bug do milênio”. Na época, a cor escolhida foi o Cerulean, um azul-claro que trazia uma mensagem tranquilizadora.

Desde então, a partir de pesquisas de renomados especialistas, do que é visto nas ruas e das expectativas para o ano, o instituto e outras autoridades no quesito cor passaram a lançar suas tonalidades do ano com ressonância global e que se tornaram, ainda, as cores de casas modernas queridinhas. 

Vamos conhecer quais são as cores de 2022? 

Leia também: Casas mais lindas do mundo: decoração e conforto para você se apaixonar

1. Orchid Flower

imagem mostra flores orquídeas, rosas, com o número que identifica a cor orchid flower
Fonte: WGSN

O rosa Orchid Flower é a escolha do bureau de pesquisa de tendências WGSN, com o instituto Coloro. A cor vibrante simboliza o otimismo e o desejo de nos permitirmos pequenos prazeres diários. 

2. Eclipse

imagem mostra casa, com mesas, cadeiras, lustre pendente e espelho. Ao fundo, parede pintada na cor verde
Fonte: Suvinil

A aposta da Suvinil é num tom de verde fresco chamado Eclipse. Ela representa o recomeço, assim como o próprio fenômeno do eclipse. Segundo consultores da Suvinil, a ideia é mostrar que novas possibilidades estão à frente, especialmente em um mundo que enfrentou a pandemia.

3. Neblina Perene

A cor do ano eleita pela Sherwin-Williams é este verde-acinzentado que remete ao equilíbrio e à adaptabilidade, ao mesmo tempo em que passamos pela descoberta de um novo mundo.  

4. Olive Spring

parede verde-acinzentada, com sofá branco cheio de almofadas, quadros pendurados na parede e uma planta à esquerda
Fonte: PPG

A Tintas Renner, em parceria com a PPG, selecionou a Olive Spring, um verde relaxado, para 2022. A tonalidade transmite sensação calmante e representa a cura e a resiliência, além de evocar o perfume de aloe vera. 

5. Melodia Suave

parede azulada, com mesa de centro e cadeira rosada. Enfeites na parede, e objetos diversos (fone, copo, computador) em cima da mesa
Fonte: Coral

A cor Melodia Suave é a selecionada pela Coral para representar o ano de 2022. Trata-se de um tom de azul claro e arejado que reflete a imensidão do céu, junto de um toque de natureza e luz.

6. Extra: Cor do ano Pantone

em fundo amarelo, mulher com camisa cinza faz sinal de corações com as mãos
Fonte: Pantone

A Pantone ainda não divulgou a sua aposta para o próximo ano. O anúncio acontece apenas em dezembro. Enquanto esperamos, continua valendo a dupla de 2021: Ultimate Gray e Illuminating.

Quais são as cores mais usadas no momento para pintar casas?

As novas tendências das marcas estão chegando ao mercado. Em algumas regiões, já é possível encontrar as tonalidades para pintar o seu lar como desejar. 

O Eclipse, por exemplo, é uma ótima aposta para uma sala de jantar, um ambiente em que voltaremos a passar mais tempo para receber familiares e amigos.

A Melodia Suave ficará perfeita numa sala de TV. Leve, quase neutra, a tonalidade não atrapalha a visualização da tela e se contrapõe aos aparelhos cada vez mais tecnológicos que usamos para assistir a nossas séries e filmes favoritos. 

Entretanto, se as cores do momento não te agradam, ou se você prefere não ousar na pintura do lar, que tal apostar nos clássicos? O tons neutros iluminados, como os beges, cinzas, marrons acinzentados são sempre agradáveis e ótimas alternativas ao branco, que é um tom mais rígido. 

Qual melhor cor para fachadas de casas?

Entre as cores de fachada de casas modernas, a tendência para pintar a frente do lar é a combinação da predominância do cinza com detalhes em branco, off white ou creme, que dá um ar contemporâneo e clássico ao lar. 

Os tons terrosos também ficam ótimos nas fachadas, principalmente quando há elementos naturais em volta, como um jardim. Eles deixam a casa parecer sóbria e elegante, principalmente se você apostar em uma cartela da tonalidade para criar dinamismo. 

Também é possível escolher uma cor de impacto para quebrar a monotonia da fachada. O azul escuro, o vermelho vinho e até mesmo um rosa vívido, combinados ou não a tons neutros ou a materiais como alumínio ou madeira, tornam a frente de casa inesquecível. 

Qual a melhor cor para pintura externa?

Se além da fachada você busca cores externas para casas modernas , pensando em transformar muros, quintal, varanda, entre outros ambientes, saiba que não é preciso usar o mesmo tom da fachada. 

Os tons neutros e terrosos também ficam ótimos na área externa. Eles deixam o ar discreto e moderno, ao mesmo tempo em que conservam a cor por mais tempo, o que diminui a necessidade de manutenção. 

Para fugir do óbvio, que tal tons pastel? As cores mais frias, como azul e verde, são muito usadas na pintura externa pois são elegantes e transmitem tranquilidade ao ambiente. Além disso, é possível brincar com as cores e fazer uma pintura em estilo tom sobre tom. 

Cores mais vivas, como o vermelho e o laranja, também ficam ótimas no exterior. No entanto, procure uma tonalidade menos vibrante, pois, com o tempo, as intempéries farão com que a pintura perca seu destaque. Tons mais terrosos e puxados para vinho se adaptam melhor. 

Não se esqueça, no entanto, que existem tintas específicas para áreas externas. Elas são mais resistentes a eventos como chuvas, incidência solar e vento.

Qual a melhor cor para pintura interna?

Selecionar cores internas para casas modernas é uma tarefa muito mais fácil, pois a durabilidade da pintura dentro de casa é muito maior, o que amplia a cartela de cores. 

Há, ainda, uma ampla variedade de produtos para pintar as paredes. Uma das novidades que está fazendo sucesso é a tinta com glitter, que as crianças, adolescentes e até alguns adultos vão amar para usar no quarto, no lavabo ou no hall de entrada. 

O cinza é uma das cores de casas modernas atualmente. Ele dá uma sensação de aconchego para o cômodo, mas é preciso ter cuidado com o tom escolhido. As tonalidades frias são mais adequadas para ambientes de socialização, como o corredor ou a sala. Já os mais quentes vão bem no quarto ou sala de TV, onde você pretende repousar. 

Usar uma cor para dar ênfase a um ponto específico é uma forma moderna de pintar o lar. Cores quentes, como o vermelho, o ocre e até mesmo o roxo, são cores marcantes que darão autenticidade para o local. 

Quem busca uma cor neutra pode apostar nos tons de branco e em suas sutis variações, como o off white, o algodão e o areia. São tons que combinam com todos os estilos de decoração. Os imóveis alugados muitas vezes já são entregues ao inquilino dessa forma. 

A partir disso, é só apostar nos móveis e objetos de decoração modernos para dar o toque de personalidade que você procura!

As melhores dicas para deixar sua casa do jeito que você gosta

Seja dentro ou fora de casa, não faltam cores de casas modernas e clássicas para tingir as paredes do imóvel dos seus sonhos. Afinal, não há nada melhor do que morar em um lugar que tem a sua cara! 

O QuintoAndar, maior imobiliária digital da América Latina, oferece opções para alugar ou comprar em mais de 40 cidades brasileiras. O time de consultores especializados vai facilitar todos os processos burocráticos e entrar em contato com você apenas quando for essencial. Assim, toda a sua experiência será tranquila e você terá mais tempo para pensar em uma decoração moderna para o lar!

Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer