A sala de estar é, geralmente, o cômodo mais frequentado da casa. É um ambiente de boas-vindas para os visitantes, o primeiro lugar que todo mundo vê e onde a família se reúne. Por tudo isso, precisa ser um espaço onde todos se sintam bem. E se tem um elemento que mexe com as sensações é a pintura. Por isso, preparamos para você um artigo especial sobre cores de parede para sala, com dicas sobre as melhores tonalidades e como combiná-las com a sua decoração.

Como escolher as cores de parede para sala?

Antes de mais nada, o que precisa falar mais alto é o seu gosto pessoal. Se você não gosta de uma cor de jeito nenhum, sequer cogite pintar uma parede com ela – afinal, é você quem vai ter que olhar para essas paredes todos os dias. Mais importante do que seguir uma tendência é pensar em algo que agrade os seus olhos e faça com que você se sinta bem em casa.

Lembre-se: cores transmitem sensações. Por isso, além do seu gosto, vale a pena você pensar como você quer se sentir e como quer que os seus convidados se sintam na sua sala. 

Veja algumas sensações que as cores podem causar:

  • Azul: transmite calma e tranquilidade;
  • Amarelo: alegra qualquer ambiente;
  • Verde: dá um toque natural de frescor, por remeter à natureza;
  • Laranja: uma cor vibrante e muito ligada à comunicação, que desperta a criatividade;
  • Cinza: passa a sensação de sobriedade;
  • Marrom: quando usada corretamente, é uma cor que dá um toque de rusticidade e conforto ao ambiente;
  • Preto: transmite elegância e a sensação de que a pessoa dona daquela sala é decidida e segura.
Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer

Paleta de cores para pintar sala

Pensar na paleta de cores, levando com consideração tanto as paredes quanto os móveis de um cômodo, é uma das melhores formas de você deixar o ambiente mais harmonioso. Por mais que uma pessoa não entenda nada de design ou decoração de interiores, quando ela entra em um ambiente em que as cores não conversam, ela pode até não saber explicar o porquê, mas muito provavelmente vai ter alguma sensação de algo fora de ordem.

O que é uma paleta de cores?

Paleta de cores é um conjunto de cores pré-selecionadas, de acordo com algumas regras, para a criação de uma identidade visual, que pode ser desde tudo o que diz respeito a uma empresa, por exemplo – como logomarca, uniformes, comunicação, entre outras coisas – até um projeto de cores de parede para sala de um apartamento. 

Como criar uma paleta de cores?

Tudo começa com o “círculo cromático”, que apresenta, de forma resumida, as cores enxergadas pelo olho humano – um total de 12 – que são:

  • Primárias: azul, amarelo e vermelho
  • Secundárias: mistura das cores primárias
    • Violeta (Azul + Vermelho)
    • Laranja (Vermelho + Amarelo)
    • Verde (Azul + Amarelo)
  • Terciárias: mistura das primárias com as secundárias
    • Vermelho-laranja
    • Amarelo-laranja
    • Amarelo-verde
    • Azul-verde
    • Azul-violeta 
    • Vermelho violeta

Cada uma dessas cores gera uma imensa gama de variações, por conta da adição de branco ou preto, que geram as tonalidades mais claras ou mais escuras, respectivamente. O tom sobre tom, por exemplo, é sempre uma forma boa e sem erro de se trabalhar as cores em um ambiente.

Além disso, há algumas regrinhas consagradas que para a combinação das cores, como os seguintes padrões:

Complementares | Análogas | Triangulação
Meio-complementares | Retângulo | Quadrado

Ou seja, como você pode ver nas imagens, a combinação de cores complementares, como o vermelho e o verde, dá sempre muito certo. Da mesma forma que acontece nos outros esquemas, como no caso das análogas (na imagem, azul-verde, verde e amarelo-verde) que estão lado a lado, por exemplo.

Exemplo de uma sala com parede verde compondo com a cor análoga vermelha do sofá
Exemplo de uma sala com parede verde compondo com a cor análoga vermelha do sofá

Cores de parede para sala e móveis

Vale a pena pensar em uma paleta, também, na hora de combinar as cores de parede para sala com alguns elementos importantes que podem – e devem – conversar com elas, como móveis e outros itens de decoração, por exemplo:

  • Sofá: prestar atenção principalmente no estofado e nas almofadas para sofá. Por se tratar de uma mobília chave na montagem de uma sala de estar, o sofá tem um papel muito importante para o conforto e para a decoração. E ter uma cor que converse bem não apenas com a parede, mas também com outros móveis é fundamental.
  • Cortina: a cortina é outro elemento que precisa ser levado em consideração. É mais uma peça fundamental em uma decoração e precisa conversar com o sofá e com as cores de parede para sala, pois acaba sendo um dos maiores itens de decoração de um ambiente. 

Estilos de decoração

Cada estilo de decoração tem sua característica e, portanto, sua paleta de cores mais comuns. Listamos aqui as cores de parede para sala que mais combinam com cada um desses principais estilos.

Minimalista

Como o próprio nome indica, menos é mais. Aqui, as cores neutras ditam os rumos do ambiente. Portanto, se você é adepto do estilo minimalista, branco, preto, cinza ou bege são as tonalidades que irão melhor combinar com a sua sala.

Cores de parede para sala: estilo minimalista
Minimalista

Escandinavo

Estilo inspirado em um conceito de simplicidade muito comum nos países nórdicos, se aproxima um pouco do minimalismo, por ser bem clean, porém com um toque que remete mais a elementos da natureza. Ambientes de estilo escandinavo costumam ter o branco como predominante nas paredes, mas também dividem espaço com tons de verde ou de madeira.

Cores de parede para sala: estilo escandinavo
Escandinavo

Industrial

Aqui as cores são mais neutras e bem sóbrias e o branco aparece um pouco menos, apesar de não ser completamente incomum. No estilo industrial, são comuns cores mais escuras, como o cinza ou o marrom, por exemplo.

Cores de parede para sala: estilo industrial
Industrial

Clássico

Muito indicado para espaços mais amplos, o estilo clássico remete a decorações antigas, típicas de propriedades de nobres ou de monarcas de séculos passados. É um estilo que, no seu mobiliário, conta com itens muito volumosos e cheios de detalhes, como grandes lustres e móveis repletos de madeira, couro e tecidos pesados. Com isso, as paredes pedem tons mais sóbrios, como bege, rosa claro, marrom, branco e até mesmo preto. Mas também é comum no estilo cores como verde-escuro ou azul-marinho, por exemplo.

Cores de parede para sala: estilo clássico
Clássico

Contemporâneo

Tipo de decoração muito moderna e clean, que privilegia superfícies lisas, com linhas retas e um mobiliário funcional. Em relação às cores de parede para a sala em uma decoração contemporânea, também aposta-se mais nos tons neutros, como branco, cinza, marrom ou bege.

Cores de parede para sala: estilo contemporâneo
Contemporâneo

Vintage

Aqui a combinação de cores de parede para a sala é, provavelmente, a mais arrojada de todas. Muitos dos móveis e itens usados em uma boa decoração vintage são garimpados em brechós ou antiquários e, não necessariamente, conversam entre si. Com isso, o estilo acaba tendo mais liberdade para ser um pouco mais criativo no que diz respeito às cores escolhidas, que podem ir desde paredes brancas, porém repletas de quadros e objetos diversos, até cores mais vivas, como um amarelo ou vermelho, passando, inclusive, por papéis de parede estampados.

Cores de parede para sala: estilo vintage
Vintage

Mude as cores de parede da sala para a casa ter a sua cara

A pintura de uma sala é algo que muda completamente o ambiente de uma casa. Se você tem um imóvel próprio, dá para fazer qualquer coisa que der na telha. Mas mesmo que o imóvel não seja seu e você esteja apenas alugando, vale a pena fazer esse tipo de mudança, para que o seu lar, mesmo que por locação, tenha a sua cara. 

Mas vale lembrar: ao final de uma locação, a condição da pintura de cada cômodo é avaliada por meio de um checklist aplicado na vistoria de saída e embasada por fotos, para identificar eventuais problemas. 

Por isso, uma dica importante para os inquilinos é verificar a orientação estabelecida em relação à pintura no seu contrato de aluguel, de acordo com o laudo da vistoria de entrada

Maior imobiliária digital da América Latina, o QuintoAndar facilita toda e qualquer comunicação entre locador e locatário, orientando seus clientes sobre tudo o que pode e não pode ser feito em um contrato de locação. Desde a parte burocrática em si até o desejo de um inquilino de mudar as cores de parede para sala.