Se você busca mudar a decoração da cozinha, ou apenas fazer pequenas alterações, pode ser a hora de pensar nas melhores cores de parede para cozinha. Algumas tonalidades passam a sensação de amplitude no ambiente, outras ajudam no rejuvenescimento do lar. 

Aqui, você vai conferir uma série de dicas para acertar na hora de escolher as cores de um dos principais cômodos da casa. Continue a leitura e inspire-se!

Qual a cor mais indicada para cozinha?

Branco, preto, cinza, azul, laranja e rosa, todas essas, e algumas outras, podem ser utilizadas na cozinha. A cor ideal é aquela que mais combina com o seu estilo e com a decoração da sua casa! Porém, algumas tonalidades são mais utilizadas por alguns motivos específicos que você confere a seguir.

Navegue pelo conteúdo

As melhores cores de parede para cozinha

1. Branco

cozinha ampla com fogão, geladeira e armários, com as paredes na cor branca

Considerada como uma cor neutra, que combina com quase tudo, o branco é uma escolha clássica e é a melhor opção de cor de parede para cozinha pequena, principalmente. Isso porque tons claros transmitem a sensação de amplitude ao ambiente. Afinal, a luz natural reflete mais facilmente nas paredes claras.

Porém, isso não se limita apenas às paredes, cores claras também podem ser utilizadas em objetos decorativos, utensílios, móveis, pisos e revestimentos. Uma dica valiosa: o branco vai muito bem ao lado de tons amadeirados. 

E as vantagens não param por aí! Móveis com essa tonalidade podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas, facilitando futuras modificações na cozinha. O branco, na psicologia das cores, transmite a sensação de ambiente limpo e simples – ideal para uma cozinha, não é mesmo?

Vale lembrar que a principal desvantagem está relacionada com a limpeza, que deve ser redobrada.

2. Preto

pia de cozinha e um abacaxi, ao fundo a parede é preta

Enquanto isso, o preto possui função oposta, ele tem o poder de reduzir a sensação de amplitude. Porém, traz estilo, sofisticação, personalidade e muita atitude à cozinha.

Recomenda-se o uso do preto para pintar a parede da cozinha no caso de espaços amplos. Também é necessário ter cuidado com a luminosidade, para que o ambiente não fique escuro demais. 

Posicionar lâmpadas e luminárias da maneira correta é essencial para evitar a falta de claridade. Então, ao revestir as paredes com a cor preta, o ideal é utilizar mobílias e objetos de decoração que carregam tonalidades claras. Para uma decoração rústica, opte por detalhes em madeira. 

A predominância do preto na cozinha é uma tendência, pelo fato de se adaptar tranquilamente a diversos estilos de decoração, com destaque para o industrial, moderno e minimalista.

3. Cinza

geladeira, armários de teto, bancadas e banquinhos em uma cozinha com as paredes da cor cinza

Cor ideal para parede de cozinha, o cinza é uma das tonalidades mais escolhidas devido a neutralidade e sofisticação promovidas pela cor. Ao invés dos tradicionais azulejos, o uso de pastilhas, que são brilhantes e fáceis de limpar, está em alta também. 

Além das pastilhas, a parede pode ser de cimento queimado, técnica que promove o aspecto industrial, outra tendência na decoração de interiores. Para quem busca um misto de cores e texturas, aposte na combinação de paredes cinzas, de preferência com revestimento fosco, chão branco e utensílios em inox, como na imagem acima. 

4. Marrom

parede marrom de tijolos em uma cozinha, mostrando a pia, bancadas, armários de teto

Ainda sobre cores neutras, não é difícil ver cozinhas predominantemente marrons. Isso acontece não apenas pela praticidade da limpeza, como também pela facilidade na hora de decorar. Por ser neutro, o marrom dificulta erros na composição da decoração – utilizado, principalmente, em cômodos com estilo rústico

A tonalidade não aparece apenas na tinta ou papel de parede, mas em cozinhas com paredes de madeira ou texturizadas com tonalidades de bege a marrom.

Um dos principais erros está relacionado à iluminação. O posicionamento de lâmpadas em locais estratégicos é vital dentro da cozinha. Especialmente se o marrom for escuro, é necessário garantir uma boa iluminação. 

Aliás, a cozinha é um ambiente que precisa ser bem iluminado para evitar acidentes durante o preparo dos alimentos. A combinação de móveis brancos com paredes marrons também aumenta a claridade e dá um aspecto jovial ao ambiente.

5. Amarelo

cozinha completa com ilha central e paredes na cor amarela

Se a ideia é deixar a cozinha leve e descontraída, o amarelo é uma excelente escolha! A cor não precisa ser super chamativa, é possível utilizar tons pastel. 

Para evitar que o ambiente fique monocromático e cansativo, combine o amarelo das paredes com cores neutras no piso, bancada, revestimentos e prateleiras, como preto, cinza e branco.

O amarelo em doses equilibradas transmite energia e felicidade, dois fatores positivos na hora de preparar e consumir alimentos, certo?

6. Azul

cozinha com bancada azul, pia cinza, e paredes azuis

Por se tratar de uma cor fria e que provoca sensações de calma e relaxamento em algumas pessoas, o azul precisa de um companheiro, de preferência o branco ou uma cor quente, como laranja, amarelo ou vermelho.

Além de incitar a vontade de comer, a mistura promete trazer alegria e descontração ao ambiente. O revestimento azul vai bem com bancada e bancos na cor branca. 

7. Rosa

cozinha com bancadas brancas e paredes rosa

O primeiro passo para uma cozinha rosa é escolher o tom que irá predominar no cômodo. A seguir, veja tonalidades que combinam, e muito, com a cozinha:

  • Rosa choque: melhor para ambientes amplos e espaçosos, pois reduz a sensação de amplitude;
  • Rosa quartzo ou rosa pastel: maravilhoso quando combinado com utensílios e mobília rose gold, passando modernismo ao local. 

8. Laranja

paredes de uma cozinha na cor laranja, com as bancadas combinando em um tom cinza escuro

Dando sequência na lista das melhores cores de parede para cozinha, chegamos ao vibrante laranja, cor fortemente relacionada com a sensação de fome. Portanto, é perfeita para a cozinha! 

Se o laranja estiver na parede, o ideal é que o restante da cozinha possua outras colorações, como branco, preto, cinza e até mesmo marrom, quatro cores que combinam bastante com tons alaranjados. 

As melhores combinações de cores para parede de cozinha

Agora, confira quatro combinações de cores que selecionamos para você.

9. Azul e lilás

bowl de frutas em cima de uma bancada de cozinha, ao lado de uma taça. Todo o espaço é lilás

A primeira mistura é entre o azul e o lilás. Juntas, essas cores promovem um ambiente aconchegante e animado. Esse efeito é conseguido por meio do contraste, se o lilás for escuro, o azul deve ser claro.

10. Branco e vermelho

cozinha vermelha e branca, com paredes brancas e móveis vermelhos
Na imagem, a parede é apenas branca, mas podemos ver como o vermelho consegue ser incorporado a uma decoração na cozinha e é possível inserir não só nos móveis, mas também na pintura.

A mescla do branco com o vermelho é perfeita para quem busca uma cozinha clean, predominantemente neutra, mas com alguns detalhes coloridos. Só para ilustrar, a geladeira, utensílios e cadeiras podem ser vermelhas. Enquanto isso, a bancada amadeirada e todo o restante do cômodo em branco. 

Se você busca por cores de parede para cozinha americana, saiba que branco e vermelho caem super bem nesse tipo de cozinha. 

11. Verde e rosa

parede de cozinha verde e rosa com flores desenhadas. Os móveis também são na tonalidade verde e rosa pastel

Sem dúvida, a combinação entre verde e rosa é bastante bonita e moderna. No entanto, nem todos os tons de rosa dão certo. O ideal é escolher o rosa pastel como cor principal e o verde para decorar (ou vice-versa). A presença da segunda cor deve ser discreta, com alguns utensílios ou móveis. 

12. Amarelo e azul

cozinha com parede verde e móveis amarelos

Por fim, uma combinação bem brasileira: azul e amarelo. Elas são cores contrastantes, portanto, necessitam da companhia de cores neutras, como marrom claro, branco ou cinza para compor o restante do ambiente. 

Qual cor pintar parede da cozinha?

Depois de todas essas dicas, fica fácil escolher as cores de parede para cozinha, não é mesmo? Com todo o trabalho de pintar e redecorar o ambiente, será necessário organizar os móveis e utensílios. Por isso, separamos um conteúdo completo ensinando a organizar uma cozinha com 8 dicas práticas!

Mas se você está procurando um novo lar para alugar ou comprar, também está no lugar certo. No QuintoAndar, maior plataforma de moradia do Brasil, você encontra opções de apartamentos e casas em mais de 40 cidades, nas 5 regiões do país. Aproveite para fazer um tour virtual nos imóveis que mais gostar e conte com as fotos profissionais para já começar a imaginar as cores de parede para cozinha que você mais curtiu!

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora