O quarto é um dos cômodos mais frequentados da casa, sendo o favorito de 42% dos brasileiros, de acordo com o Censo QuintoAndar. É o lugar ideal para descansar, relaxar e recarregar as energias. Por isso, precisa ser leve, confortável e aconchegante, mas também pode ser animado e descontraído. Tudo depende do seu estilo. 

Se você quer mudar a decoração do quarto por completo ou apenas fazer pequenas mudanças, veja 9 ideias de cores para quarto. Preparamos dicas valiosas para você dar uma nova cara ao ambiente!

Navegue pelo conteúdo

1. Branco

quarto com cama de casal no centro, mesas de cabeceira, poltrona, todo na cor branca

Sem dúvida, a cor branca é comum em diversos lares pelo mundo, pois é uma tonalidade neutra que combina com tudo! Pelo fato de trazer a sensação de amplitude, também é uma das cores para quarto pequeno mais escolhidas. Sem esquecer da impressão clean criada pelo branco, proporcionando aspecto de limpeza. 

A tranquilidade transmitida ajuda, e muito, na hora de dormir. Portanto, é uma excelente escolha para todos os tipos de quarto, já que a finalidade principal do ambiente é descansar e relaxar. 

O excesso da cor branca, no entanto, pode tornar o ambiente cansativo, com aspecto de frio ou até mesmo vazio. O ideal é combinar o branco com outras cores, como marrom, azul e verde, promovendo contraste. 

Que tal pintar as paredes com tinta branca e adicionar piso e mobília de madeira, para dar um toque rústico ao quarto? Ou até mesmo mesclar o branco da pintura com pequenos detalhes coloridos na decoração, como quadros, tapetes, almofadas e luminárias?

2. Cinza

quarto cinza com cama de solteiro queen, janela pequena e várias decorações nas paredes

Assim como o primeiro item da lista, o cinza também está entre as principais cores neutras para o quarto e vai bem com uma série de tonalidades. E é uma ótima opção para quem busca fugir do bege e branco, duas cores tradicionais.

Existem diversas tonalidades de cinza para pintar o quarto, cada uma com uma função diferente. Tons claros ajudam na sensação de amplitude, caso o quarto seja pequeno. Já os tons escuros combinam com lugares espaçosos. 

Aos que desejam um ambiente estiloso, sofisticado e contemporâneo, por que não apostar no revestimento de cimento queimado? O uso da técnica é comum em outros cômodos da casa, mas também nos quartos. 

Lembre-se: sozinho, o cinza pode deixar o ambiente pouco aconchegante e impessoal. Portanto, decore o quarto com elementos coloridos ou faça bom uso das texturas, com roupas de cama, almofadas, poltronas e travesseiros fofinhos. 

3. Azul

quarto com paredes e mesa de cabeceira na cor azul, cama de casal com roupa de cama branca e duas janelas nas paredes de fundo

O azul é frequentemente associado aos homens, razão pela qual está no topo da lista de cores para quarto masculino. No entanto, quartos que levam azul não combinam com apenas um gênero. 

Leia também: Quarto de bebê unissex: dicas para você decorar sem se preocupar com o gênero da criança

Se o azul for escolhido para quartos de casal ou de adulto solteiro, ele deve ser utilizado com sobriedade, para que não fique com ar infantil. 

Dê preferência a tons escuros ou pastel, pois os vibrantes são mais utilizados em quartos de crianças e adolescentes.

Cores quentes, como o azul, também transmitem seriedade. A associação com outras cores é uma maneira eficaz de deixar o quarto descontraído. Paredes azuis escuras, por exemplo, combinam com roupas de cama brancas ou cinzas e móveis de madeira. 

Tons claros e pastel, que são delicados e indicados para quartos infantis, ficam bem ao lado de itens decorativos ou móveis verdes e amarelos. Se quiser, você pode até mesmo apostar em paredes cinzas, tapetes azuis e detalhes brancos. 

4. Verde

quarto com parede verde, cama de casal com almofadas da mesma cor da parede

Como você deve saber, o verde significa esperança. Porém, também remete à paz, vitalidade, saúde e tranquilidade. Ou seja, os elementos presentes no verde combinam, e muito, com o propósito do quarto, cômodo feito para relaxar e renovar as energias. 

Para não errar na escolha das cores, opte por tons claros, como verde água. Essa tonalidade delicada é tendência, está em alta, muito presente em quartos femininos e infantis. Nesse caso, o verde fica nas paredes e no tapete, a mobília é branca ou marrom e os detalhes na cor rosa. 

O verde musgo é mais uma opção. Além da elegância, a tonalidade traz um ar rústico, se combinada com artigos amadeirados, roupas de cama em amarelo escuro e pequenos vasos de planta. 

5. Amarelo

quarto amarelo com cama de casal no centro

Está em busca de um quarto leve, descontraído, repleto de energia e pra lá de vibrante? Escolha o amarelo! É possível usar e abusar da cor, mesmo em um cômodo feito para descansar. Afinal, você não precisa utilizar o amarelo em todas as partes do quarto. Vale lembrar que é preferível escolher tons pastel ou claros. 

A junção da parede pintada de amarelo mostarda com móveis em azul claro e tapete branco combina com quartos infantis para meninos ou meninas. Assim como a mistura de amarelo claro, branco e rosa choque vai bem em quartos infantis. Já um quarto de casal fica lindo com uma parede em amarelo, as demais em cinza ou branco e móveis brancos. 

6. Rosa

quarto com parede branca e itens e decorações na cor rosa

Agora, chegou a vez de uma das principais cores para quarto feminino: o rosa! Para bebês, crianças e adolescentes, a predominância do rosa fica excelente. Aposte em cortinas e tapetes em tons claros, roupa de cama em tons escuros, móveis brancos e artigos de decoração rosa choque.

Por outro lado, paredes em cinza claro, combinadas com cobertores cinza escuro, piso amadeirado e detalhes em rosa gold são ideais para quartos de casal. Já os solteiros podem optar pela clássica combinação do branco com o rosa. 

7. Lilás

quarto com cama e paredes em tonalidades lilás

O lilás é responsável por trazer leveza e delicadeza ao ambiente. Além disso, harmoniza com outros tons e uma série de cores, como branco, preto, rosa, azul e até mesmo verde. 

Mas lembre-se de contrastar as cores, com o objetivo de não deixar o ambiente cansativo. Paredes pintadas ou com papel de parede lilás ficam bem ao lado de cores neutras. Portanto, que tal um tapete branco felpudo, chão amadeirado e roupa de cama cinza? 

8. Vermelho

quarto de solteiro todo vermelho, com cama encostada na parede, escrivaninha, espelho e janela ampla ao lado da cama

O planejamento é fundamental na hora de usar vermelho na decoração do quarto. Por se tratar de uma cor quente e forte, deve ser utilizada com cautela. A predominância do vermelho tende a deixar o ambiente pesado. 

Use o branco como cor principal e insira alguns detalhes em vermelho, como uma meia parede, ou até mesmo uma faixa em vermelho. Você também pode compor o restante da decoração nesse tom, como no tapete, abajur, mesa de cabeceira ou roupa de cama. 

Aos que adoram vermelho, e querem a cor como protagonista, por que não pintar as paredes de cinza ou branco e mesclar diferentes tons de vermelho pelo quarto? 

9. Preto

quarto com paredes na tonalidade preta e móveis e decoração variando entre preto e branco

Assim como o vermelho, o preto também tem que ser usado com moderação. O uso exagerado pode deixar o quarto escuro, cansativo e pouco aconchegante. Além de diminuir espaços que já são pequenos, pois a cor tem a capacidade de reduzir a amplitude. 

Aqui a nossa sugestão é a mesma para quem pensa em utilizar o vermelho como uma das cores para quarto: apostar em uma meia parede preta ou uma faixa da cor desejada. Assim, os demais elementos do quarto devem ser de cores mais claras para dar contraste e sensação de aconchego.

Sugestões de cores para quarto de casal

quarto de casal com cores brancas e azuis

Primeiramente, vale reforçar que a decoração do quarto deve seguir as preferências do casal. Não existe a melhor cor para o cômodo, mas a que mais agrada aos dois. 

Para te ajudar na escolha, selecionamos seis cores para quarto de casal: 

  • Cinza;
  • Branco;
  • Amarelo;
  • Vinho;
  • Marrom;
  • Turquesa.

Sugestões de cores para quarto de solteiro

quarto de solteiro com cama encostada na parede, janelas nas laterais

O solteiro que busca mudar a decoração por completo precisa definir o seu estilo preferido. Clássico, clean, neutro, moderno ou descolado são cinco estilos bem comuns. 

Além disso, também é necessário eleger as cores prediletas. A seguir, veja seis cores perfeitas para quartos de solteiro:

  • Branco;
  • Cinza;
  • Azul claro;
  • Rosa;
  • Laranja;
  • Lilás.

Sugestões de cores para quarto infantil

criança de braços abertos e sorrindo em um quarto infantil

Como dito no início do texto, as cores afetam as emoções. Portanto, é fundamental acertar na escolha da cor para quartos infantis. 

O amarelo traz energia e vitalidade ao ambiente, mas deve ser usado com cautela. O vermelho também é intenso, mas pode ser inserido em alguns detalhes da decoração. 

Em relação às cores claras para quarto infantil, verde, azul e rosa são ótimas escolhas. Eleger uma das três cores como a principal é certeza de acerto! 

Branco, marrom, cinza ou bege também evitam erros na hora de decorar o ambiente, porque são quatro cores neutras que podem entrar em harmonia com os brinquedos infantis, que costumam ser bem coloridos. 

Encontre o quarto que você sempre sonhou com o QuintoAndar

Definir as cores ficou mais fácil com todas essas dicas. E mudar a decoração do quarto é uma delícia, mas pode ser que você esteja em busca de algo a mais, certo?

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Se está na hora de procurar um novo lar para montar o seu quarto dos sonhos, o QuintoAndar pode te ajudar! Navegando em nosso site ou app, você pode selecionar a cidade e o bairro de onde deseja morar para começar a dar uma olhada nos imóveis disponíveis para alugar ou comprar. Aproveite para fazer um tour virtual e já começar a ir imaginando as cores para quarto, sala e demais cômodos do seu novo lar!