O QuintoAndar é uma imobiliária digital que revolucionou o mercado de locação de imóveis no Brasil, ao eliminar a necessidade de recursos ultrapassados como fiador, o seguro-fiança e o depósito caução. Mas de pelo menos um personagem histórico dentro do processo do aluguel de imóveis a empresa não abriu mão: a figura do corretor parceiro, considerada extremamente importante na hora das visitas.

Não por acaso, o QuintoAndar trabalha com diversos corretores parceiros nas mais de 30 cidades que atende no Brasil. E o papel desse profissional é acompanhar o inquilino em potencial nas visitas aos imóveis. Seja ela uma visita presencial ou virtual – outra inovação do QuintoAndar, na qual o interessado pelo imóvel faz um tour ao vivo e à distância pelas lentes do celular do corretor.

Dicas do corretor parceiro

Emerson José Sapucahy de Almeida é um corretor parceiro que atua na Zona Leste de São Paulo. Segundo ele, sua média de contratos fechados é de, pelo menos, um por dia.

Segundo Emerson, em cada visita, o corretor parceiro deve ter uma postura proativa ao mostrar o imóvel para a pessoa interessada. Perguntamos, então, como ele trabalha no dia a dia o seu contato com os clientes. E ele citou uma técnica de vendas chamada AIDA, sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. 

Veja como Emerson divide esses tópicos dentro da realidade do QuintoAndar:

Atenção

Emerson procura atrair a atenção do cliente. Para isso, já faz o contato no dia anterior à visita, quando recebe a agenda para o dia seguinte. Envia uma apresentação, que traz seu nome, horário e endereço da visita. E também envia um vídeo de apresentação sobre o QuintoAndar. Além, disso, se apresenta ao proprietário e avisa que estará com o cliente no imóvel dele. E que após a visita dará o feedback para ele. 

Interesse

E ideia aqui é despertar o interesse do cliente na apresentação do imóvel. Por isso, Emerson diz que costuma mostrar com ênfase todos os pontos positivos tanto do imóvel quanto do condomínio, da rua e do bairro. 

Desejo

Uma vez que o cliente se interessa de verdade pelo imóvel, é hora de trabalhar esse desejo e incentivá-lo a fazer uma proposta. Emerson explica tudo sobre como funciona a proposta expressa e customizada. E neste momento o inquilino em potencial já negocia valores justos com o proprietário. E o corretor, quando ambas as partes questionam valores, acaba usando sua expertise profissional e conhecimento de mercado para alinhar as expectativas dos dois lados.

Ação

É neste momento que o corretor parte para a ação de reservar o imóvel. Ele explica como funciona a reserva QuintoAndar. E diz considerar importante não atropelar etapas neste momento com o objetivo de “vender” logo esse serviço. 

“Acho que um dos segredos é ‘vender’ primeiro a locação. A reserva do imóvel é uma consequência dessa ‘venda’ de qualidade”, finaliza o corretor.