Ter um lugar onde é possível cozinhar, curtir a família e interagir com seus convidados é um verdadeiro “must have” nos lares. Se não houver muito espaço, uma cozinha americana pequena pode ser a melhor opção.

Para quem está em busca de inspirações para transformar este sonho em realidade, continue conosco para descobrir as alternativas ideais para a projeção e decoração de cozinha americana pequena, que se adaptam a diferentes plantas.

Navegue pelo conteúdo:

O que é cozinha americana?

O termo se refere a uma estética contemporânea e elegante criada nos Estados Unidos e que se espalhou por todo o mundo.

Você já reparou que nos filmes e séries americanos, a cozinha costuma ser aberta e integrada a ambientes de convívio, como sala de estar e/ou sala de jantar? Essas são as características da cozinha americana, também chamada de cozinha em conceito aberto. 

A separação do cômodo é feita somente por meio de um balcão ou uma ilha, que fica de frente para o outro cômodo, permitindo a integração. Por não ter paredes, traz uma sensação de amplitude ao espaço. 

Como é uma cozinha americana simples?

Mesmo em sua versão simples, a cozinha americana é completa: ela oferece espaço para cozinhar as refeições, lavar as louças, armazenar os alimentos e comer pratos rápidos. 

Por isso, uma cozinha americana pequena simples conta com fogão, forno e/ou micro-ondas, pia, geladeira, armários e, geralmente, opta-se por um balcão, que ocupa menos espaço e que serve tanto como apoio para preparar quanto como superfície para fazer as refeições. 

As mais elaboradas possuem ainda outros acessórios, como coifa, pia dupla, ilha, entre outros. 

Quais os tipos de cozinha americana?

Antes de projetar a cozinha dos seus sonhos, você precisa conhecer quais são os modelos de cozinha americana pequena:

Cozinha americana com sala de TV ou de estar

na imagem, vemos três bancos laranjas sob uma mesa ampla, com três lustres acima dela. Ao fundo, uma janela, decorações e móveis de cozinha americana

A cozinha americana com sala pequena, seja de TV ou estar, é uma das mais comuns. Ela permite que você assista a uma série ou supervisione a brincadeira das crianças enquanto cozinha. 

Cozinha americana com sala de jantar

uma mesa de jantar de madeira, com três cadeiras em cada lado. Dois lustres iluminam o móvel, e, ao fundo, há uma bancada com quatro bancos e uma geladeira e armários.

Este também é um modelo bastante popular. A principal vantagem é que você pode interagir com as pessoas que estão sentadas à mesa enquanto finaliza as refeições. É ideal para quem ama receber visitas. 

Cozinha americana com balcão

um balcão branco com dois bancos sob a beirada. Acima, lustres iluminam o ambiente. Ao fundo, uma geladeira, armários embaixo, armários de teto e um fogão

O balcão é a principal aposta para integrar os ambientes e é a opção mais adequada para os espaços pequenos. Eles podem ser de madeira, de mármore, de granito, de porcelanato, de inox, entre outros. 

Cozinha americana com ilha

Uma ilha ao centro da imagem, com uma pia e fogão

A ilha costuma ocupar mais espaço, mas, dependendo da metragem da cozinha e da peça, é possível acomodá-la numa cozinha americana pequena. 

Cozinha americana planejada

um balcão de cozinha amadeirado. Há armários de teto, um fogão, gavetas. No canto, encostada à parede direita, uma mesa pequena com duas cadeiras e uma janela

Uma cozinha planejada em espaços pequenos costuma ser mais funcional. É possível adequar os armários, o balcão e a posição dos eletrodomésticos à sua rotina, facilitando o ato de cozinhar. 

Como projetar uma cozinha americana pequena?

Para ter esse ambiente na sua casa, o mais adequado é fazer uma cozinha americana pequena planejada, de preferência com o auxílio de um arquiteto ou designer de interiores.

A cozinha precisa ser bem pensada para que tenha uma boa área para circulação e capacidade de armazenamento adequada às suas necessidades, além de ser bem iluminada, ventilada e, é claro, completamente segura, considerando o espaço disponível. 

Estude o espaço disponível 

Antes de mais nada, avalie o espaço que você tem no ambiente para entender se tudo o que você gostaria de colocar nele vai, de fato, caber.

Se a cozinha for realmente muito pequena, talvez você tenha que abrir mão de alguns itens, como a ilha, um refrigerador muito grande ou um forno duplo, para ter mais espaço de armazenamento ou de circulação. 

Assim você não terá problemas como a porta da geladeira esbarrando na parede, por exemplo.

Pense na dinâmica

Uma cozinha exige máxima funcionalidade. Portanto, pense na maneira que você usará o ambiente para entender as suas necessidades.

Se você costuma preparar refeições simples para uma pessoa, não é preciso instalar uma ilha ou balcão de apoio muito grande, por exemplo. Agora, se você recebe visitas ou usa a cozinha para o seu trabalho, investir em mais superfícies e depósitos é importante.

Onde ficará a pia? E o fogão? E a geladeira? E a lava-louças? Considere uma disposição que faz sentido para você e para o espaço que você tem disponível. 

Garanta a iluminação

Uma boa cozinha deve contar com uma boa iluminação.

Priorize a luz natural pelas janelas ou portas-balcão para o dia e, para a noite, tenha um projeto adequado, que ilumine os pontos mais relevantes da cozinha, como o balcão, a pia e o fogão. 

Além disso, dê preferência a lâmpadas Led brancas, que são econômicas e não interferem na sua percepção dos alimentos. 

Evite acidentes domésticos

A segurança é o mais importante em qualquer cozinha. Na hora de projetar a sua cozinha americana, não esqueça de considerar medidas que tornam o ambiente mais seguro, como:

  • Deixar o botijão de gás em local ventilado
  • Realizar a manutenção do gás de cozinha periodicamente 
  • Proteger as tomadas
  • Prender os fios dos eletrodomésticos 
  • Colocar travas em gavetas e portas de armários – caso você tenha crianças em casa

Invista na decoração

A decoração da cozinha americana é o toque final para deixar o local com a sua cara e ainda pode fazer o espaço parecer maior do que é. 

Prateleiras verticais e abertas, que vão até o teto, dão a sensação de alongamento. Nelas, além de itens funcionais, como temperos, você pode colocar belas peças de louça.

bancadas de cozinha, prateleiras e armários de teto e um fogão

Preste atenção à paleta de cores. Escolha duas tonalidades que você gosta, mas que não sejam contrastantes, para o aposento ganhar uma aparência coordenada. É possível usar diferentes texturas da mesma cor para criar unidade.

cozinha americana. Na imagem, uma bancada em tons de branco e bege, com uma bandeja e uma planta e cafeteira em cima. Uma pia e, ao fundo, armários, todos em cores harmonizadas e claras.

Adicione, ainda, eletrodomésticos, acessórios e acabamentos que refletem a luz. Que tal expor algumas bandejas de prata, puxadores de inox, armários com portas de vidro ou um fogão branco?!

Como arrumar sua cozinha americana?

A organização é um fator fundamental para que uma cozinha americana pequena não pareça sempre desarrumada e ainda menor. Como ela é integrada às áreas sociais da casa, o ideal é deixá-la sem bagunça. 

Cada coisa deve ter o seu lugar. Se você possui muitas louças, panelas, travessas, talheres e afins, deixe no espaço apenas o que você utiliza no dia a dia, de preferência em locais de fácil acesso. O restante você pode guardar em armários mais elevados ou em um depósito, por exemplo. 

Se mesmo assim faltar espaço, já pensou em pendurar as panelas com ganchos na parede? E as facas em uma placa magnética em frente à pia? Assim, os utensílios domésticos se incorporam à decoração.

uma bancada, com um fogão ao centro. Panelas penduradas na parede e armários de teto

Sempre que possível, deixe o balcão livre. Algumas peças têm até pequenas gavetas ou prateleiras para que você possa colocar os itens que ficariam sobre o balcão, como jogos americanos. 

Por fim, tenha mais de uma lixeira na cozinha. Deixe-as nas extremidades do ambiente, de forma que você sempre tenha onde jogar restos de alimentos, papéis e outros itens.

Como ter seu próprio apartamento com uma cozinha americana?

Ficou inspirado para ter a sua própria cozinha americana pequena ou grande? Então é o momento de começar a busca pelo lugar ideal no QuintoAndar. 

A maior imobiliária digital da América Latina conta com mais de 60 filtros, inclusive a opção de visualizar apenas imóveis que possuem cozinha com essas características – e há muitos deles prontos para serem alugados, em todas as 40 cidades em que atuamos.

Quando você encontrar o imóvel dos seus sonhos, nossa equipe de consultores vai auxiliar em todo o processo, sem burocracia, seguro fiança, caução ou fiador, para que você possa viver onde deseja rapidamente e aproveitar a sua nova cozinha.

Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer