Você sabia que a cozinha americana com sala é uma tendência de decoração? Tanto pela integração quanto pela praticidade, a união desses dois ambientes traz uma sensação de amplitude, essencial para imóveis pequenos. 

Além disso, esse modelo de disposição dos cômodos também é capaz de melhorar o aproveitamento do espaço em construções maiores. Para quem gosta de receber amigos e familiares, pode ser a solução ideal. Afinal, você prepara a refeição enquanto interage com os convidados.

Se você está pensando em fazer uma cozinha americana com sala na sua casa, continue conosco!

Navegue pelo conteúdo:

Você também pode se interessar: Como montar e decorar uma cozinha de apartamento

O que é uma cozinha americana?

cozinha americana, ao fundo com a geladeira e armários, na frente com a mesa e cadeiras

A cozinha americana é caracterizada por estar integrada aos outros espaços da casa, especialmente à sala. Entre esses dois ambientes, não existem paredes como divisória: a demarcação de cada um dos cômodos costuma ser feita por meio de um balcão central.

Apesar de já ser implementada há alguns anos, a cozinha americana com sala vem se tornando uma tendência cada vez maior. Um dos fatores é a redução de metragem dos imóveis, verificada especialmente nas grandes cidades para garantir o aproveitamento máximo dos espaços.

Ainda assim, existe demanda por imóveis amplos e até coberturas com cozinhas americanas com salas interligadas. Nesses casos, costuma existir uma ilha central que separa os ambientes.

De toda forma, esse modelo de cozinha garante o máximo de integração e se torna um local de reunião. Afinal, existe uma comunicação bastante ampla com as outras partes da casa, o que é ideal para receber amigos e cuidar dos filhos pequenos enquanto as refeições são preparadas.

Quais são os modelos da cozinha americana?

cozinha americana toda branca, com ilha no centro e geladeira, microondas, armários suspensos

Apesar de existirem diferentes tipos de cozinha americana com sala de jantar e estar, todas têm o objetivo de integrar os ambientes. Afinal, esse estilo veio justamente para resolver a falta de espaço nos imóveis.

Para chegar a esse resultado, são utilizados vários recursos. Entre eles estão:

  • Meia parede;
  • Bancada;
  • Ilha gourmet;
  • Mesa de jantar.

Normalmente, a bancada é a melhor escolha, já que traz funcionalidade. Ela serve tanto para preparar os alimentos quanto como mesa para refeições rápidas, como o café da manhã.

Dentro dessas possibilidades, os modelos de cozinha americana disponíveis são os seguintes:

Cozinha americana pequena

cozinha americana pequena com mesa de jantar pequena, bancada e parede em tons pretos

É aquela que traz pouco espaço para cozinhar e guardar panelas, louças, talheres e outros objetos. A sensação de espaço pode ser ampliada com alguns truques, como: 

  • Uso de cores neutras, deixando as cores somente para os detalhes;
  • Posicionamento da mesa logo após a bancada;
  • Utilização de layout em U;
  • Escolha de uma mesa retrátil;
  • Usar o mesmo piso da sala e na cozinha;
  • Opção por eletrodomésticos pequenos;
  • Escolha de um balcão mais curto, quando houver uma mesa de jantar.

Cozinha americana com sala simples

sala com cozinha americana simples em tons brancos e claros

Na cozinha americana com sala simples, os ambientes são integrados a partir de uma bancada com bancos. São escolhidos somente alguns eletrodomésticos necessários. A dica é deixar a decoração combinar com a sala. Se quiser, pode demarcar os ambientes pela escolha de outros materiais e cores para a cozinha.

Cozinha americana com sala de jantar

cozinha americana com sala de jantar e mesa posta

É a solução ideal para quem quer praticidade. Do lado de onde as refeições serão preparadas, você tem a mesa onde todos comerão.

Em caso de apartamentos pequenos, o próprio balcão pode ser usado como mesa. Em imóveis maiores, é possível posicionar a mesa ao lado do balcão ou ilha, e usar dessa estrutura como buffet, para servir as comidas e bebidas.

Cozinha americana com sala de estar

cozinha americana com sala de estar

Na cozinha americana com sala de estar, o ambiente em que as refeições são preparadas está interligado com o local em que as pessoas descansam do dia a dia. Essa é uma forma de trazer certo ar de modernidade, já que todos os utensílios e ferramentas ficam visíveis. Isso torna a vida do morador mais prática e dinâmica.

Cozinha americana com balcão

cozinha americana com balcão

Nesse caso, a bancada serve para delimitar o ambiente. Por isso, é como uma meia parede. No entanto, o balcão é utilizado como móvel multifuncional, desde que você coloque bancos.

Em alguns casos, é possível até mandar fazer um balcão personalizado com portas e gavetas na parte que fica virada para a cozinha. Assim, você tem mais espaço para guardar as coisas.

Outra opção é o design vazado, que fica aberto na parte de baixo. Isso garante um espaço maior. Ainda tem as versões mais estreitas. Essas servem somente para delimitar os ambientes.

Cozinha americana planejada

cozinha americana com bancada, cadeiras e área com vidro

É uma excelente opção, especialmente para quem tem espaços pequenos. Nesse caso, tudo é feito sob medida para aproveitar toda a metragem do ambiente. Você pode aproveitar essa oportunidade e solicitar móveis multifuncionais.

Cozinha americana com ilha

cozinha americana com piso de madeira e ilha central

Nesse tipo, não existe um balcão, mas sim uma ilha central. Ela fica no meio da cozinha e faz o seu papel como mesa de jantar. Em alguns projetos, a ilha abriga o fogão no estilo cooktop e tem um espaço apropriado para cortar e preparar os alimentos.

Cozinha americana com sala grande

cozinha americana com sala grande e vidros em ambas as laterais

Esse modelo de cozinha americana com sala de jantar e estar pode ter uma bancada. Porém, o mais comum é a ilha central. Os espaços não precisam ser bem demarcados, porque a ideia é garantir o máximo de integração.

A decoração de sala com cozinha americana deve combinar. Inclusive, boa parte dos projetos escolhe o mesmo piso. Se quiser, pode fazer uma diferenciação, porém as cores e tonalidades usadas devem ser semelhantes para evitar que um lado chame mais a atenção do que o outro.

Cozinha americana moderna

armário embutido e balcao de cozinha americana moderna

A cozinha americana moderna é bastante funcional e prática. O objetivo é deixar tudo na mão. Existem os eletrodomésticos realmente necessários e a própria bancada serve como mesa. Também pode ter alguns ganchos e prateleiras para deixar tudo organizado.

Como devo montar uma cozinha americana?

cozinha americana com piso de madeira e paredes claras, janelas amplas, bancada e cadeiras

As cozinhas americanas com salas interligadas podem ser montadas em diferentes estilos e formatos. Veja o que analisar na hora de fazer a sua:

Estrutura

Verifique se o seu imóvel permite retirar uma ou mais paredes para fazer esse estilo de cozinha. Para isso, converse com o arquiteto ou o engenheiro responsável pela obra.

Planejamento

Identifique as suas necessidades e de que forma o ambiente pode atendê-las da maneira mais eficiente possível. Veja se é necessário incluir um balcão ou integrar com mais de um ambiente, fazendo uma cozinha americana com sala de jantar e estar, por exemplo.

Armazenamento

Saiba como você vai guardar todos os utensílios, louças, talheres e panelas. Considere, ainda, os alimentos que não vão na geladeira. Se não tiver armários aéreos, aproveite os espaços na parte inferior do balcão ou da ilha. Assim, prateleiras, armários e nichos podem ser criados. Outra ideia são os carrinhos.

Como montar uma cozinha americana com sala interligada?

imagem de uma cozinha americana de madeira combinada com uma sala

Para decorar uma cozinha americana com sala, é importante manter o estilo nos dois cômodos. É possível trocar materiais e cores, desde que eles conversem entre si para evitar muita divergência. Para isso, algumas dicas são:

  • Use cores neutras e leves na sala de estar e coloque algumas tonalidades mais vivas nos armários da cozinha ou vice-versa. Faça de um jeito que um complemente o outro;
  • Adote o mesmo modelo de piso nos dois ambientes para aumentar a sensação de integração;
  • Escolha eletrodomésticos fabricados com o mesmo material. Por exemplo, se a geladeira é de inox, busque um microondas e um fogão iguais. Caso utilize um cooktop, escolha um material que combine com a bancada;
  • Coloque a luz branca de LED nas luminárias para verificar todos os detalhes da louça e a sujeira do ambiente. Essas lâmpadas são bastante claras e aumentam a visualização no local;
  • Implemente pendentes ou lustres acima do balcão. Eles ajudam a delimitar os ambientes, mas é preciso cuidar com a quantidade, já que devem estar de acordo com o tamanho do balcão.

Com todas essas dicas, fica mais fácil decorar a sua cozinha americana com sala, qualquer que seja o estilo escolhido ou o tamanho disponível, certo? Então, é só arregaçar as mangas!

Decore a sua nova cozinha americana com sala!

Se você quer fazer uma decoração de sala com cozinha americana do zero, que tal procurar um imóvel novo? Com o QuintoAndar, você encontra a casa dos seus sonhos e com os ambientes integrados do jeito que sempre quis!

Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue.
Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue. Descubra como

São mais de 70 filtros de pesquisa para ajudar você a achar a cozinha ideal do seu novo imóvel. Inclusive, você pode escolher “cozinha americana” para selecionar somente as propriedades que atendem a esse requisito.

Depois, é só escolher se deseja armários na cozinha, mesas e cadeiras de jantar, e mais. Achou o imóvel desejado? Você consegue ver imagens reais, tiradas por fotógrafos profissionais, do espaço e ainda fazer um tour virtual. Tudo isso para agilizar e facilitar a sua escolha de apartamento ou casa!