Apartamentos mais novos normalmente são menores. Uma tendência natural das áreas urbanas. Mas o minimalismo mostra que dá pra viver numa boa em ambientes pequenos, sem abrir mão do seu conforto. Fomos buscar seis dicas do site Zillow Porchlight pra você aproveitar melhor cada canto e deixar a sua cozinha minimalista, sem precisar de obras. Veja como é fácil!

Mas antes, um toque pra você que é inquilino: se você tem vontade de fazer alguma alteração mais profunda no espaço da sua cozinha, é importante entrar em contato com o proprietário e pedir autorização. Lembre-se que, por contrato, é proibido modificar a forma interna ou externa de um imóvel alugado. Exceto com o consentimento prévio e por escrito do dono do imóvel.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

1. Faça uma boa ação

É muito provável que você tenha muita coisa que não usa mais. Se tem uma coisa que mudar de casa proporciona é fazer uma limpa no que você não usa mais e doar tudo. Aí você só leva o que vai usar e muda com as energias renovadas. Tem alguma panela que não vê fogo há mais de um ano? Doe pra alguma instituição. Certamente será mais útil pra outra pessoa. E assim você começa a economizar espaço em sua nova casa.

2. Pense verticalmente

O armazenamento vertical é uma excelente forma de aproveitar o espaço. E as cozinhas costumam oferecer boas oportunidades pra isso. Veja alguns exemplos:

  • Paneleiros suspensos
  • Barra magnética para facas
  • Prateleiras montadas acima da pia
  • Hastes com ganchos para toalhas, aventais, pequenos utensílios e luvas de forno

Assim você mantém tudo em seu lugar em sua cozinha minimalista. E deixa as superfícies livres para trabalhar.

3. É decorativo. E também é funcional

Alguns itens da sua cozinha minimalista vão ficar expostos. Então por que não unir o útil ao agradável? Utensílios bonitos são tão funcionais quanto decorativos. Por exemplo, em vez de deixar uma embalagem do detergente exposta, opte por porta-detergente. Vai ocupar o mesmo espaço e ao mesmo tempo decorar o ambiente. São detalhes que não custam muito, mas dão uma aparência mais agradável.

4. Cozinha minimalista e iluminada

Uma boa iluminação é tudo. Se você usa mais sua cozinha de dia, deixe a luz do sol entrar. Agora, se você aproveita seus momentos na cozinha para relaxar, faça uma iluminação aconchegante. Essa é uma forma de criar um clima para cozinhar enquanto degusta um vinho, por exemplo.

5. Decore

Você pode escolher um ponto de destaque na sua cozinha minimalista para posicionar elementos que chamem atenção. Pode ser um quadro, um revestimento, canecas ou algum eletrodoméstico em inox. São opções de decoração que vão deixar o ambiente com a sua cara.

6. Aposte em plantas

Cada cômodo da casa merece uma planta. E na cozinha não é diferente. Além de deixar o ambiente mais agradável, elas ajudam a melhorar a qualidade do ar. Se você não tiver espaço no chão ou na bancada, uma instalação suspensa funciona.

E mesmo que sua cozinha não receba muito sol, isso não é problema. Existem muitas plantas que gostam de pouca luz.

Gostou das dicas? Aproveite as ideias e mude o visual da sua cozinha.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui