Uma cozinha pequena pode ser muito charmosa! Engana-se quem pensa que é preciso de espaço para ter um ambiente elegante e com praticidade para o dia a dia. A verdade é que quem faz a decoração é você — por isso, vale a pena se inspirar e adaptar as ideias que trazemos aqui para a sua realidade.

Afinal, existem diferentes tipos de decoração de cozinha pequena. Algumas são modernas, outras clássicas. Existem aquelas que priorizam a praticidade, enquanto há opções que focam na elegância.

Tudo depende do que você precisa. A questão é que é possível aplicar várias ideias para cozinha pequena, basta usar a criatividade a seu favor. Então, que tal conferir algumas dicas? Acompanhe este post e saiba o que fazer para organizar esse ambiente.

Navegue pelo conteúdo

Como fazer quando a cozinha é pequena?

Cozinha pequena com parede texturizada, móveis e utensílios

Muita gente se desespera ao ver uma cozinha pequena. Por um lado, realmente é um desafio guardar tudo o que precisa e deixar os itens organizados. São louças, alimentos, talheres, temperos, panelas, utensílios e eletrodomésticos que precisam ser armazenados em um espaço reduzido.

Porém, também existem pontos positivos. É mais fácil deixar tudo organizado e limpo, desde que o local seja bastante funcional e atenda às suas necessidades do dia a dia.

Para garantir otimização e pensar na decoração de uma cozinha pequena, confira 8 dicas que preparamos para você a seguir:

1. Aposte em tons claros

Cozinha pequena em tons brancos e neutros

As cores principais devem ser neutras e claras, porque aumentam a sensação de amplitude, ou seja, ajudam a transmitir a impressão de que o ambiente é maior do que realmente é.

Para enriquecer o visual, invista em tonalidades diferentes em alguns detalhes. Esses pontos de cor trazem mais beleza para a sua cozinha pequena e chamam a atenção para alguns locais específicos.

2. Use adesivos ou azulejos coloridos

Pia de cozinha. Ao lado, um faqueiro com facas de carne. A parede é de azulejos coloridos.

Adesivos e azulejos podem ser colocados sobre uma faixa branca ou em determinado local, como acima da pia. São itens simples e capazes de transformar o visual por um valor baixo, solução perfeita para quem busca uma decoração de cozinha pequena e barata. 

3. Priorize a iluminação natural

Porta com vidro e janela ampla levando iluminação natural para uma cozinha branca pequena

A iluminação natural passa a sensação de aconchego e bem estar. A combinação de janelas amplas e muita luz transmite uma sensação de amplitude e frescor ao ambiente. Além disso, é outra excelente opção para quem busca saber como montar uma cozinha pequena e barata – afinal, se você tem um ambiente bem iluminado naturalmente, vai economizar na conta de luz.

Nas lâmpadas, opte por aquelas fortes e brancas, como as de LED. Coloque-as em pontos estratégicos para tornar o ambiente mais bonito e agradável.

4. Aproveite as paredes

Paredes de uma cozinha com armários cheios de temperos, potes e utensílios. Abaixo, bancadas, também cheias de itens.

Em um cômodo pequeno, as paredes têm uma grande importância. É possível instalar prateleiras para guardar os itens menos usados e investir em armários suspensos. Além disso, aposte em nichos para apoiar itens menores.

Pendure o máximo possível: coloque ganchos ao lado do fogão e sobre a pia para pendurar escumadeiras, colheres, conchas e outros.

Essa dica é especialmente útil para quem tem uma cozinha pequena em apartamento e não tem tanta liberdade para mexer na estrutura do cômodo.

5. Considere espelhos ou móveis espelhados

Cozinha pequena com ilha, balcão e móveis espelhados

Espelhos nas paredes ajudam a aumentar a sensação de amplitude. Além disso, especificamente na cozinha você pode optar por móveis com superfícies espelhadas ou transparentes. Isso pode ser aplicado em balcões, no tampo das mesas, em portas, no fogão e até mesmo na geladeira. 

A simples adição de espelhos pode transformar uma cozinha pequena simples em um ambiente contemporâneo e sofisticado.

6. Que tal uma cozinha americana?

Cozinha americana pequena com mesa no centro e bancada dividindo ambientes

Uma cozinha pequena americana tem um charme próprio e muitas oportunidades de decoração. Para quem vai começar a estruturar toda a casa ou apartamento, essa é uma excelente aposta. 

Esse estilo tem como característica a integração com outros cômodos da casa, como uma sala de estar ou sala de jantar. Normalmente, um balcão ou bancada é utilizado para dividir os ambientes.

A conjugação de dois ambientes é algo que, por si só, passa a sensação de amplitude. Se, além disso, você apostar nas dicas já listadas, como cores neutras e iluminação natural, sentirá que está em uma cozinha grande!

7. Invista em móveis planejados

cozinha pequena em tons brancos e pretos planejados

A vantagem dos móveis planejados é que você pode aproveitar o espaço da melhor forma possível, já que os móveis são feitos sob medida. Assim, os armários e prateleiras são projetados de acordo com a sua necessidade.

Inclusive, você pode montar uma cozinha em L pequena com móveis planejados, deixando a parede menor para colocar a geladeira, como na foto acima. Também é possível integrar melhor dois cômodos ao trabalhar uma cozinha planejada pequena com bancada.

8. Otimize o uso do espaço

Um espaço pequeno nem sempre corresponde a poucas oportunidades de utilização. Tudo depende de como você otimiza o ambiente. Veja abaixo algumas ideias de otimização do espaço da cozinha.

Balcão para dividir os ambientes.
Balcão com tampo espelhado dividindo a cozinha e outros ambientes

Já citamos esse exemplo ao falar da cozinha americana. Além de aumentar a percepção de espaço, ele pode ser utilizado como mesa. 

Se possível, coloque prateleiras na parte de baixo para organizar itens usados todos os dias. Por exemplo, os copos e os jogos americanos.

Um cuidado importante é com o tamanho do balcão. Ele deve ser compatível com o tamanho da cozinha. Além disso, coloque as mesmas cores da cozinha para harmonizar o ambiente.

Aproveite para usar o balcão para colocar itens menores, como uma bandeja com uma cafeteira e duas xícaras prontinhas para tomar um café gostoso. 

O balcão também serve para a instalação de uma mesa dobrável virada para a sala. Fica bonito, elegante, discreto e muito funcional.

Use móveis multifuncionais
cozinha pequena com bancadas, balcões, banquinhos e móveis multifuncionais

E falando em funcionalidade, os móveis multifuncionais são aqueles que podem ser utilizados de mais de uma maneira. Eles reduzem a necessidade de vários utensílios e superfícies. 

Por exemplo, mesas dobráveis podem ser utilizadas na hora das refeições e recolhidas nos demais momentos. Com isso, elas liberam o espaço e dão maior amplitude, sem perder sua utilidade nos momentos de necessidade.

Outras opções multifuncionais: utilizar uma gaveta mais funda como lixeira, a parte inferior da bancada pode ter armários, barras magnéticas podem substituir a gaveta de facas, escadas de madeira podem ser utilizadas como cabides, etc.

9. Temperos, potes e panelas podem ser decorativos

Frutas, temperos e panelas decorando uma cozinha

Não pense que a decoração está apenas em adesivos, azulejos, plantas e na iluminação. Os próprios potes para guardar itens e temperos podem ser decorativos. Existem várias opções de porta-temperos disponíveis para incrementar um ambiente. Escolha aqueles que mais combinam com você!

O mesmo vale para panelas que, quando coloridas, podem incrementar um lugar mais monocromático.

Vá pensando na decoração da sua cozinha pequena enquanto a gente cuida da burocracia

Agora que você viu várias ideias para cozinha pequena bem decorada, que tal colocar em prática em um imóvel novo? 

No QuintoAndar, você encontra fotos reais, tiradas por fotógrafos profissionais, dos imóveis disponíveis e ainda pode fazer tours virtuais. Tudo isso para ajudar você a se imaginar dentro do seu próximo lar, decorando sua cozinha para receber a família e amigos!

Agora que você já sabe como decorar uma cozinha pequena, que tal aprender a incrementar o ambiente com um delicioso cantinho do café?

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora