Montar uma cozinha retrô é uma viagem divertida onde você resgata itens que trazem boas lembranças, sem deixar de aproveitar toda a tecnologia dos utensílios atuais. 
Assim, para montar uma cozinha retrô você precisa valorizar as boas memórias afetivas e também todas as facilidades que os recursos eletrônicos trazem hoje. Feito isso, você terá um ambiente aconchegante onde todos se sentem em casa ao entrar e, ao mesmo tempo, com a praticidade que uma cozinha exige.

Para fazer isso, basta seguir as nossas dicas de como montar uma cozinha retrô e ter bastante atenção aos detalhes.

Navegue pelo conteúdo:

Como é uma cozinha retrô

A foto mostra um exemplo de cozinha retrô em tons claros. A cozinha está completa com geladeira, armários em toda ela, mesa de centro com 3 cadeiras, uma bancada, pia e luminárias.
Uma cozinha retrô une elementos do passado, como os armários com moldura da foto, junto a itens modernos como a luminária suspensa.

Uma cozinha retrô é aquela que quando você entra acha que os objetos são antigos, mas quando você usa um dos seus eletrodomésticos, por exemplo, percebe o quanto ela é, na verdade, bem atual e alinhada com a tecnologia que temos hoje.

Por isso, de uma forma bem resumida, uma cozinha no estilo de decoração retrô é exatamente assim: uma releitura do passado que traz o aconchego sem deixar de lado os avanços tecnológicos que tivemos.

Um exemplo fácil são os equipamentos retrôs para cozinha, como uma batedeira, que no visual lembra uma daquelas antigas, mas que traz todos os recursos dos eletrônicos atuais.

Assim, uma dica para montar uma cozinha retrô é pensar nela a partir de dois eixos: pelo uso e pelo aconchego.

Pelo uso do dia a dia, a decoração retrô vai trazer eletrodomésticos modernos e de fácil manuseio, que facilitam a vida. Vai também ter objetos à mostra, de fácil acesso.

Pelo aconchego, uma cozinha retrô vai transbordar elementos que remetem a boas lembranças, agregando uma vontade a mais de ficar no ambiente. 

Assim, unindo o útil ao que é confortável, uma cozinha retrô é formada.

Afinal, retrô e vintage são a mesma coisa?

Ainda que as aparências possam confundir, na sua essência, retrô e vintage são bem diferentes. A confusão se dá porque ambos os estilos de decoração fazem referência ao passado.  

De um lado, um ambiente vintage foca na utilização de objetos originais, feitos em outra época, que ainda funcionam. 

De outro, uma decoração retrô preza por elementos que são inspirados no visual de anos atrás, mas utilizam toda a tecnologia disponível hoje. Ou seja, possuem apenas a aparência de antigos, sendo que, na verdade, são aparelhos bem modernos. 

Agora que você já sabe a diferença entre retrô e vintage, chegou a hora de começarmos a montar a cozinha retrô. Confira!

Leia também: 

Como usar o estilo vintage na decoração da sua casa

Como fazer uma cozinha vintage em 5 passos 

1. Entenda o que você prefere: uma cozinha muito ou pouco retrô?

O primeiro passo para montar uma cozinha retrô é decidir se você quer fazer um ambiente todo nesse estilo de decoração ou se prefere a presença dele apenas nos detalhes.

Para uma cozinha retrô por completo, basta seguir cada um dos próximos passos. Já se você optar por algo mais leve para o cômodo, com toques retrô, o melhor é usar apenas algumas das dicas a seguir. Continue com a gente que vamos te orientar direitinho.

2. Escolha onde irão as cores na sua cozinha retrô

A foto mostra um exemplo de cozinha retrô com piso xadrez vermelho e branco. A cozinha está completa com fogão, cafeteira, torradeira, armários em toda ela e também outros itens.
Um clássico da cozinha retrô é o piso xadrez. Na foto, ele está na versão vermelha e branco.

A sua cozinha retrô pode ter diferentes focos de cores:

  • nos pisos e azulejos;
  • nos móveis;
  • nos objetos.

Saber onde você quer agregar mais cor é um passo importante para montar uma cozinha retrô, principalmente para que haja uma harmonia visual entre os elementos. 

Entre as cores que são a cara da decoração retrô temos os tons vibrantes (como azul, vermelho e amarelo) e também as candy colors (ou seja, os tons pastéis).

A escolha mais famosa para pisos na cozinha retrô é o piso xadrez preto e branco, como se fosse um grande tabuleiro. Outra opção clássica desse estilo são os revestimentos com estampas, como os famosos azulejos portugueses e também outras tantas variedades. Além disso, o ladrilho hidráulico é sempre uma ótima escolha para a cozinha e pode combinar muito com a decoração retrô. 

Já usar as cores apenas nos móveis ou objetos é uma boa alternativa para quem deseja um ambiente com um toque de retrô, de forma que harmonize com os demais elementos. Para te ajudar nas escolhas, siga para as próximas dicas. 

Leia também: As melhores cores de parede para cozinha

3. Reconheça os móveis da sua cozinha retrô pelos detalhes

A foto mostra um detalhe de uma cozinha retrô. Há um armário com moldura nas portas e puxadores em formato de concha, um forno elétrico embutido e uma batedeira no estilo retrô.
Os móveis de uma cozinha retrô são feitos de detalhes, como os puxadores em formato de concha no armário e as molduras nas portas.

Escolher os móveis para montar uma cozinha retrô pode ser considerada uma das etapas mais fáceis. Afinal, é muito fácil reconhecer um móvel nesse estilo de decoração. Para facilitar, atente-se às seguintes características nos armários:

  • moldura ao redor das portas;
  • puxadores de cerâmica ou de ferro com formato arredondado;
  • portas que deixem a louça à mostra com vidro ou telas.

Caso a sua cozinha seja mais ampla, mesas e cadeiras também merecem seu lugar na decoração retrô. Um bom caminho para seguir é optar por uma mesa de madeira e cadeiras de alumínio. Sempre caprichando na escolha de modelos que remetem ao design de tempos passados, combinado?

Leia também: 13 ideias de armário de cozinha para se inspirar

4. Aproveite a praticidade dos eletrodomésticos retrôs

Os queridinhos de uma cozinha retrô certamente são eles: os eletrodomésticos. Ideais tanto para completar a sua decoração neste estilo, como para quem quer apenas dar um toque especial na cozinha. 

É na escolha dos eletrodomésticos para a sua cozinha que a magia acontece, quando o ambiente ganha o jeito retrô de fato. Afinal, esses objetos representam exatamente o que falamos ali em cima sobre o estilo, ou seja, a releitura de itens antigos com tecnologia de ponta. 

Lista de eletrodomésticos já disponíveis no estilo retrô:

  • Fogão;
  • Refrigerador;
  • Micro-ondas;
  • Liquidificador;
  • Mixer;
  • Batedeira;
  • Torradeira;
  • Forno elétrico;
  • Chaleira elétrica;
  • Cafeteira;
  • Moedor de café;
  • Espremedor de suco.

E certamente, enquanto você lê essa matéria, já surgiu mais um novo modelo de utensílio retrô.

5. Traga suas memórias afetivas para a cozinha retrô com os itens decorativos

A foto mostra uma cozinha retrô. Nela há um armáriobranco, uma pia de mármore em tons marrons, uma prateleira suspensa, um fogão e um microondas modernos. Tem também diferentes elementos como copos, taças, pratos, panelas e plantas.
A decoração de uma cozinha retrô combina diferentes os afetivos com os utensílios.

Na cozinha retrô tem muita memória afetiva, sim, e ela fica bem visível mesmo! Afinal, esse estilo de decoração é charme puro! Dessa forma, a dica principal aqui é: traga sua história para este ambiente. E coloque os objetos em lugares para serem notados, seja em prateleiras abertas ou com portas de vidro, seja no batente de uma janela ou até mesmo em cima de uma estante. 

Além disso, na cozinha retrô acontece um fato interessante: os utensílios domésticos, por vezes, se misturam com os objetos decorativos. Um exemplo são as panelas, que ao ficarem penduradas em um suporte no teto, dão uma beleza a mais ao ambiente – e continuam sendo excelentes para o uso no dia a dia.

Lembre-se que os eletrodomésticos também ajudam na decoração, então nada de deixá-los escondidos. Coloque os que você mais utiliza na bancada ou, de alguma forma, expostos esbanjando estilo.

Saiba como encontrar um lar para a sua cozinha retrô sem sair de casa

Para montar uma cozinha retrô, às vezes é necessário ir além de reorganizar o espaço, sendo preciso encontrar um novo lugar para dar vida a ela. 

E se você busca por um novo lar, pode contar com todas as facilidades que o QuintoAndar oferece, como os mais de 70 filtros que irão agilizar a sua busca e a praticidade de fazer tudo online, de onde estiver.

Quer mais comodidade? Para que você poupe tempo e já foque nos lugares com mais potencial de montar a sua cozinha retrô, o QuintoAndar conta com imagens dos imóveis feitas por fotógrafos profissionais. Além disso, você ainda tem a opção de fazer um tour virtual. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar