Você já viu por aqui como financiar um imóvel pelo QuintoAndar. E depois de entender todo o passo a passo, vamos explicar agora como funciona uma das etapas mais importantes de todo esse processo: a análise de crédito imobiliário, fundamental para que a instituição financeira aceite liberar o empréstimo do valor para a realização do seu sonho da casa própria.

Dentro de toda a burocracia da qual é impossível se livrar, o QuintoAndar faz praticamente todo o trabalho, tanto para quem vende quanto para quem compra.

A imobiliária reúne todas as informações e documentos necessários do comprador, vendedor e imóvel. E agiliza e acompanha todos os trâmites com banco e cartório até o registro da transação constar na matrícula e a venda do imóvel finalmente ser concretizada, possibilitando a entrega das chaves.

Quinto Andar

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar no QuintoAndar Pesquisar imóvel

Como funciona a simulação e a análise de crédito imobiliário

Em paralelo a uma análise detalhada da documentação, uma etapa fundamental no processo de financiamento de um imóvel, os especialistas do QuintoAndar buscam junto aos bancos as melhores taxas de financiamento imobiliário para sua escolha. 

Nesta etapa do processo, você precisa preencher um formulário de crédito. E tudo isso é feito online, sem você precisar sair de casa. Veja abaixo o passo a passo que preparamos para você.

Adiante a documentação

Após preencher um cadastro com as suas informações básicas, o QuintoAndar te oferece a opção de adiantar o envio da sua documentação (Imagem 1) para a análise de crédito, caso você informe que irá financiar o pagamento do imóvel.

Caso você já tenha crédito aprovado, basta selecionar o botão “Já tenho crédito aprovado”.


Insira sua renda

Na sequência, você chega na tela dedicada às informações sobre a sua renda bruta mensal. Aqui, você vai informar valores e selecionar qual é a fonte dessa renda, ou seja, se ela vem de um trabalho CLT, de um trabalho autônomo, entre outros (Imagem 2).


Insira informações complementares

Dependendo da fonte dessa renda, vai ser preciso que você inclua mais algumas informações. Um empresário, por exemplo, tem que informar nome, CNPJ e a data de fundação de sua empresa (Imagem 3).


Suas informações bancárias

No passo seguinte, você passa para o QuintoAndar as informações sobre os bancos com os quais já possui um relacionamento (Imagem 4), incluindo dados de Agência e Conta Corrente (Imagem 5). Pedimos essa informação pois caso você já tenha um relacionamento com o banco, pode ter condições exclusivas!


Detalhe sobre crédito imobiliário

Esta é a parte em que você insere informações mais específicas sobre a compra do imóvel em si. São elas:

  • Valor da entrada;
  • Período do financiamento (máximo 30 anos);
  • Se quer ou não financiar os gastos com ITBI e taxas de registro*;
  • Se quer ou não financiar a tarifa de avaliação do imóvel.

* É possível incluir no financiamento os gastos com cartório e o imposto ITBI que somam até 5% do valor do imóvel. Primeiro, esses gastos serão pagos e após o registro do contrato, haverá o reembolso desses valores.

Leia mais: ITBI: tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis

Time do QuintoAndar entra em campo

Com todas as informações em mãos, o time de especialistas do QuintoAndar entra em contato com os bancos parceiros para fazer a aprovação de crédito.

Neste momento, você também já pode incluir a documentação inicial necessária para comprovação das informações passadas anteriormente. 

Mas é possível incluir essa documentação depois, caso você queira finalizar todo esse fluxo em um outro momento (Imagem 6).


Hora de comprovar a renda

Está na hora de você reunir todos os documentos para comprovação da renda (Imagem 7). Tanto a sua quanto a de eventuais cônjuges e outros compradores, se houver. São eles:

1. Recibo do IRPF;

2. Declaração do IRPF

3. Se houve retificação ou não;

4. Se sim, recibo da declaração retificadora;

5. Declaração retificadora

De acordo com o tipo de fonte de renda, você vai precisar enviar também:

  • Holerite dos 3 últimos meses (CLT), ou
  • Extrato bancário dos 3 últimos meses (Autônomo, Aposentado ou Empresário)

Finalizado esse envio, que precisa ser feito apenas uma  vez, é só aguardar o contato do time de especialistas do QuintoAndar para dar continuidade ao financiamento.