Saiba como declarar o aluguel que você paga no Imposto de Renda

Você não paga nada a mais e nem recebe restituição, mas precisa prestar contas à Receita Federal

Saiba como declarar o aluguel que você paga no Imposto de Renda

Você assinou contrato pra alugar um imóvel no ano passado? Então pode anotar na agenda: entre 1º de março e 30 de abril deste ano você terá que declarar o aluguel pago ao Imposto de Renda. Mas pode manter a tranquilidade! Você não terá que pagar nenhum imposto a mais por isso. É apenas uma prestação de contas.

Eu recebo restituição após declarar o aluguel pago?

O valor pago não é dedutível do Imposto de Renda. Ou seja, ao declarar o aluguel, você não recebe restituição alguma mais à frente. No entanto, uma vez que você tem um contrato de locação assinado, essa prestação de contas se torna obrigatória.

“O locatário é obrigado, sim, a informar em sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda todos os pagamentos de aluguel efetuados a pessoas físicas. Isso é feito na ficha ‘Pagamentos Efetuados’ da Declaração de Ajuste Anual”, esclarece o advogado Gabriel Baccarini, do escritório Cascione Pulino Boulos Advogados.

O não preenchimento da declaração pode fazer com que você caia na malha fina. Além disso, pode ser que precise até mesmo pagar uma multa à Receita Federal.

“A falta das informações na ficha de ‘Pagamentos Efetuados’ pode acarretar ao locatário uma multa de 20% do valor não declarado”, revela o advogado.

Se você, além de locatário, também é locador, ou seja, receba aluguel de uma pessoa física por um imóvel próprio e, ao mesmo tempo, pague aluguel pra morar em outro imóvel, o papo é diferente. Neste caso, você deve fazer as declarações separadamente no Imposto de Renda.

Aluguel dividido

Já no caso de um aluguel dividido, apenas quem assinou o contrato como locatário precisa fazer a declaração com os valores pagos. Portanto, neste caso específico, cada morador do imóvel, se estiver incluído no contrato, informa a própria fatia do pagamento na sua própria declaração.

Fique por dentro! Receba um email com conteúdos relevantes para você
account_circle
mail_outline